Autor Tópico: Telescópio para Iniciante  (Lida 5361 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline al16920

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Telescópio para Iniciante
« em: Janeiro 20, 2009, 09:51:07 pm »
Ola a todos, este é o meu primeiro post de muitos, pelo menos assim espero.

Eu sou completamente "ignorante" em astronomia mas tenho mta curiosidade e por isso pretendo adquirir um telescópio, para observação terrestre e dos principais planetas do sistema solar. Pretendo algo barato do género deste http://www.gem51.com/verproduto.php?id=3715&fam1=1&fam2=2 eu gostava se possível ver fotos daquilo que vou obter dos corpos celestes, para que depois n ficar desiludido com a compra :(| .

Principais caracteristcas

OPTICS     
Type of Telescope    Refractors
Construction    Achromate
Objective diameter (mm)    60
Focal width (mm)    700
Aperture ratio    1 : 12
Max. reasonable Magnification (-times)    120

GENERAL    
Installation    Azimut
Tripod    Aluminium
GoTo System    -
Weight (kg)    2.0

ACCESSORIES    
Number of Eye pieces    3
Eye piece diameter (inch)    1.25
Oculars    H 20 mm, H 12.5 mm, SR 4 mm
View finder binocular    5x24
More Accessories    Hartschalenkoffer, Zenitspiegel, 1.5x Umkehrlinse, Sternkarte, Kompass

Cumprimentos
Luís
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #1 em: Janeiro 21, 2009, 11:38:52 am »
Viva Luís,

Bem vindo ao fórum!
Uma pergunta parecida apareceu neste outro tópico, embora nesse caso o uso do telescópio já esteja um pouco mais bem definido à partida.
Num tópico mais antigo, mas sempre actual, sobre preocupações a ter quando se quer escolher e comprar um telescópio pela primeira vez, avisa-se para algumas coisas que podem acontecer..

O meu primeiro era também pequeno de 60mm, desse género, e na altura não conseguia muito boa definição na imagem, espreitando por ele. Só uns 10 anos mais tarde, quando retomei o hobby, vim a descobrir que era por causa das oculares. Mas há umas coisas que tenho que dizer, é que esse tipo de montagem é algo frágil.. Chateia um bocado estar sempre a tremer, e quando se tranca a rotação horizontal costuma sempre fugir do sítio um pouco. São coisas que roubam tempo à observação e chateiam ao fim de algum tempo de se ter o telescópio. Há telescópios não muito mais caros, tipo Dobson, que são das coisas mais práticas que já inventaram, e excelentes para os aficionados da observação visual.

Fotografias que estimem o que se consegue ver, não são muito fáceis de arranjar, grande parte por culpa de as outras (as que mostram o que não se vê) serem mais "bonitas".. Por outro lado não é tão simples pôr uma máquina linear a mostrar o que os nossos olhos logarítmicos vêem :)

Assim por alto, uma abertura "pequena" mostra facilmente coisas que sejam brilhantes.. Por exemplo, planetas (bolinhas pequenas), enxames globulares (aglomerados de estrelinhas pequeninas), enxames apertos (pintas de várias intensidades), duas ou três galáxias "fáceis" no céu inteiro (manchas cinzentas alongadas), Nebulosa de Orion (mancha com forma curiosa), e pouco mais.. (a Lua é um mundo à parte :) )

Entretanto se quiseres fazer uma apresentação podes fazê-la aqui.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #1 em: Janeiro 21, 2009, 11:38:52 am »

Offline al16920

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #2 em: Janeiro 21, 2009, 03:37:29 pm »
Olá Fil,

Obrigado pela resposta. Só mais uma questão, então com um telescópio deste género é possível ver por exemplo Saturno com os seus anéis mesmo que seja do tamanho de um berlinde, não apenas um ponto de luz "esborratada" certo?

