Autor Tópico: Serão as estações de energia perigosas?  (Lida 10888 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmesquita

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Serão as estações de energia perigosas?
« em: Abril 17, 2009, 06:45:30 pm »
Eu acabo de comprar uma estação de energia da Powerplus de 12V 6A de ácido de chumbo, para usar no campo com a minha montagem EQ6 Pro. Ela é muito semelhante às da Celestron, Einhell, Skywatcher Orion, etc. Ao ler o manual de instruções notei um pequeno aviso de segurança. Fui confirmar com os manuais online das outras marcas e alguns continham o mesmo aviso. E também diziam, à semelhança da minha que continham uma bateria selada de ácido de chumbo.

É qualquer coisa assim:
"Cuidado: este aparelho enquanto está a carregar, liberta hidrogénio que é explosivo e venenoso. Quando está a ser usado o aparelho liberta ainda mais destes gases."

Ora, apesar de o manual dizer que a bateria está completamente selada, eu não tenho a certeza disto e tenho receio de a carregar dentro de casa. E apesar de a poder carregar na varanda, as instruções dizem para não a expor à humidade.

Depois de investigar e trocar e-mails com fabricantes, estas estações podem constituir um perigo grave para quem as usa, e que este perigo não está a ser transmitido ao público. E como eu sei que muitos astrónomos, tal como eu, as usam...

Alguém sabe algo mais sobre isto?

Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Serão as estações de energia perigosas?
« Responder #1 em: Abril 17, 2009, 07:59:49 pm »
Calma amigo pmesquita!

Apesar de todo o tipo de bateria terem os seus inconvenientes e perigos associados, não é assim tão dramático quando se observam as mais elementares medidas de segurança. Assim, essa bateria, apesar de parecer completamente selada, obviamente assim não o é. Estas baterias vêm equipadas com uma válvula de segurança que será activada se a pressão interna o justificar. Esta pressão é realmente causada pelo hidrogénio que se gera quando se carrega a bateria. Quando esta está em uso, normalmente não se libertam quantidades de gases que justifiquem o alarmismo, a não ser que se exija demasiado da bateria (Por exemplo, uma bateria de 6A/h a debitar 4A ou 5A irá gerar mais gases que o habitual e poderá aquecer). Assim este tipo de uso é totalmente desaconselhado. Em uso normal (1 décimo ou 2 da capacidade total por hora) isto não será um problema. A carga é mais "perigosa" que a descarga. Aqui, a carga deverá ser feita lentamente de preferência. Se a bateria tem capacidade inferior a 14 ou 15A/h, deve-se usar uma carga lenta, entre os 0,7 a 1A. Para cima dos 15A/h de capacidade, pode-se usar correntes de carga superiores, e muitos carregadores vão para os 3.6A. A carga lenta é sempre recomendada (excepto quando o tempo de carga é impeditivo) porque além de permitir que a geração de gases seja minima ao ponto de nem sequer sairem da bateria através da válvula de segurança, a carga lenta também prolonga o tempo de vida útil da bateria. Assim, pode carregá-la à vontade na sua varanda. Só evite de a colocar à chuva! (e o carregador também!) :D Evite também de a expor directamente ao ar frio nocturno, já que as baterias perdem capacidade temporáriamente quando são expostas a baixas temperaturas.

Se esta é uma bateria de chumbo-acido comum, também prolongará a sua vida útil se nunca a deixar descarregar por completo. Se a deixar descarregar por completo, fica praticamente inutilizada. Existem outros tipos de bateria que suportam estas descargas "profundas", mas são geralmente muito mais dispendiosas. Quando disse que ela é semelhante a outras, poderá não se bem assim. Um exemplo prático:

Tenho uma Energy Station da Einhell à vários anos (~6), uma pequena de 12V, 11A/h. Actualmente ainda carrega bem e aguenta bem com o telescópio por algumas horas (O meu telescópio "bebe" electrões que se farta!  :lol: ). Há coisa de 3 anos, comprei, no LIDL, uma coisa semelhante de marca branca. Contém no seu interior uma bateria de 12V, 17A/h. Actualmente já quase que nem carrega e por conseguinte também não tem carga útil quase nenhuma. A diferença? A Einhell usa uma bateria mais dispendiosa de chumbo-ácido, mas onde o ácido é gelificado (transformado num gel) que funciona muito melhor que o ácido convencional. As baterias de gel costumam tolerar muito melhor descargas profundas e têm também outras propriedade que as tornam muito mais duráveis.

