Autor Tópico: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)  (Lida 191460 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Maio 15, 2006, 02:27:55 pm »
Bemvindo Nuno  :wink:

Espero que gostes deste forum  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 15, 2006, 03:02:52 pm »
Bem vindo :wink:
Espero q encontres um telescópio digno do teu entusiasmo e dedicação.
Estamos ansiosos por saber por qual optou e queremos saber pormenores de futuras observações 8)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #16 em: Maio 15, 2006, 03:02:52 pm »

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Apresentacao
« Responder #17 em: Junho 02, 2006, 11:31:26 am »
Ola a todos !
Permitam que faça aqui igualmente a minha apresentaçao.
O meu nome é Carlos Reis, tenho 48 anos e interessei-me pela Astronomia desde bastante novo. Este ramo do conhecimento humano, surgiu-me naturalmente como meio de tentar  encontrar respostas a muitas questoes, existenciais e não só, para as quais as soluçoes propostas pela sociedade da época, nao me satisfaziam.

Ter uma noção o mais exacta possivel da n/ posicao no Universo, a forma como o Homem chegou até aos dias de hoje, o conhecimento do Universo que nos rodeia, a busca da  existencia ou não de vida noutros lugares do Universo, estas e outras questoes, foram razoes mais do  que suficientes para que pudesse iniciar esta "caminhada" que me tem acompanhado ao longo de toda a minha vida.

E pronto colocadas as razões, passemos então aos factos (aqueles que me lembro agora):

O meu 1º telescopio (1974) foi feito á mao a partir de bolachas de vidro, feitas aqui na MªGrande. (Naquele tempo [anos70] não havia nenhum equipamento á venda em Portugal ) Era um Newton de 6" e fui ensinado pelo "pai da Astronomia de Amadores em Portugal" o saudoso Joaquim Garcia.

1976 - organizo as 1ª sessoes de observação publicas  e divulgaçao de astronomia  na Mª Grande
Formo o 1º Nucleo da APAA a nivel Nacional na Mª Grande com 15 membros.

Anos 80- Construção e ensino da construcao de telescopios, observacoes e divulgaçao da Astronomia em sessoes publicas.
1985 - inicio da assinatura da Sky&Telescope
Primeiras observaçoes  com intuito cientifico, na area das ocultaçoes de estrelas por parte da Lua, com publicacao de resultados em revistas.

1990 - Participacao no 1º encontro Astronomos Amadores em Portalegre.
Inicio a publicacao de um boletim mensal informativo dos eventos Astronómicos e actividades dos Astronomos Amadores com distribuição a nivel nacional (127 membros)

1994 - Aquisicao de telescopio SC de 10"  (ainda em funcionamento)

1995 - participacao na Astrofesta em Constancia.
Em Dezembro fundo juntamente com o Joao Clerigo a ANOA
Os 6 anos seguintes são completamente aborvidos por esta Associação .

Grande parte das actividade realizadas, durantes estes 6 anos, foram na area da divulgacao da Astromia em Portugal, com dezenas de sessoes de observação publicas ou em  escolas.

Participação em todas as Astrofestas anuais realizadas pelo Museu de Ciencia. até aos dias de hoje

1997 - Organizacao e participaçao da "Astronomia na Paria" .
Participação nos anos seguintes até 2000 na "Astronomia no Verão".

Participacao na organizacao da viagem a bordo de um Hercules C130 da Força Aerea que nos levaria numa uma visita ao cometa Halle-Boop

1999- (1 de Abril) Fundo juntamente com o Joao Clerigo a Galactica(GEM51) - um espaço comercial destinado a servir em equipamento e serviços os Astronomos Amadores Portugueses.

Elabora os projectos para o Ciencia Viva para aquisicao de equipamento e construcao de um observatorio.

2000 - (5 de Agosto) - o culminar de um sonho: a inauguraçao de um observatorio, bem equipado , com objectivo de servir as escolas e o publico em geral. (a inauguracao contou entre outros com a presenca do Ministro da Ciencia e Tecnologia prof. Mariano Gago )

2001 - Depois de eleiçoes democraticas e detecçao de um caso de plágio no seio da Associacao opto pela minha saida da ANOA  :(

2002 - (outro sonho antigo) construção do meu proprio observatorio.

A partir de 2003 - Finalmente tempo para mim e para fazer a minha astronomia no meu quintal !!

parte de alguns trabalhos realizados pode ser encontrada aqui na Galeria da Galactica.

2006- após quase 5 anos de intervalo, sessão de divulgacao de astronomia, para escuteiros  no Observatorio de Vila Nova (Lousã).

Objectivos futuros: Continuacao regular das observaçoes em geral e divulgacao da Astronomia
 - Continuacao de observ. de ocultaçoes de estrelas por parte da Lua
 - continuacao de observ. de razantes.
 - continuacao de observ. de asteroides
 - observ. de eventos mais importantes e registo dos mesmos.
 - continuacao de observ. planetarias e registo das mesmas.
 
