Autor Tópico: Filtro IR  (Lida 14728 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #30 em: Junho 19, 2008, 01:45:44 pm »
Citação de: "Emanuel"
Bem, só para dizer que ontem tentei novamente fazer uns avi`s de Júpiter e o resultado ainda foi pior, neste caso talvez  pela proximidade da Lua! Decididamente o seeing faz toda a diferença! Tenho que esperar por boas noites e por Júpiter mais alto no céu!Mesmo com as dicas que o Xumaxer deu, não melhorou, é como ele disse, se o avi já foi gravado com más condições atmosféricas, nem o melhor software consegue milagres!! :)

A Lua não tem qualquer influência (ao contrário do que muitos querem crer - as unhas e cabelo cresce mais depressa, etc  :lol:  :lol:  :lol: ) na imagem planetária, a não ser que esteja muito próximo do planeta a captar.
A turbulência atmosférica sim! Se o planeta "ferve" na ocular, é mesmo para esquecer. :(
Tem que ser numa noite estável; e o probema ainda é maior à medida que aumentamos o f/...


Citação de: "Orion_PKFD"
Ve quando Jupiter esta mais alto e sai nessa hora. E ainda um bocado tarde, mas num fim de semana e uma opçao. Eu tenho que esperar pelo fim dos exames e, depois, Jupiter que venha! :-D

Júpiter está alto no céu lá para o final da noite... o que ou é muito tarde ou muito cedo  :-D  dependendo dos nosso hábitos noctívagos. Em Julho já estará mais alto mais cedo.

Citação de: "Miguel Lopes"
(...) Acho que o mais importante é mesmo o seeing.
Captura planetária é um passatempo que necessita de grande paciência. Mas naquelas noites mágicas que aparecem algumas vezes por ano é fantástico.

Nem mais. São aqueles momentos que por vezes não esperamos e...zás! mas há que ter tudo preparado, porque se tivermos que montar o setup... então quando o OTA está à temperatura, pode a atmosfera ter mudado.

É mesmo só tentando.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Filtro IR
« Responder #31 em: Junho 19, 2008, 02:24:24 pm »
Citação de: "xumaxer"
Júpiter está alto no céu lá para o final da noite... o que ou é muito tarde ou muito cedo :-D dependendo dos nosso hábitos noctívagos. Em Julho já estará mais alto mais cedo.

Nunca esta muito alto. Cerca de 20º e tal. A ecliptica nao esta com uma inclinaçao muito favoravel :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Filtro IR
« Responder #31 em: Junho 19, 2008, 02:24:24 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #32 em: Junho 19, 2008, 07:22:37 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Citação de: "xumaxer"
Júpiter está alto no céu lá para o final da noite... o que ou é muito tarde ou muito cedo :-D dependendo dos nosso hábitos noctívagos. Em Julho já estará mais alto mais cedo.

Nunca esta muito alto. Cerca de 20º e tal. A ecliptica nao esta com uma inclinaçao muito favoravel :s

sim, tens razão. O que eu queria dizer era o "ponto mais alto" no céu desta temporada ainda é bastante tarde/cedo  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #33 em: Julho 13, 2008, 03:47:30 am »
Ò Miguel , desculpa a pergunta, mas não foste tu que uma vez mencionas-te uma página na net que apresenta previsões das condições atmosféricas para os próximos dias, nomeadamente o Seeing ? É que dava jeito saber com antecedência bons dias para tentar umas fotos decentes! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Filtro IR
« Responder #33 em: Julho 13, 2008, 03:47:30 am »