Autor Tópico: Observação perto de Santana da Serra: 08-05-07  (Lida 3304 vezes)

Offline joao marum

• Astro-Principiante
    • Ver Perfil
Observação perto de Santana da Serra: 08-05-07
« em: Maio 09, 2007, 06:27:45 pm »
Ontem, eu e o meu amigo Paulo do GOAAA, deslocámo-nos até a um local de observação perto de Santana da Serra, perto da fronteira do Algarve com o Alentejo. Chegámos ao local de observação indo pelo IC1 e saíndo em Santana da Serra. Após isso, apanhámos uma estrada secundária até chegarmos ao local de observação.
Chegando ao terreno, que é uma área ampla de erva baixa perto da Barragem de Santa Clara, vimos um fio ao longo do caminho preso com estacas.... Hmmmm disse eu. Que raio é isto. Olhando pra esquerda, reparei que estava rodeado por vacas  :shock:  
Ok... Isto não estava cá na última vez, disse eu pro Paulo. De qualquer modo, mais à frente estava uma caravana, já perto da água, pois aquele é um sitio bastante frequentado por turistas.
Chegámos estava já a anoitecer. Com as vacas a nos vigiarem montámos os dobs de 8´e 10´.
As rãs no local eram aos milhares, fazendo uma barulheira descabida a noite toda.
Após um pequeno toque na colimação, comecei a observar o prato da noite: galáxias. Praticamente passei a noite toda no leão e na virgem. Há mesmo muita coisa pra ver  :D
De qualquer modo, nota-se logo que o sítio tem bastante potencial. O brilho de vénus incomodava bastante e perto da ursa menor, via-se no limite uma estrela de magnitude 6.0, apesar de estar ainda a uns 60 graus de altura.
O primeiro objecto da noite foi a ngc 2903, perto da "cabeça do leão". Esta é uma espiral com barra, que apresentava estrutura aparente bastante visível.
Passei depois para outras áreas do leão tendo visto vários aglomerados, incluindo o tripleto M56, M66, Ngc 3628.
Após isso, passei para a zona entre e leão e virgem e aí é que me perdi. Ainda consegui identificar a M88, mas as galaxias eram tantas, que enchiam o campo da Nag31mm. Por vezes eram 7 no mesmo campo.
Passei depois pela M104 e pela nebulosa planetária ghost of jupiter. Ngc 3242. Esta por acaso nunca tinha observado. Era bastante brilhante, circular e com uma cor de azul intenso.
Voltando-me pra zona da ursa maior, vi entre outras a M51, com os braços espirais bastante mais destacados do que é costume.
No ofuíco, observei a ngc 6118, mas fiquei um pouco desiludido. Esta é bastante complicada, mas no ano passado tinha-a observado bastante melhor que desta vez. Mesmo assim, no limite da detecção, lá estava ela, relativamente grande e bastante alongada.
Ainda passei pelo M13, que parecia 3d, com a sua galaxia vizinha bastante bem visível. Indo para os lados do cisne, passei  pela M27 na raposa e M71 na seta.
Aí, por volta da 1:30 da manhã, vi um carro a aproximar-se com os máximos ligados.... que bom... Era o dono das vacas. Dissemos que estavamos ali a ver as estrelas e não houve problema, apesar de não ter percebido bem o que ele disse. enfim.... Fiquei é com a visão nocturna arruinada para o resto da noite.
O ultimo objecto da noite foi júpiter, que apesar de ainda estar baixo, apresentava já bastante detalhe nas bandas.
Estava na hora de começar a arrumar, com o brilho da lua já a iluminar o céu. Ainda ficámos um bom bocado na conversa e fomos embora eram já 4:00 da manhã.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline rogercrespo

• Astro-Amador
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 09, 2007, 06:54:52 pm »
Olá, que bom relato! até parece que lá estive com vocês...  :D

Também tenho de fazer umas observações assim...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 09, 2007, 06:54:52 pm »

Offline PauloSantos

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 09, 2007, 07:20:09 pm »
Citação de: "rogercrespo"
Olá, que bom relato! até parece que lá estive com vocês...  :D
Idem aspas

Também tenho de fazer umas observações assim...