" E quando for grande hei-de acabar o catalogo de Messier :-)  "
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Carlos Reis »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Junho 02, 2006, 11:54:05 am »
Bemvindo Carlos Reis  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #19 em: Junho 02, 2006, 12:13:15 pm »
Welcome!
Já sentia a tua falta aqui pá! Finalmente!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Junho 02, 2006, 12:21:00 pm »
Lol agora só falto eu por a minha foto né...tenho de arranjar uma com uma pose aceitável lol :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Junho 02, 2006, 12:52:35 pm »
Citação de: "igomes"
Lol agora só falto eu por a minha foto né...tenho de arranjar uma com uma pose aceitável lol :mrgreen:

E pq não aproveitas e pões a tua foto aqui
:arrow: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=109 ?
Isto aplica-se a todos, incluindo os gurus jaclerigo e Carlos Reis :mrgreen:
Já agora, Carlos Reis, sê bem vindo ao forum. O seu "curriculum" é simplesmente notável :o
É uma mais valia tê-lo aqui nesta comunidade. Contamos com a sua experiência p ajudar os mais "desfavorecidos" :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Junho 02, 2006, 03:13:14 pm »
Boa tarde,

venho agora apresentar-me à comunidade.

Sou o Rogério, tenho 23 anos e sou Trabalhador-Estudante. Estudo Engenharia Informática e trabalho numa empresa de programação de aplicações.
O meu gostinho pelo céu foi mesmo de muito novo... Era com grande alegria que desfolhava o meu livro de fisico-quimica(e outros) e lia a secção sobre os planetas e afins...
Com muitas prendas de aniversários e de natal juntas pedi aos meus pais um telescópio! :) Um Celestron 6". Mais tarde comprei umas oculares e motores RA e DEC. Mais recentemente comprei um Dob 12".
Agora só me falta adquirir mais conhecimentos e para tal conto com a ajuda de todos! ;)
 
Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Junho 02, 2006, 03:42:14 pm »
Bemvindo colega  :D

Mesma idade, mesmo curso e mesma situação (Trabalhador Estudante) lol
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
(sem assunto)
« Responder #24 em: Junho 02, 2006, 04:01:26 pm »
Ola a todos novamente.

Pois é muito raro participar nestas "coisas" por manifesta falta de tempo.

Mas ontem á noite bati com a cabeça nao sei aonde :-)  e deu-me para me inscrever . Ok tudo bem até nem tinha sono :-)

Quanto á ajuda aos iniciados, naquilo que for possivel e tendo disponibilidade  como diz o amigo brazileiro " tamos aí né? "

um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Carlos Reis »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #25 em: Junho 02, 2006, 05:05:29 pm »
Olá,

a isto é que se chama coincidência igomes... eheh

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #26 em: Junho 02, 2006, 05:24:43 pm »
Bem, penso que a maioria de vos já me conhece, mas para não fugir à tradição aqui vai a minha apresentação (rima e tudo :D )

João Clérigo, is the name, tenho 33 anos e profissionalmente estou ligado à informática (programação) e o meu interesse pela Astronomia nasceu desde muito novo, especialmente pelos grandes Atlas com aquelas fotos fantásticas, das séries de FC como o Espaço 1999 e Battlestar Galáctica e muito especialmente a série Cosmos de Carl Sagan.
 
Mas só comecei a dedicar-me mais a “sério”  a esta paixão no início dos anos 90, quando por razões profissionais conheço, hoje o meu melhor amigo, o Carlos Reis.

Entre 1991 e 1993 fizemos algumas observações, muito exporádicas na mata de Leiria com o velhinho Newton de 6" do C.Reis. Mas é em com a compra do LX200 do C.Reis em 1994, e com a observação da colisão do Cometa Shoemaker-Levy 9 que realmente há o grande impulso (curiosamente, na noite da colisão, fomos para a Srª do Monte, não vimos absolutamente nada por causa de um cerrado nevoeiro).

1995 – Em Dezembro fundo mais o Carlos Reis a RNOA (mais tarde viria a chamar-se ANOA devido a questões legais). É lançado o numero 0 (zero) do Boletim RNOA, mensal, no qual fui editor com o Carlos Reis durante 86 numeros consecutivos até 2001.

1996 – Organização e participação das actividades da “Astronomia na Praia”. http://galeria.gem51.com/v/eventos/1996/

1997 – Organização e participação das actividades da “Astronomia no Verão” e Semana da Educação na FAE da Marinha Grande.
http://galeria.gem51.com/v/eventos/1997/

1998 – Organização e participação das actividades da “Astronomia no Verão” e actividades educativas para professores do distrito de Leiria.

