Autor Tópico: andromeda?  (Lida 1958 vezes)

Offline kickflip

• Ver Perfil
andromeda?
« em: Agosto 23, 2008, 01:04:05 am »
hey pessoal! bem,hoje decidi montar o meu refractor 900/600 para tentar ver andromeda..como a lua ainda nao se via achei q as condiçoes eram boas..mas quando finalmente consegui achar alguma coisa a lua ja tinha aparecido=/

ora bem, o que vi foi uma especie de mancha (parecia jupiter visto com a objectiva h6 mas desfocado). sera q isso era andromeda? eu acho q sim porque tinha o telescopio focado em estrelas e aquilo era maior e parecia uma nevoa..acham que com lua nova conseguirei ver melhor?

abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

• Astro-Principiante
    • Ver Perfil
Re: andromeda?
« Responder #1 em: Agosto 23, 2008, 11:29:54 am »
Olá. Sim. Sem lua deverás conseguir ver melhor. Tenta usar a ocular de menor amplificação pois esta galaxia tem um tamanho aparente bastante grande. Boas observações
------------------
João Marum
GOAAA

« Responder #1 em: Agosto 23, 2008, 11:29:54 am »

Offline Keyser

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 23, 2008, 11:39:55 am »
Pois é.... esse é um problema com que muitos iniciados se deparam.... Devias-te ter informado melhor e tentado obter mais informação sobre astronomia antes de comprares o telescópio, porque nunca vais conseguir ver isto:  

Sabes porque ?? Porque isto é uma "compilação" de muitas fotografias cada uma delas com largos minutos, senão horas de exposição.

Vais conseguir ver a quanto muito uma mancha tipo nevoeiro, e tens de estar num bom local escuro, podes usar filtros, mas com a abertura do teu telescópio não é boa ideia.
também tens de "treinar" os olhos, as vezes só depois de 2 ou 3 observações é que conseguimos destingir pormenores "escondidos".

Pois é, agora vais querer mais informação, com essa informação, vem a sede de comprar um telescópio melhor, também vais queres começar a tirar fotografias tipo a de cima, para isso tens de saber o que realmente queres fotografar (planetas, ceu profundo, etc), porque para cada um há um telescópio mais indicado, e uma câmara e um filtro e ..... muita  :(|  :(|  :(|  coisa....

VEM VINDO OU VICIO DA ASTRONOMIA....
« Última modificação: Agosto 23, 2008, 04:40:00 pm por Keyser »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline Fil

• Moderador Global
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 23, 2008, 02:04:00 pm »
Citação de: "kickflip"
refractor 900/600
será 90mm de abertura e 600mm de distância focal? F/7 +/-

Citação de: "kickflip"
ora bem, o que vi foi uma especie de mancha (parecia jupiter visto com a objectiva h6 mas desfocado). sera q isso era andromeda? eu acho q sim porque tinha o telescopio focado em estrelas e aquilo era maior e parecia uma nevoa..acham que com lua nova conseguirei ver melhor?
Pois, sem Lua verás algo mais contrastado mais facilmente, mas a M31 vê-se bastante bem..  Ou melhor, é fácil ver alguma coisa de lá :) Aquilo que costumo ver é uma mancha que parece que alguém deixou uma dedada alongada e acinzentada na ocular.. É uma coisa que não é redonda.. Em céus bastante escuros, dá para notar uma ligeira banda escura.. parece que é uma mancha grande com um zona escura no meio a separar a mancha de dentro da de fora.. Isto vi eu com um refractor de 4" (102mm) F/8 com uma ocular de 18mm ou de 30mm, não me recordo.. Mas o céu precisa de estar escurinho para se ver :)
Fil.
GOAAA

Offline kickflip

• Ver Perfil
« Responder #4 em: Agosto 23, 2008, 04:46:51 pm »
queria dizer q tem 60 de abertura e 900 de distancia focal =p

eu ja sabia q o telescopio era muito limitado mas como nao trabalho nao tenho € pa comprar um melhor e sabia o q m esperava,mas nao estou nada arrependido=) ate porque para 50€ ate foi uma compra razoavel=p

Offline Rui Padrão

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Agosto 27, 2008, 03:05:55 pm »
A galáxia de Andrómeda é perfeitamente visível através de binóculos ou qualquer telescópio. Agora a qualidade do que se vê depende muito do céu (que deve ser escuro e transparente) e da abertura disponível.

Encontrei esta imagem tirada apenas com máquina fotográfica e amplificação de 10x, que mostra aproximadamente o que se vê com os meus binóculos. Isto mostra bem que, se por um lado é fácil encontrar este objecto, por outro o nível de detalhe visível nestas condições é mínimo.

À medida que melhoram as condições, apercebemo-nos de que a galáxia é realmente muito maior e que possui estrutura. Daí vem a febre da abertura.

Por outro lado, ao procurarmos detalhe, apercebemo-nos de que a astrofotografia permite capturar muitos mais detalhes do que os visíveis a olho nú, desde de que os tempos de exposição sejam razoavelmente altos. Daí vem a outra febre: a da astrofotografia.

Estas duas doenças combinadas são responsáveis pelo alívio de muitas carteiras por esse mundo fora...  :-D

Offline Fil

• Moderador Global
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 29, 2008, 01:18:32 pm »
heheh :-D
Fil.
GOAAA