Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Emanuel

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 94
16
Sugestões / Re: Fórum morto
« em: Janeiro 01, 2016, 04:55:56 pm »
Espera mais um bocadinho! O administrador do fórum é o Cristóvão Cunha, que eu conheço pessoalmente. Ele acabou a sua licenciatura de Teologia e foi recentemente ordenado Padre, por isso, nesta altura do ano, podes imaginar a azáfama que deve ser para ele. Se demorar muito mais, podes-lhe dizer, que eu disse para se despachar a aceitar o teu pedido, senão vou ter que falar com ele pessoalmente  ;D

17
Sugestões / Re: Fórum morto
« em: Dezembro 21, 2015, 11:39:00 pm »

18
Sugestões / Re: Fórum morto
« em: Dezembro 16, 2015, 11:39:26 am »
Olá senhor, tudo bem?
Morto não está, mas quase. Desde que se criou uma página de Astronomia no facebook, aqui o fórum quase que ficou esquecido. Eu continuo a visitar, mas a maioria já nem vem ver o que se coloca aqui.....enfim... :-\
Um abraço  :)

19
Fotografia e Imagem / Re: Primeira Lua de Outubro (2015)
« em: Outubro 04, 2015, 08:30:41 pm »
Gosto da segunda imagem, os detalhes são mais perceptíveis! 😀

20
Fotografia e Imagem / Re: Planeta Urano
« em: Setembro 29, 2015, 09:59:21 pm »
Tás a dar-lhe forte João! Urano não é para qualquer um! Xpectáculo  ;D

21
Telescópios / Re: quero comrpar um telescopio para dar de presente
« em: Setembro 29, 2015, 09:55:48 pm »
Olá novamente,tudo bem?
Bom, com esse valor, já se pode ter uma idéia! Há varios telescópios que se podem comprar, e eu envio alguns links de sugestões do site aonde eu compro o meu material astronómico, é Alemão.
Os refractores que indico têm oculares fraquinhas, mas há a possibilidade de trocar de oculares aquando da compra, negociando com o vendedor. O refractor de 80mm da Celestron pode ser uma boa escolha, mas com outras oculares.
Os reflectores que indico, são melhor escolha em termos de tamanho, o que significa mais luz captada e mais poder de ampliação.
O que eu quero que entenda, é que estes telescópios são de iniciação, a montagem desses telescópios são fraquinhas, as oculares não são as melhores, excepto nos reflectores. Enfim, vc entende o que eu quero dizer, não é?
O melhor mesmo é fazer uma boa pesquisa no site, a telescope service tem dezenas de telescópios à venda, para todos os gostos e carteiras, é um site Europeu, com os preços em euros, mas dá para ficar com uma idéia. :)


http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1018_Celestron-Powerseeker-80EQ---80-900mm-refractor-telescope.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p5548_TS-Optics-Starscope-90-900-mm-refractor-telescoope-with-equatorial-mount.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p3935_Skywatcher-Capricorn-70-EQ1---Beginner-Telescope-70-900mm.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p7058_TS-Starscope1306---130-650-mm-beginner-telescope-with-equatorial-mount.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p8102_Celestron-Powerseeker-127-EQ---125-mm--5---Reflector-Telescope.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p3879_Skywatcher-Skyhawk-114-on-EQ1---Beginner-Telescope-114-1000mm.html




22
Efemérides / Re: Super 'Blood Moon' Lunar Eclipse 2015
« em: Setembro 28, 2015, 09:21:47 pm »
Ò João, não me digas nada!!! Raio de emprego o meu! Eu aki em Praga, com o céu nublado de tal forma, k mais parecia que ia chover desenfreadamente! Perdi mais um espectáculo! Irra 😡