Idem aspas aspas aspas...
Excelelente relato de observação. Apesar da história das vacas nota-se q valeu bem a pena. É bom saber o q conseguiram observar num céu escuro pois têm um tele como o meu. Já o amigo rogercrespo pode saber o q pode ver melhor com o 12" 8)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Astrolupa

• Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 09, 2007, 07:36:37 pm »
Mas que belo relato! Que pena que não pude estar com voçês, mas ás vezes há que ponderar as coisas e durante a semana é sempre mais complicado.. Mas vou lá estar para a próxima!

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

• Moderador Global
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 09, 2007, 07:48:05 pm »
Heh! Essa das vacas tem piada! Já essa estrela dupla de magnitude -18 é que foi mais chata ter aparecido :P
Belo relato! Gostei!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Rui Padrão

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 10, 2007, 09:44:31 am »
Fiquei cheio de inveja de vós!

Céu escuro, tempo para gastar... E a recompensa parece ter sido brutal!

Desde que tenho o meu pequeno newton de 130 mm ainda não consegui ver nenhuma galáxia para além da M31. E agora aparecem-me vocês a vomitar galáxias pelos olhos... Não há justiça!  :wink:

Fora de brincadeiras, bom relato. Tal como disse o Paulo, é muito bom saber o que se consegue ver com outros telescópios e com outras condições!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Rui Padrão »

Offline Paulo Gordinho

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 10, 2007, 02:58:07 pm »
Bom relato João!

Não ha muito mais para dizer, eu estive lá :)
Faço votos para que noites como esta se repitam e que o grupo e amigos se possa lá reunir para poder desfrutar do local.

Paulo Gordinho
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Paulo Gordinho »
Gor
GOAAA

Offline xumaxer

• Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 10, 2007, 06:01:31 pm »
Espero ansiosamente pelas férias de Agosto. 1ª quinzena.
Se estiverem por aí, combinamos uma saída, vale?

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer

http://myskyatnight.

Offline rpdelgado

• Astro-Curioso
  • **
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 10, 2007, 10:31:28 pm »
Foi bom ler isto. Apesar de pouco experiente nestas coisas já fiz algumas sessões sobretudo com binos, mas tb com telescópios.... À muito que não observo e já estou com saudades...

Bolas :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline PauloSantos

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Maio 10, 2007, 11:42:30 pm »
Citação de: "rpdelgado"
Foi bom ler isto. Apesar de pouco experiente nestas coisas já fiz algumas sessões sobretudo com binos, mas tb com telescópios.... À muito que não observo e já estou com saudades...

Bolas :(

É nisto q este tipo de tópicos é bom. Funciona tipo um sopro p reacender uma chama q há mt era somente fumo. Espero q no teu caso tenha tenha sido o suficiente p investires mais nesta paixão q nos é comum :wink:
Eu (ainda) não sei o q é uma observação em conjunto mas estou a tratar disso p vir aqui fazer um relato pelo menos tão bom qt este.
Cumps

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline rogercrespo

• Astro-Amador
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 11, 2007, 10:47:58 am »
Citação de: "PauloSantos"
É nisto q este tipo de tópicos é bom. Funciona tipo um sopro p reacender uma chama q há mt era somente fumo. Espero q no teu caso tenha tenha sido o suficiente p investires mais nesta paixão q nos é comum :wink:
Eu (ainda) não sei o q é uma observação em conjunto mas estou a tratar disso p vir aqui fazer um relato pelo menos tão bom qt este.
Cumps

Olá,

para já só tens relatos de estar a observar o teu novo equipamento não é?  :D  :D

Abraço

Offline Fil

• Moderador Global
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Maio 11, 2007, 01:17:07 pm »
para já só tens relatos de estar a observar o teu novo equipamento não é?  :D  :D
:D hehe
Isso teria de ser algo como:

