Olá Miguel, xumaxer e FIL
Estou a gostar do desenvolvimento das vossas ideias. Como disse na minha apresentação sou arquitecto e talvez este seja um dos temas para o qual posso contribuir. Apesar de não ser ainda uma prioridade, a melhoria das condições do local de observação é uma preocupação. Os meus piores inimigos são o vento e a poluição luminosa.
Acho que é um tema que deveria ser abordado com mais atenção "o meu local de observação".

Eu tenho cerca de 310º de horizonte abaixo dos meus olhos, e os restantes 50º têm uma altura de um piso sem telhado, é óptimo para ver as constelações e ter uma visão de conjunto do céu.
Em breve vou fazer um modelo 3D do meu local de observação e tentar expor as minhas ideias, e porque não pedir-vos ajuda?
Já agora! mostro-vos os meus problemas de poluição luminosa, começando a norte, depois oeste, sul e este:

Leste é o horizonte mais dramático com os concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa a dispararem luz em todas as direcções, pode-se ver ao fundo a ponte sobre o Tejo e o Cristo Rei, a sul e de uma forma muito mais agradável pode-se ver o farol do cabo Espichel a cerca de 35Km.
Algum de vocês sabe como pôr as imagens lado a lado? Será que é do tamanho?
Desde já obrigado pelas vossas contribuições.