Janeiro – É criado o website da ANOA. Nos anos seguintes e até 2001 este sitio da internet foi continuamente premiado por vários websites e revistas. http://galeria.gem51.com/v/eventos/1998/

1999 – Organização e participação das actividades da “Astronomia no Verão”, organização da observação pública em Leiria e transmissão em directo para a internet do Eclipse Solar. Participação no Ciência Viva na FIL.
http://galeria.gem51.com/v/eventos/1999/

1 de Abril, fundo com o Carlos Reis a empresa “Galáctica, Espaço M51”

2000 – Organização e participação das actividades da “Astronomia no Verão”. Participação no Ciência Viva no Pavilão Atlântico.
http://galeria.gem51.com/v/eventos/1999/

5 de Agosto, o sonho torna-se realidade, inacreditavelmente pouco mais de 3 pessoas (eu, o Carlos Reis e o meu Pai, Leonel Clérigo, perdoem-me os outros que lá trabalharam, mas que tão pouco tempo foi que lá estiveram que nem me lembro bem do nome deles), conseguimos por de pé um invejável observatório. É inaugurado nesta data, com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Prof. Mariano Gago, juntamente com a Astrofesta 2000 (um especial obrigado ao Prof.Máximo Ferreira por ter proporciano este evento em conjunto).
http://galeria.gem51.com/v/projectos/oapr/

2001 – “Democraticamente”, somos (os candidatos Carlos Reis e eu) “derrotados” em eleições na ANOA.  Foram 6 anos verdadeiramente intensos de muitas actividades. ANOA ficou nas mãos de outra direcção e finalmente pude descansar.

2004 - Participamos (eu, Carlos Reis e Leonel Clérigo) na concepção do que viria a ser o Observatório Astronómico e da Natureza António dos Reis em Vila Nova.
http://galeria.gem51.com/v/projectos/oavn/

2005 - Efectuamos (novamente eu, Carlos Reis e Leonel Clérigo) a montagem da cúpula de 4,5m do Observatório Astronómico e da Natureza António dos Reis em Vila Nova.

Hoje – Aqui estou…  desde 2001 que me dedico a observações unicamente particulares, exeptuando às sextas, em que a malta aqui da província se junta fazer uma observações longe da poluíção.

Ora aqui está um resumo da minha breve passagem pela astronomia.
« Última modificação: Junho 02, 2006, 05:34:25 pm por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #27 em: Junho 02, 2006, 05:32:29 pm »
Bem, sinceramente não te conhecia jaclerigo. Até pensava q eras mais velho mas afinal és da mm faixa etária q eu 8)
De facto o teu "curriculum" é deveras invejável. Esse trabalho na divulgação da astronomia é de louvar. Este país precisa de elementos como tu, o Carlos Reis, etc. pq infelizmente é uma ciência q desperta mt curiosidade mas quase sempre não passa disso mm.
Obrigado por partilhares um pouco da tua vida conosco :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #28 em: Junho 02, 2006, 05:36:10 pm »
De facto tenho aprendido muito com os dois  :wink:

Reforço os meus agradecimentos aos dois  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #29 em: Junho 02, 2006, 11:26:52 pm »
boas sou o miguel joni mais conhecido por malibu..tenhu 20 anos sou estudante de arquitectura entre varias coisas facu varios desportos como surf ..parapente ..kite de tracao ..windsurf..escalada ..adoro fotografia !

adoro viajar com ou sem dinheiro ..lhaha sendo a ultima a pior forma de o fazer .

bem intereseime por astronomia pois sou uma especie de sonhador e o ceu inspirame muitas vezes enkuanto fumo o meu cigarrinho e bebo o meu cafe adoro passo horas a fio a olhar para o mesmo e sempre tento fotografar a lua ce obter boas fotos ..

comecie a peskisar faz tempo pois recordei e pensei "porque nao seguir aquele sonho antigo e comprar agora um telescopio?"

e asim foi, andei a pesquisar ,e por foruns e foruns até que encontro um portugues, com voto na materia e bem sabido entre estes assuntos ,como um pobre leigo que sou logo mandei uma pm a esse usuario desse forum (que nao é portugues)...e essa pessoa que realmente me ajudou muito, mas mesmo muito ,pois tem mesmo uma paciencia ...e explicou ..elucidoume de melhor forma para o tipo de observacao e tipo de telescopio essa pessoa indicoume este exelente forum que é portugues e é o PAULO SANTOS  a esse amigo anonimo um grande abraco pois ajudou me mesmo e continua a ajudar e como um mestre para mim..pois desde o inicio esclareceu me mesmo sobre tudo o que lhe perguntava e mesmo eu sendo um ganda chato numca me negou resposta...um grande mas grande abraco para ti PUALO SANTOS e para a comunidade deste forum;)

p.s:desculpem os erros ;)
abracos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #29 em: Junho 02, 2006, 11:26:52 pm »