Autor Tópico: Descoberto novo fenómeno solar  (Lida 829 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Descoberto novo fenómeno solar
« em: Setembro 06, 2007, 11:41:20 am »
Foram detectadas pela primeira vez esta semana pelos cientistas ondas misteriosas que ajudam a transportar a energia do Sol para o espaço.

Os investigadores têm esperança que a sua descoberta destes vestígios energéticos, conhecidos como ondas Alfven, ajude a aumentar o conhecimento sobre outros fenómenos tais como os campos magnéticos solares e a sua coroa superaquecidas, que constitui a sua atmosfera mais exterior. Um novo vídeo mostra a acção destas ondas .

"As ondas Alfven podem fornecer-nos informações sobre processos que são fundamentais para o funcionamento do Sol e o seu impacto sobre a Terra," disse Steve Tomczyk, um cientista espacial que trabalho no National Center for Atmospheric Research (NCAR), nos Estados Unidos da América.


A coroa solar. Crédito: NASA.

Como uma onda a viajar ao longo de um fio, as ondas Alfven deslocam-se ao longo das linhas do do campo magnético solar e chegam até às profundezas do espaço. Embora os astrofísicos já tivessem detectado estas ondas a grandes distâncias do Sol, nunca as haviam visto nas proximidades da nossa estrela, pois eram demasiado ténues e demasiado rápidas para serem detectadas.

Para observar estas ondas ténues Tomczyk e os seus colegas usaram o polarímetro coronal multicanal (CoMP) instalado no National Solar Observatory's no Observatório de Sacramento Peak no Novo México, e apontaram-no à ténue coroa solar. Graças à velocidade de aquisição do CoMP de uma imagem a cada 15 segundos, foi possível aos cientistas observar as ondas a viajar a cerca de 15 milhões de quilómetros por hora.

"As ondas são visíveis em todos os momentos e existem em toda a coroa, o que inicialmente foi surpreendente para nós," disse Scott McIntosh, um astrofísico do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado.

As ondas poderão ajudar a explicar como é que a energia é transferida para a coroa solar, que se encontra milhões de graus mais quente que a sua superfície.

Esta notícia foi publicada detalhadamente na edição online de 30 de Agosto da revista Science.

Fonte: Centro Ciência Viva do Algarve
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Descoberto novo fenómeno solar
« em: Setembro 06, 2007, 11:41:20 am »