"... Quando o tubo do Dobson, reluzente, brilhava na escuridão com os seus reflexos celestes impressos nas suas face exteriores suaves e curvas, se mostrou perante os meu olhos, foi uma bela visão, surpreendente de emoção e alegria..  Apoiei a mão nele e empurrei-o para o mudar de orientação. Ele seguiu o movimento com suavidade, indo na mesma direcção em que o movia, quase como que se empurrado pela minha mão! Enquanto o telescópio se movia, suave e majestosamente, o buscador seguia devidamente preso a ele, mantendo a mesma orientação, sem alguma vez apontar para outro sítio que não o do telescópio... "
:D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Valdemar

• Astro-Principiante
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #12 em: Maio 11, 2007, 02:00:58 pm »
Parabéns ao João pela apresentação da Sessão de Observação. Realmente faz crescer água na boca, a quem sai poucas vezes, a quem nunca sai, a quem tenta sair para observar e não consegue...
É bom que cada um que passe por uma Sessão de Observação, venha aqui ao nosso cantinho postar todos os momentos passados durante a mesma, seja com vacas, com rãs, com a PL da cidade onde se observou, ou com o cheiro a novo como é o caso de alguns que teimam em não tirar o Telescópio recém comprado, dentro das paredes de casa...
Sobre relatos de Observações, eu em pesquisas anteriores fui ter a um site que é um espectáculo. Bons resumos, observações recheadas de adjectivos e dados técnicos, praticamente o colega usa a mesma doutrina que o João, leva-nos pela riqueza da sua descrição ao local da Observação...
O colega em causa é o Luís Carreira de Leiria, que não conheço. Ele relata tudo, desde as observações em dias "tapados", em que observa no intervalo das nuvens, outras feitas em vários locais perto de Leiria, também das Observações da Atalaia, que actualmente deve ser MECA do Astronomo Amador Português, e alguns relatos dos céus Alentejanos...
Eu gostei tanto que imprimi, para ler ao serão e poder estudar também através da partilha dos objectos observados. Assim sei o que se pode e não pode observar em qualquer altura do ano ( são relactos de vários anos e todos os meses...), o que é realmente dificil de conseguir, e curioso, há relactos da Maratona Messier, que ajuda muito a quem se quizer aventurar um dia destes...
Enfim, se não conheçem o local, aconselho a visitar, eu gostei, sou um iniciado e acho que me ajudou muito.
Aqui fica o Link para quem quizer visitar os registos mencionados:
http://www.astrosurf.com/carreira/index_obs.html

João, cá esperamos mais relatos desses, bons céus e disponibilidades é o que desejo para todos vós.

Valdemar
Coimbra
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline rogercrespo

• Astro-Amador
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Maio 11, 2007, 02:56:33 pm »
Citação de: "Fil"

"... Quando o tubo do Dobson, reluzente, brilhava na escuridão com os seus reflexos celestes impressos nas suas face exteriores suaves e curvas, se mostrou perante os meu olhos, foi uma bela visão, surpreendente de emoção e alegria..  Apoiei a mão nele e empurrei-o para o mudar de orientação. Ele seguiu o movimento com suavidade, indo na mesma direcção em que o movia, quase como que se empurrado pela minha mão! Enquanto o telescópio se movia, suave e majestosamente, o buscador seguia devidamente preso a ele, mantendo a mesma orientação, sem alguma vez apontar para outro sítio que não o do telescópio... "

:D  :D  :D  :D  :D  :D  :D

Offline PauloSantos

• Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Maio 11, 2007, 06:05:56 pm »
Citação de: "Fil"

:D  :D  :D  :D  :D  :D  :D

Não só mas tb... :)
Na verdade já fiz 3 observações com o brinquedo novo. No entanto, em 2 das 3 noites havia algo q queria ser o centro das atenções: a Lua. Com o seu imponente brilho, aliado a alguma humidade, as minhas observações limitaram-se a Júpiter e, claro está, à Lua. Na ultima noite antecipei-me à Lua mas os seeing era demasiado mau. Havia mt poeira iluminada pela PL moderada da minha vila... :? Observei Vénus, Saturno, M3, M13 e ainda consegui vislumbrar os 2 núcleos da galáxia M51, mas sem qq estrutura.
E assim foi o meu relato :P
Cumps

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #14 em: Maio 11, 2007, 06:05:56 pm »