Cumprimentos.
Luís
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #3 em: Janeiro 21, 2009, 04:57:06 pm »
No caso particular de como Saturno está agora (anéis praticamente alinhados connosco) talvez não. Mas com uma boa ocular de uns 5mm ou 10mm, num telescópio com distância focal de 700mm, dá uma amplificação de 700/5 = 140x, que já permite notar detalhe mais que suficiente para se distinguir os anéis. (Eu vi-os bem com uma ocular (plossl) de 7.5mm no meu Tasco de 60mm de abertura).
Claro que, isto se a noite estiver razoável.. Se a turbulência for muita, pode ser difícil.
Mas uma coisa é ver uma bolinha com orelhas, como lhe chama a minha mãe, outra coisa é ver bem a textura circular dos anéis de Saturno, sombras de luas e manchas em Júpiter, craterazinhas vs craterazonas na Lua...  Um Dob, com abertura maior, é outra coisa..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline al16920

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #4 em: Fevereiro 06, 2009, 09:58:07 pm »
Ainda não comprei o telescópio, depois de ler o forum e outros locais, cheguei à conclusão que não tenho dinheiro para um telescópio minimamente aceitável, neste momento ando pelo Ebay à espera de uma pechincha. Alguém já comprou telescópios no Ebay?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #5 em: Fevereiro 06, 2009, 10:48:42 pm »
É um excelente "local" para pechichas,  já comprei alguns (4) mas é preciso estar com muita atenção
para não comprar brinquedos... Ahhhh  e por vezes o ditado aplica-se, saber esperar é uma virtude...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #6 em: Fevereiro 09, 2009, 02:24:33 pm »
Citação de: "nunomac"
(...) é preciso estar com muita atenção para não comprar brinquedos... Ahhhh  e por vezes o ditado aplica-se, saber esperar é uma virtude...
Palavras sábias!
Convém saber-se bem o que se quer, o que não é muito fácil num sítio onde de tudo aparece.. Mas pessoalmente, quando comprando algumas coisas em segunda-mão, gosto de me certificar que quem está do outro lado percebe do que está a vender, como forma de confiança que tratou bem do que vende.. Nem sempre o eBay é o melhor..  Convém sempre colocar umas questões ao vendedor, que pode levar tempo a responder, e no eBay há um "tempo limite" para o fazer.. Nos outros sítios tipo listagem de usados, às vezes acontece o contrário, em que algo já foi vendido mas o anúncio continua lá a dar falsas esperanças ao pessoal :P
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline al16920

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #7 em: Março 05, 2009, 12:05:31 am »
Boas,
Fartei-me de esperar pela pechincha e acabei por comprar um novo o Celestron Asteromaster 70AZ
Abertura 70mm
Distancia focal 900mm
Oculares: 20 e 10, não sei o tipo, não é referido.

Resta esperar por céu limpo para testar a luneta lol
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline al16920

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #8 em: Março 05, 2009, 08:31:19 pm »
Acabei de fazer a minha primeira observação, foi Vénus, uma mini lua desfocada, pouco interessante. Depois apontei para a lua e essa sim valeu a pena.
Mais logo se o tempo permitir vou tentar Saturno, mas já estou com as expectativas em baixa, porque Vénus que é tão brilhante estava muito pequeno, suponho que irei ver Saturno muito mais pequeno.
Que ocular me recomendam comprar para ver o mais possível? Sei que em teoria o máximo de ampliação com o mínimo de qualidade para um refractor de 70mm é 168x.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #9 em: Março 05, 2009, 09:21:27 pm »
6 posts acima deste vês uma resposta minha em que faço umas contas com amplificações e distâncias focais ;) Se queres uma dada amplificação de "A", com um telescópio com uma distância focal de "T", então precisas de uma ocular com distância focal de "O", sabendo que A = T/O!
Ou seja, a ocular de 5mm já é demais para essa amplificação. Um truque que se costuma usar para ter mais oculares do que as que se tem é usar barlows. uma barlow de 2x, pod ser usada com uma dada ocular, com o "mesmo efeito" de que se a ocular tivesse metade da dist. focal. ou seja, uma barlow de 2x e ocular de 10mm dá o mesmo que uma de 5mm. Isto tem a vantagem que uma ocular de 5mm é só uma, mas uma barlow em conjunto com 2 oculares que já se tenha são outras 2 novas "oculares", por assim dizer. :)
Assim, a escolhar de uma ocular pode passar a ser uma tarefa de gestão estratégica de recursos (oculares) face ao leque de amplificações com que se fica.

