Autor Tópico: o que é a obliquidade do equador?  (Lida 2062 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
o que é a obliquidade do equador?
« em: Maio 18, 2006, 08:44:43 am »
Sendo um leigo na matéria, quando olhei para os dados de alguns planetas que são aqui descritos noutros tópicos, reparei nos valores da "obliquidade do equador".. E assim a primeira coisa que me veio à cabeça seria do ângulo que o eixo de rotação do planeta faria com a perpendicular à orbita ou algo desse género.. Mas a ser isso, seria um valor entre 0 e 90.. Acontece que Urano tem mais de 90 (como roda na vertical deveria ter ligeiramente menos de 90), e Vénus tem quase 180..
Depois há outra coisa que me baralha que é a direcção de rotação do planeta.. Como é que se sabe a direcção de rotação de um planeta, como o de Urano que roda na praticamente na "vertical"? Por que razão é que se um planeta roda "ao contrário" (dias negativos) não se pode pensar que ele está a rodar no "sentido certo" (dias positivos), mas que está só virado com o "Norte" para "baixo"? Para mim um dia é um dia com valor absoluto, não é uma coisa com sinal..
Não estou a pôr em causa os valores, estou só a perguntar como é que se chegam a eles..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 18, 2006, 10:34:39 am »
Andei aqui a fazer umas buscas a certa da obliquidade, mas já vi que não é a mesma coisa..
Pronto, acho que já percebi a minha dúvida.. A "obliquidade do equador" parece ser o tal ângulo que eu falei, só que vai de 0º a 180º, o que faz com que o período de rotação seja positivo. Considera-se a "regra da mão direita" muito utilizada na física e matemática, e o sentido da rotação é sempre para a direita, se rodar para o outro lado é porque temos que somar 180º ao ângulo do eixo (neste caso subtrair de 180º).. Ou seja, as coisas parecem rodar na direcção oposta caso o ângulo seja maior que 90º..

Agora resta só uma pergunta.. para que lado roda uma coisa cujo ângulo do eixo de rotação seja precisamente 90º? (não é que importe saber, mas estou curioso :) )
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 18, 2006, 10:34:39 am »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 18, 2006, 12:28:52 pm »
De facto é uma pergunta curiosa pq não há nenhum planeta q tenha esse valor exacto p chegarmos a um consenso. No entanto, penso ser por definição o limite do movimento chamado "para a direita". Mas não sei, sinceramente não tenho a certeza :?
Qt aos valores q apresentei nas características dos planetas, obviamente q foram tiradas de artigos q tenho com esses dados. Matemática e estatística não é o meu forte mas tb percebi o funcionamento da sua obliquidade em relação ao equador pesquisando na net. :wink:
Se souber algo em concreto sobre a última questão q pôs não hesite em postar. Tb fiquei curioso :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 18, 2006, 12:28:52 pm »