Autor Tópico: sugestão  (Lida 3629 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mestre

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
sugestão
« em: Janeiro 19, 2008, 03:06:42 am »
Boas,

Penso eu que este forum é visitado por pessoas interessadas em astronomia em geral e que nem todos (tal como eu) têm conhecimentos suficientes sobre os materiais utilizados e as capacidades de cada material.
Penso eu que muitos (eu incluido) ficam com duvidas sobre o que realmente conseguirão observar com este ou aquele telescopio.
São dezenas, senão centenas de duvidas que se apresentam a quem se inicia ou pretende iniciar nas observações espaciais.

Por isso tomei a liberdade de tentar pelo menos sugerir a criação de um espaço neste forum onde os possuidores de determinados telescopios pudessem colocar as suas imagens, caracteristicas tecnicas e imagens das suas observações.
Um espaço dividido por categoria de telescopios/modelo e que cada imagens fosse acompanhada da maior descrição possivel.

Penso que assim os iniciantes poderiam comparar melhor as caracteristicas dos diversos modelos/marcas.

Esperando não ter ocupado o vosso tempo em vão

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: sugestão
« Responder #1 em: Janeiro 19, 2008, 02:01:43 pm »
Olá,

Não me cabe a mim decidir sobre isso, mas parte da sugestão já existe aqui no fórum. Realmente ela não foi pensada nesses termos, parece-me, mas há uma secção para cada um "mostrar" o equipamento que tem, se assim o entender. Essa secção é "Que Equipamentos Tens? (AQUI)".

Quanto ao dizer o que se consegue ver num telescópio, isso é mais problemático.. Penso que depende muito de observador para observador.. Teria que ser alguém com muita experiência a coordenar isso.
A experiência de observação pode também influenciar o que se consegue ver numa ocular, a idade da pessoa também..

Eu pessoalmente ainda não sei responder a este tipo de questões, de o que se vê/faz com o quê.. E também não sou grande observador visual.. Mas estou certo que haverá quem responda a perguntas destas no fórum.. Penso que por enquanto seja a maneira mais pragmática de resolver a questão.. Mas é uma opinião, só..
A secção anterior se calhar não é a mais indicada para discutir sobre cada equipamento, mas permite ilustrar o que existe. Acho que mais discussão pode ser feita criando mensagens no fórum de "Observações" ou de "Discussão Geral de Equipamento".. Se depois começar a haver muitas mensagens dessas, se calhar pode-se pensar em criar novos sub-fóruns e movê-las para lá.. Há-de ser trabalho para um moderador qualquer :roll: :-p

Alguém tem comentários a cerca disto?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: sugestão
« Responder #1 em: Janeiro 19, 2008, 02:01:43 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: sugestão
« Responder #2 em: Janeiro 19, 2008, 02:51:04 pm »
O que se vê por um telescópio do tipo "x", com abertura "y" em condições atmosféricas "z", em céus de qualidade "t", com experiência do utilizador "u" e oculares de qualidade "w" e com "qualidade" óptica da retina "v"... bem, temos já 7 variáveis, o que demonstra a dificuldade de dizer o que se pode observar com cada telescópio.

Há quem não veja côr na M42 mesmo com telescópios de 16" e há quem veja com telescópios de 4", só para dar um exemplo. E quando vêm côr, tanto vêem azulada como esverdeada.
Por acaso é uma coisa que queria fazer: um relato do que via, por exemplo na M42, tentando manipular uma imagem em photoshop para ficar semelhante. Também é difícl de fazer isso porque um monitor de computador não consegue representar a gama dinâmica que o olho humano distingue no telescópio...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: sugestão
« Responder #3 em: Janeiro 19, 2008, 04:05:16 pm »
O que me parece mais difícil é comparar as imagens (fotografias) com o que realmente se vê a olho nú...
Isso sim, é impossível de fazer.
O livro "Telescópios" do amigo Guilherme de Almeida é neste aspecto uma ajuda muito importante.
Fora isso, só mesmo ver, ver, ver, em encontros de astronomia.

Essa é a única forma de realmente se ter uma ideia concreta do prazer que pode dar um telescópio e seus acessórios.
Mas para isso, seria fundamental encontrar um grupo no activo com encontros regulares e que não se dedicassem exclusivamente à fotografia, o que também hoje em dia é raro...

Claro que outras opiniões são sempre possíveis e de ouvir. ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline galatico

  • Mensagens: 9
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: sugestão
« Responder #4 em: Fevereiro 16, 2011, 10:40:15 pm »
Olá a todos,
seria muito legal se existisse neste forum uma galeria de fotos, onde os membros pudessem postar fotos de seus equipamentos, principalmente as engenhocas contruidas por eles mesmos.
Abraço!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
GALATICO


OBSERVE AS ESTRELAS, E APRENDA COM ELAS.
                                              (Albert Einstein)

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: sugestão
« Responder #5 em: Fevereiro 17, 2011, 01:41:26 pm »
Viva!
Pois, não há bem uma coisa chamada "galeria", mas volta e meia, na secção de ATM aparecem umas mensagens das coisas que uns vão construindo com imagens. Há também um tópico só para as fotos do equipamento da malta, na secção dos equipamentos :)

Acho que uma galeria dedicada ficava pouco integrada no fórum, a menos que se mudasse o software do fórum.. Ou seja, acho que seria um problema técnico a resolver. Como as coisas estão, também se tem cá as fotos, e talvez não justifique criar uma galeria de propósito...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: sugestão
« Responder #6 em: Fevereiro 17, 2011, 03:21:50 pm »
Pegando no que o Miguel Lopes disse, quanto à côr na M42, no meu xt10 é esverdeada e no outro dia observámo-la em boas condições no 18' e a cor acho que era a mesma. Mas bem mais brilhante e detalhada, claro. Já li é algures que a partir de 16 se começavam a notar alguns tons rosados. Mas eu só vi verde.

E quanto à questão inicial, acho que não necessário muitos sub tópicos só pra isso. Bastava que o pessoal metesse aqui mais relatos das suas observações, explicando o que viu, com o que é que viu e em que condições viu. ( Contra mim falo, que ando preguiçoso nesse sentido)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: sugestão
« Responder #7 em: Fevereiro 18, 2011, 01:42:30 am »
No C9.25, para mim aparece azulada, mesmo em céus citadinos. Um dia destes compro um desses bichos de 18"  :D
Na M20 já vi diferenças de cor com o C9, no alentejo.
Vi a blue snowball azulada no C11 do Xumi.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: sugestão
« Responder #7 em: Fevereiro 18, 2011, 01:42:30 am »