Autor Tópico: procuro saturno desesperamente  (Lida 5552 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Anonymous

  • Visitante
procuro saturno desesperamente
« em: Abril 10, 2008, 07:55:24 pm »
no autro dia estive a procura de saturno por a volta das 22 horas mais noa vi nade sera que e preciso esperare mais d entro da noite ,vi numa carta celeste de astronomie magazine que deveria estar na constelaçao du liao no dia 15 de avril por volta das 22 horas o meo problema neste momento e que nao consigo encontrar esta constelaçao esto muinto a vontade com a polaris, oursa maior casiope ,dragao,perseu,ext... mais nao encontro o liao entre as 21 e 23 horas
quundo e que saturno estera no ceu por volta d es crono horario fico a espera de uma resposta muinto obrigados
carlos viana
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: procuro saturno desesperamente
« Responder #1 em: Abril 11, 2008, 12:13:07 am »
Olá Carlos, como estás? Olha, tens uma boa maneira de saber a localização de qualquer objecto, que é através de um programada de simulação estelar, que a maioria de nós usa, e que te dá a localização em tempo real de qualquer objecto! O programa chama-se Stellarium, só tens que fazer o download na página dele, http://www.stellarium.org e depois de instalar , dentro do programa, colocar a tua posição ( exemplo: Portugal). No entanto, para tua informação, neste momento, Saturno encontra-se na constelação de Leão ,  à esquerda da  estrela Regulus ! Um abraço  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: procuro saturno desesperamente
« Responder #1 em: Abril 11, 2008, 12:13:07 am »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: procuro saturno desesperamente
« Responder #2 em: Abril 11, 2008, 12:37:27 pm »
Olá Carlos

Bom, deixo aqui uma imagem que talvez possa ajudar.


Representa o céu de Leiria pelas 21 horas locais, virado para SE.
Se saires por essa hora, e olhares para SE, a quase 60º do horizonte está Saturno. Podes guiar-te pelas 3 "estrelas" brilhantes que assinalo (uma delas é mesmo Saturno) como os vértices do triângulo.


A do vértice à direita é Sirius, a estrela mais brilhante que podes ver no céu a essa hora.
A do da esquerda é Arcturus, uma gigante vermelha por isso é alaranjada e facilmente visivel - se o horizonte não estiver obstruído.
O vértice superior é Saturno. Podes ver que é mais brilhante que Regulus, a estrela do Leão.



Agora, tudo depende do local em que moras. Se o indicares, posso dar-te a indicação mais precisa.
Espero que fiques mas elucidado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Anonymous

  • Visitante
Re: procuro saturno desesperamente
« Responder #3 em: Abril 11, 2008, 08:09:07 pm »
antes de tudo preciso de vos agredecer emanuel e xumaxer por me ter iluminado o meu cervo agora j a vo poder encontrar no firnamento esa lusina que eu tanto procurava desesperamente e que cria amostrare ao meu filho de 9 anos
e preciso comprender que na teoria e facilo mais na pratica e muito complicado a mecanica celeste e uma siencia muinto noble e preciso muinta pasiencia para poder a entender.
de bagarino con ajuda tudo ce concegue muinto obrigados  carlos viana.
ps o meu site de observaçao se encontra perto de viana do castelo  norte de portugal
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: procuro saturno desesperamente
« Responder #4 em: Abril 11, 2008, 10:28:04 pm »
Olá Carlos

A diferença entre Leiria e Viana não é muito grande. Deixo aqui uma imagem para as 21h de hoje, com vista para SudEste/Sul, desde Viana do Castelo.
As indicações que deixei na outra mensagem servem para esta.
Procurar o triângulo formado pelas "estrelas" mais brilhantes que se encontram nessa área.
Saturno fica logo à "esquerda" da estrela Regulus, em Leão.
Cuidado com a estrela Procyon da constelação do Cão Menor (Canis Minor, na imagem), não fazer confusão. Saturno está no vértice do triângulo, a "meio-caminho" entre Sirius e Arcturus.

Boas observações e espero que ajude a encontrar Saturno e a fazer com que o pequeno rebento fique a gostar de olhar para o céu.



Agora é só esperar que as nuvens saiam da frente  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Anonymous

  • Visitante
Re: procuro saturno desesperamente
« Responder #5 em: Abril 13, 2008, 08:28:07 pm »
vo tentar faser uma fotografia con o meu telescopio de 114 mm newton so esto a espera d un ceu mais clemente e noites menos frias  ja fis uma da cometa holmes que esta no forum que não fico nada mal vo por as autras na mina galaria foto mal eu tiver tempo
carlos viana
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Anonymous

  • Visitante
Re: procuro saturno desesperamente
« Responder #6 em: Maio 04, 2008, 06:04:41 pm »
aqui estou  eu com a minha fotografia de saturno uma das premeiras que eu comcegui fazer com o meu modesto telescopio de 114mm 900f com uma objectiva de 20 mm e um canon  350 d                      
carlos viana
ps obrigado emanuel e xumacer
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: procuro saturno desesperamente
« Responder #7 em: Maio 04, 2008, 11:15:23 pm »
Olá Carlos

Pelos vistos conseguiste  apanhar Saturno. :geek:
Para fotografar planetas, utilizam-se webcams e não DSLRs.
Com uma webcam (toucam, SPN900, Lumenera, DMK...) consegues fazer n imagens do planeta e depois empilhá-las com software especializado (Registax, por ex) de forma a conseguires sacar o detalhe do disco.

Por outro lado,consegues fazer com que o planeta "seja maior" devido às diferenças que existem entre o ccd da webcam e de uma DSLR.

Cuidado, este vício da fotografia é arriscado quando a carteira tem mais divisões... :s  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: procuro saturno desesperamente
« Responder #7 em: Maio 04, 2008, 11:15:23 pm »