23
Telescópios / Re: quero comrpar um telescopio para dar de presente
« em: Setembro 28, 2015, 09:17:58 pm »
Olá, tudo bem?
Olha, nenhum deles é aconselhável! E porquê?
A primeira coisa a evitar é o tipo de publicidade de que este telescopio, ou aquele telescópio, aumentam 675X ou 420X.
Numa lente de 60mm ou de 70mm, é virtualmente impossível um aumento dessa ordem, seria o mesmo que dizer que um Fiat Punto de 60cv consegue atingir a velocidade de 250km por hora.
O que acontece é que todos os tipos de telescopios, seja de que desenho òptico for, refractor ( também chamado de luneta), reflector ( também chamado de Newton), ou composto( também chamado de catadióptrico ), utilizam lentes ou espelhos na composição da objectiva, e conforme a àrea da sua objectiva, são capazes de captar uma certa quantidade de luz, que é proporcional a essa mesma àrea, ok? Na práctica isso significa que têm limites de ampliação, e que podem ser calculados da seguinte maneira: se o tamanho do telescópio, ou objectiva, for dado em milímetros, então multiplica-se por 2,4X, o que significa que uma lente de 60mm de diãmetro, não se deve exceder a ampliação de 144X; se o tamanho do telescópio ou objectiva , for dado em polegadas, então multiplica-se por 40X ou 50X, que básicamente dá o mesmo valor de ampliação. Na teoria, um telescópio pode ampliar até ao infinito, mas o que simlesmente acontece acima dos valores referidos, é que a imagem fica de tal forma escura que não se vê nada.
Por isso, esses telescópios que publicitam ampliar dessa forma, são apenas maneiras manhosas de enganar o cliente.
Outra forma de evitar este tipo de telescópio, são as oculares incluídas. Os tipos de oculares mais baratos e com pouca qualidade, são sempre os que são incluídos nos telescópios com menos qualidade, e sempre que se vê oculares do tipo H, que são oculares Huygens, ou do tipo R, que são Ramsden, ou então SR, super ramsden, ou ainda MA, modified achromat,são sempre de evitar. Um bom telescópio ou pelo menos razoável, inclui sempre uma ou duas oculares do tipo Plossl,mem que a qualidade já è muito aceitável.
Por isso, estes telescópios que mencionas, também são de evitar, por terem este tipo de ocular.
Bom, se queres um telescópio aceitável, procura pelas marcas mais conhecidas do mundo astronómico, tais como a Celestron, Orion, Skywatcher, Meade, Vixen, etc.
Qualquer uma delas tem bons telescópios com preços razoáveis. Obviamente se quiseres melhor, também existe, aliás, muito melhor, mas os preços são muito maiores, como é normal.
Em todo o caso, não te posso indicar um telescópio especificamente, sem saber o limite de preço que queres gastar. Se o puderes dizer ajudaria imenso.
Um abraço 😊

24
Discussão Geral / Re: International Space Station - Spot The Station
« em: Agosto 21, 2015, 10:47:50 am »
Pelo que eu sei, a visibilidade da estação espacial, tem apenas a ver com a inclinação dos seus painéis solares.
Mesmo não estando brilhante, ela continua na mesma rota definida.
 :)

25
Telescópios / Re: Telescópio Maksutov MC 127/1500
« em: Agosto 18, 2015, 02:35:56 pm »
Dar, dá, mas não podes é esperar que faça fotos como um newton de 8" ou um refractor apocromático.
A sua instabilidade tem unicamente a ver com a montagem, que não sendo das melhores, além de ser um pouco instável, também não consegue manter um objecto devidamente centrado por muito tempo, e ao fim de alguns segundos sai do centro da imagem, o k provoca arrastamento das estrelas nas fotos.

 Como resolver isso? com guiagem, ou seja, um telescópio guia encima do telescópio principal, ligado a uma cãmara guia,k  por sua vez, essa cãmara está ligada à montagem e a um computador; depois com um programa específico, tipo o PHD, controla-se os motores da montagem, ou melhor o PHD controla, cada vez k a imagem começar a desviar do centro, o PHD envia sinal para os motores centrarem a  imagem novamente e evita-se o arrastamento, entendes?
Um abc  :)