Amigo, isto das baterias é um mundo e não há que ter receio... basta respeito, cuidado e atenção e, se conseguir, arranjar as especificações técnicas delas na Internet para que saiba como a usar da melhor maneira possível. Ok, haverão ilustres colegas que poderão dizer que "é só uma bateria, não é preciso tanto!", mas é a tal coisa... os menos endinheirados como eu têm que olhar a estes pormenores todos para fazer render o peixe o mais possível!  ;-)

Só para o "assustar", e para terminar... se o seu telemóvel tiver uma bateria de lítio, sabe que quando o usa enquanto o tem à carga, incorre de um perigo de explosão muito maior do que com a sua bateria de chumbo-ácido... pois é, as baterias de lítio com todas as suas vantagens fantásticas (alta densidade de energia, moldáveis, descargas profundas, etc) têm o seu preço... a carga tem que ser muitisímo bem controlada por circuitos específicos porque se assim não for, aquecem muito rapidamente e correm o risco de literalmente explodir. Nota-se bem o controlo durante a carga em portáteis e afins... ela fica bem quente quando em carga...

Espero que o tenha ajudado de alguma maneira!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Serão as estações de energia perigosas?
« Responder #1 em: Abril 17, 2009, 07:59:49 pm »

Offline cybermouse

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Serão as estações de energia perigosas?
« Responder #2 em: Abril 17, 2009, 09:34:16 pm »
E se ajudou. Eu confesso que estava mais preocupado com a emissão de gases venenosos que o manual indicava. Agora percebo porque o carregador é ambém de 12V. E carrega em 24 horas... por uma questão de segurança.

Eu entretanto devolvi a Powerstation e fui buscar uma da Einhell que outra loja de Astronomia tinha. é uma da Einhell diferente:  BT-PS 1000 - 12v 10A. Agora percebo porque é que o carregador desta nova Einhell é também de 12V. E carrega em 24 horas... por uma questão de segurança.

Obrigado pela paciente explicação amigo Nelson. Fico muito mais descansado. No entanto acho que não posso mesmo carregá-la na varanda pois aqui na Beloura não só faz muito frio durante a noite como também cai muita humidade. Acho que vou carregá-la na sala... que tem 50mts2...heheh
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Serão as estações de energia perigosas?
« Responder #3 em: Abril 17, 2009, 10:20:26 pm »
Amigo cybermouse... os carregadores fornecidos são de carga lenta e pode carregá-la com segurança num qualquer canto da sala. Se realmente ainda tiver alguma preocupação, deixe uma frestazinha da janela aberta se puder e durma descansado.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline cybermouse

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Serão as estações de energia perigosas?
« Responder #4 em: Abril 18, 2009, 02:03:15 am »
Citação de: "Astrolupa"
Amigo cybermouse... os carregadores fornecidos são de carga lenta e pode carregá-la com segurança num qualquer canto da sala. Se realmente ainda tiver alguma preocupação, deixe uma frestazinha da janela aberta se puder e durma descansado.  ;-)

Janela aberta num rés-do-chão nas traseiras de um condomínio? hehehe... só se fôr doido.


Uma abraço, amigo Nelson
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Serão as estações de energia perigosas?
« Responder #5 em: Abril 18, 2009, 10:55:17 am »
Excelente contributo, Astrolupa!
Thx. ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline cybermouse

  • Mensagens: 20
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Serão as estações de energia perigosas?
« Responder #6 em: Abril 18, 2009, 03:39:46 pm »
Citação de: "xumaxer"
Excelente contributo, Astrolupa!
Thx. ;-)

Subscrevo a 100%... e já coloquei a minha a carregar na sala
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Serão as estações de energia perigosas?
« Responder #7 em: Abril 18, 2009, 04:25:29 pm »
Obrigado pessoal, ainda bem que gostaram. Já sabem, quando as levarem para o campo evitem de as colocar directamente ao relento... A +20 graus de temperatura a sua disponibilidade energética é máxima... A 0 graus a maior parte das baterias já só disponibiliza 85% da carga, e a temperaturas negativas degradam-se ainda mais. Mantenham-nas bem protegidas no carro, de preferencia numa caixa não-hermética e usem uma extensão para trazer a energia até onde necessitam.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Serão as estações de energia perigosas?
« Responder #7 em: Abril 18, 2009, 04:25:29 pm »