Lembro só que grandes amplificações começam a não ser usáveis em todas as noites, já que a instabilidade da atmosfrera se torna bem visível.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline al16920

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #10 em: Março 05, 2009, 09:58:01 pm »
Olá Fil,
Eu percebi tudo o que disseste no post acima, no meu caso comprar a barlow acho que não resulta com as oculares que disponho, assim sendo, julgo que a ocular mais indicada será uma entre 6mm e 7mmm que dá uma ampliação algures entre 150 a 128x.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline al16920

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #11 em: Março 16, 2009, 12:09:55 am »
Comprei uma ocular Plossl de 6.4 mm, mas continuo a ver Saturno muito pequeno, a imagem ainda é bastante luminosa, por isso, penso que ainda suporta mais ampliação, vou comprar uma barlow, o orçamento começa a não aguentar, mas eu queria ver Saturno grande.
Além de Saturno(+ 2 ou 3 luas), Vénus e a Lua já observei estrelas e também a nebulosa de orion.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #12 em: Março 16, 2009, 09:31:48 am »
Olá al16920,

Já tive a sorte de observar Saturno por um telescópio de 355mm de abertura e 3550 de distância focal, e Saturno também não era muito grande com uma ocular de 40mm... 40mm? Ok... Então vamos experimentar com uma de 8mm! Lá maior ficou, sem dúvida, mas aí estamos também a fazer mostrar a qualidade óptica, nem sempre tão boa como devia ser, a turbulência atmosférica, focagem dificil de conseguir, etc etc... No fim arranjei uma solução de compromisso com uma ocular de 14mm (acho), que nos providenciou uma vista suficientemente "grande" do planeta para calar algumas bocas presentes mais insistentes e ao mesmo tempo nao se notava tanto os problemas acima descritos. É uma solução de compromisso, mas eu prefiro um Saturno pequeno e bem definido do que um grande e com pouco interesse.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Joebernard

  • Mensagens: 31
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #13 em: Abril 18, 2009, 12:57:17 pm »
Olá.
Pois é, Eu no ultimo encontro em Montargil já vi um Saturno um pouco maior, mas o telescópio era um Dobson Obssession de 18"... sim, dezoito polegadas!!! A distância fovcal era 2060mm e a ocular custou mais do que 3 dos teus telescópios!!!
Portanto não te desiludas, ou melhor, não te iludas com as oculares!
Par veres Saturno como gostarias, e até eu... só mesmo com um telescópio profissional.
Olha, eu tenho um ETX-90 e um Celestron Nexstar 102SLT, mais diversas oculares... e Saturno, continua pequeno mas bem definido.
Para ver "grandes Saturnos" procuro fotos do mesmo.
Mas é mesmo assim, não te desiludas.
Um abraço e boas observações.
José Bernardino
Cascais
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Existem vários mundos ou há apenas um? Esta é uma das mais nobres e exaltantes questões do estudo da natureza. Alberto Magno, século XIII

Offline al16920

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #14 em: Abril 18, 2009, 11:52:57 pm »
Olá a todos,
Até ao momento gostei do que vi, também é pena os anéis estarem alinhados com a terra. As crateras da Lua se vêem-se bem. O que eu não estava à espera era que os astros se movessem tão rápido. Devido à montagem do meu telescópio ser azimutal desaparecem rápido do campo de vista. Quando poder compro um melhor mas por enquanto este vai dando...

Cumprimentos!
Luís
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Telescópio para Iniciante
« Responder #14 em: Abril 18, 2009, 11:52:57 pm »