26
Telescópios / Re: Telescópio Maksutov MC 127/1500
« em: Agosto 16, 2015, 06:22:48 pm »
Sim, claro que sim. Eu tenho uma Nikon D3100 e utilizo-a para astrofotografia.
Tudo o que tens que arranjar são dois acessórios: um adaptador T2 específico para Nikon, tipo este:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p195_TS-Optics-T2-Adaptor-for-NIKON-Cameras.html

E um adaptador T tipo isto:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p200_TS-Adaptor-2-inch-to-T2---Focal-Adaptor.html

O que tens que ter cuidado é saber se a medida que necessitas para o adaptador T é de 2 polegadas ou de 1,25 polegadas, dependendo do focador do telescópio.
Depois é só ligar tudo, apontar para um alvo, focar e fotografar.
Para aumentares o tamanho do planeta, tens duas opções: ou comprar uma ocular que amplie mais, tipo uma de 6mm, ou compras uma Barlow, que dependendo do seu factor de ampliação, te pode ampliar 2X, 3X,4X, ou mesmo 5X. O que não deves fazer, é ultrapassar a ampliação teorética para o teu telescópio, que sendo de 130mm de diãmetro, não deve ir além das 312X de ampliação, caso contrário as imagens começam a ficar escuras e sem detalhe.
Um abraço  ;D

27
Dúvidas na Compra / Re: Dúvidas na compra: Telescópio
« em: Agosto 15, 2015, 10:48:43 am »
Ora esa Gabriel, é um prazer poder ajudar.
Qualquer coisa, é só perguntar, k eu só não ajudo se não souber.
Um abraço  :)

28
Dúvidas na Compra / Re: Dúvidas na compra: Telescópio
« em: Agosto 08, 2015, 04:10:15 pm »
Olá Gabriel, tudo bem?
Olha, pelo k vejo, já tens bastante experiência para passar à fase seguinte.
Assim sendo, apresentas três telescópios distintos; o Newton de 6 polegadas da Skywatcher é o intermédio dos três, porque apesar de ser igual ao Dobson, a montagem faz muita diferença, principalmente se quiseres efetuar astrofotografia, em que uma montagem equatorial é imprecendível;
O Dobson é um telescópio do mais simples de utilizar, do maior e e mais barato que se consegue comprar, mas é limitado para fotografia, além de que se quiseres utilizar ampliações elevadas, para observar um objecto, torna-se irritante, porque como não tem motores para poder acompanhar o movimento desse objeto, tem que se estar constantemente a centrar a imagem.
O Schmitt-Cassegrain da Meade é o melhor dos três, mas por ser um telescópio composto,  que faz com que seja bastante curto, apesar de ter uma focal longa, é mais indicado para observação e fotografia planetária, apesar de também ser utilizado para fotografar objectos do céu profundo, tipo galáxias e nebulosas.É o mais caro, mas é o melhor.
Uma coisa que deves ter em atenção é o seu tamanho: já viste ao vivo este telescópio da Meade? Não é pequeno, e pode de alguma forma ser um problema.
Como funciona os F? Quando se designa um telescópio, por F/5 ou F/8, por exemplo, é uma forma de expõr a distãncia focal do telescópio. Para saber o F, simplesmente divide-se a distãncia focal do telescópio, pelo diãmetro da objectiva ou espelho, conforme o tipo de telescópio. Por exemplo, o telescópio que eu tenho, que é um refrator, é um F/5, porque a distãncia focal da objectiva é de 530mm, dividida pelo diãmetro de 106mm, igual a 5, entendes?
O que é importante saber é o seguinte: que tipo de fotografia queres fazer? Se fõr fotografia planetária, então convém ter um telescópio com focal longa. Porquê? Porque como os planetas são objectos brilhantes e relativamente próximos não são muito afetados pela poluição, e pode-se utilizar ampliações elevadas; se a intenção fôr fotografar objetos do céu profundo, tipo galáxias ou nebulosas, então convém utilizar um telescópio com focal curta.Porquê? Porque são objetos extensos e difusos, por isso é necessário ter um campo de visão amplo e o ter uma focal curta, faz com que o tempo de exposição para os fotografar seja o mais curto possível.
Caso se queira fazer um pouco de tudo, então, o mais indicado é um newton de 8 polegadas, com focal intermédia, tipo F/5 ou F/6.
Focais curtas, serão todas abaixo de F/4; focais longas, serão todas acima de F/7 ou F/8.
Todos os telescópios podem ser utilizados para qualquer tipo de fotografia, mas devido ao seu desenho òptico, uns são mais indicados para uma coisa que outros; por exemplo, imaginas um Newton de 8 polegadas com focal de F/10? Teria um tubo de tal forma longo e pesado, que seria preciso uma montagem enorme para o segurar devidamente, entendes?
Não sabendo o que pretendes fazer, será um pouco difícil indicar um telescópio, mas tendo uma idéia definida será mais fácil.
Dizes que ainda não está interessado em astrofotografia? Queres só observar, certo? Então provavelmente o Newton ou o Dobson serão mais indicados, com focal curta, já que também dizes que o teu interesse por agora é observar galáxias, nebulosas e enxames de estrelas.
Um abraço  :)

