Mas respeito as opinioes dos outros...estou apenas a defender a minha ;-)
Claro, e eu também, só havendo mais do que um ponto de vista se pode promover a discussão e a troca de ideias. No entanto, parece-me haver aqui poucas pessoas dispostas a isso

Bem, à frente. Houve uma série que passou nos US chamada "Bullshit", esta série apresentada pelo conhecido duo Penn e Teller, a cada episódio vinha desmistificar factos que assumimos com alguma facilidade na vida, alguns dos quais baseados em pseudociencias, marketing, religião e política.
Um dos episódios chama-se “Environmental Hysteria” e pode abrir-nos os olhos pelo outros pontos de vista. Penn Gillette, neste episódio diz: “no one in the scientific community agrees on global warming, the science is inconclusive and no one knows if global warming is a natural fluctuation or not.” que traduzindo será qualquer coisa como "ninguém na comunidade cientifica tem certezas sobre o aquecimento global, esta ciência é inconclusiva e ninguém sabe se o aquecimento global é uma flutuação normal ou não" - e eu estou de acordo com esta frase.
Acabo este "post" dizendo que está fantástica série é um verdadeiro "abre olhos", não querendo dizer que tudo o que lá se retrate seja verdade ou seja mesmo assim, ninguém é verdadeiramente dono de toda a verdade, mas segue mais um exemplo de um outro episódio que vi, que retrata e prova em poucos minutos em como nós podemos ser influenciados com tanta facilidade.
O exemplo decorre em Nova York e sobre a qualidade da água que por lá se bebe. A entrevista decorre na rua e vão perguntando às pessoas que água bebem por ali e toda agente obviamente que responde que só bebe água engarrafa desta ou daquela marca, pois a da torneira sabe muito mal. Sabendo o óbvio.
A seguir a dupla muda-se para um restaurante "fino" onde a grande novidade é ao invés da carta dos vinhos, temos a carta das "águas". O "garçom", lá vai a várias mesas com um carrinho de servir cheio de garrafas de água de várias marcas e acção decorre algo assim.
- "O Senhor vai desejar uma água? Temos muitas marcas, quer provar esta que vem dos Alpes?"
- "Sim, pode ser" - e prova a água "é muito boa"
- "Agora experimente esta que vem directamente dos Himalaias"
- "Uau! É mesmo muito boa"
- "Sentiu a leveza?"
- "Sim, muito diferente"
E isto decorre assim durante vários exemplos, com pessoas a testarem diversos tipos de água e cada um sempre melhor que o outro, mas mal sabendo estes que a água era toda igual e que vinha de uma torneira das traseiras do restaurante :-D
Outra piada porreira é que grande parte da água engarrafada que se vende por lá com nomes a dizer "Alpine" ou "Montanha Fresca" ou o que seja, é tudo engarrafado ali na cidade... as pessoas é que assumem que a água vem, de outro local.
Por norma temos tendência a assumir as coisas sem sequer olhar pelo "nosso" ponto de vista. Cada vez damos mais como garantidas as coisas que nos põem á frente e não podemos ser assim. Temos de sair desta letargia que a sociedade nos impõe e sermos capaz de formar as nossas próprias ideias.
Bem... este post já vai longo. Espero que tenham percebido alguma coisa :-D foi um devaneio...