Calma amigo pmesquita!
Apesar de todo o tipo de bateria terem os seus inconvenientes e perigos associados, não é assim tão dramático quando se observam as mais elementares medidas de segurança. Assim, essa bateria, apesar de parecer completamente selada, obviamente assim não o é. Estas baterias vêm equipadas com uma válvula de segurança que será activada se a pressão interna o justificar. Esta pressão é realmente causada pelo hidrogénio que se gera quando se carrega a bateria. Quando esta está em uso, normalmente não se libertam quantidades de gases que justifiquem o alarmismo, a não ser que se exija demasiado da bateria (Por exemplo, uma bateria de 6A/h a debitar 4A ou 5A irá gerar mais gases que o habitual e poderá aquecer). Assim este tipo de uso é totalmente desaconselhado. Em uso normal (1 décimo ou 2 da capacidade total por hora) isto não será um problema. A carga é mais "perigosa" que a descarga. Aqui, a carga deverá ser feita lentamente de preferência. Se a bateria tem capacidade inferior a 14 ou 15A/h, deve-se usar uma carga lenta, entre os 0,7 a 1A. Para cima dos 15A/h de capacidade, pode-se usar correntes de carga superiores, e muitos carregadores vão para os 3.6A. A carga lenta é sempre recomendada (excepto quando o tempo de carga é impeditivo) porque além de permitir que a geração de gases seja minima ao ponto de nem sequer sairem da bateria através da válvula de segurança, a carga lenta também prolonga o tempo de vida útil da bateria. Assim, pode carregá-la à vontade na sua varanda. Só evite de a colocar à chuva! (e o carregador também!)

Evite também de a expor directamente ao ar frio nocturno, já que as baterias perdem capacidade temporáriamente quando são expostas a baixas temperaturas.
Se esta é uma bateria de chumbo-acido comum, também prolongará a sua vida útil se nunca a deixar descarregar por completo. Se a deixar descarregar por completo, fica praticamente inutilizada. Existem outros tipos de bateria que suportam estas descargas "profundas", mas são geralmente muito mais dispendiosas. Quando disse que ela é semelhante a outras, poderá não se bem assim. Um exemplo prático:
Tenho uma Energy Station da Einhell à vários anos (~6), uma pequena de 12V, 11A/h. Actualmente ainda carrega bem e aguenta bem com o telescópio por algumas horas (O meu telescópio "bebe" electrões que se farta! :lol: ). Há coisa de 3 anos, comprei, no LIDL, uma coisa semelhante de marca branca. Contém no seu interior uma bateria de 12V, 17A/h. Actualmente já quase que nem carrega e por conseguinte também não tem carga útil quase nenhuma. A diferença? A Einhell usa uma bateria mais dispendiosa de chumbo-ácido, mas onde o ácido é
gelificado (transformado num gel) que funciona muito melhor que o ácido convencional. As baterias de
gel costumam tolerar muito melhor descargas profundas e têm também outras propriedade que as tornam muito mais duráveis.
Amigo, isto das baterias é um mundo e não há que ter receio... basta respeito, cuidado e atenção e, se conseguir, arranjar as especificações técnicas delas na
Internet para que saiba como a usar da melhor maneira possível. Ok, haverão ilustres colegas que poderão dizer que "
é só uma bateria, não é preciso tanto!", mas é a tal coisa... os menos endinheirados como eu têm que olhar a estes pormenores todos para fazer render o peixe o mais possível! ;-)
Só para o "assustar", e para terminar... se o seu telemóvel tiver uma bateria de lítio, sabe que quando o usa enquanto o tem à carga, incorre de um perigo de explosão muito maior do que com a sua bateria de chumbo-ácido... pois é, as baterias de lítio com todas as suas vantagens fantásticas (alta densidade de energia, moldáveis, descargas profundas, etc) têm o seu preço... a carga tem que ser muitisímo bem controlada por circuitos específicos porque se assim não for, aquecem muito rapidamente e correm o risco de literalmente explodir. Nota-se bem o controlo durante a carga em portáteis e afins... ela fica bem quente quando em carga...
Espero que o tenha ajudado de alguma maneira!