29
Telescópios / Re: Telescópio Maksutov MC 127/1500
« em: Julho 30, 2015, 08:34:01 pm »
Olá! Sabes, eu recomendo um newton, porque é o tipo de telescópio mais utilizado pelos astrónomos amadores. Além de ser um bom tipo de telescópio, é o tipo de telescópio maior e mais barato que se consegue ter ( o dobson é mais barato, mas é apenas um newton com montagem simples de madeira). A bem dizer, um newton é um faz tudo.
Agora , se quiseres ser mais específico, para astrofotografia de céu profundo, não existe melhor que um refractor apocromático, o problema é o seu preço.
Se quiseres fotografar planetas, então um maksutov  ou schmitt-cassegrain é o ideal.
O newton, faz um pouco de tudo, entendes?
Um abraço 😃

30
Telescópios / Re: Telescópio Maksutov MC 127/1500
« em: Julho 29, 2015, 04:30:48 pm »
Olá, boa tarde, tudo bem?
Sim, básicamente é isso, focal longa, planetas, focal curta, Galaxias e Nebulosas.
Para os planetas é possível fazer fotos, mas de longe, o melhor, é gravar um vídeo Avi, recorrendo a uma webcam por exemplo,  e depois utilizar um programa para o processar. Um bom programa para isso, e muito popular é o Registax. E porque é melhor fazer vídeo? Porque um vídeo é um conjunto de fotos ou frames, que colocadas na sequência correcta, dão a ilusão de movimento; o que o programa faz é separar as más frames das boas , alinhá-las e criar uma imagem final superior a uma foto normal. Para fotografar Galáxias ou Nebulosas este sistema já não funciona, porque como são objectos muito difusos, as frames individuais de um vídeo Avi, não conseguirão captar luz suficiente para formar algo visível, mas nos planetas, como são brilhantes, é fácil de conseguir imagem, além de que , a fotografia planetária não é afectada pela poluição luminosa das cidades, o que faz diferença é o que se chama de seeing, ou seja, a estabilidade da atmosfera;o seeing será melhor ou pior , de acordo com as condições atmosféricas; por exemplo, correntes de vento nas altitudes mais altas, tém a tendencia a provocar imagens tremidas, e não tem nada a ver com se a imagem está focada ou não, é mesmo um fenómeno atmosférico. Qual o truque? Consultar um site de meteorologia que tenha uma tabela de previsão do seeing para os próximos dias, não fotografar planetas que estejam muito baixos no horizonte, porque mais quantidade de atmosfera, mais problemas, e tentar fotografar um planeta quando este está mais próximo da Terra.
Links de telescópios? Envio-te alguns, todos são do site onde normalmente compro material, na Alemanha. Atenção que as montagens destes telescópio que te mostro, não são as melhores, são decentes, mas também não têm motores, que para fotografar são quase imprescendíveis. Podes comprar, mas o preço sobe obviamente. Na página da Telescope Service tens muitos mais, é uma questão de pesquisar.

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2686_Skywatcher-Explorer-150P-on-EQ3---150-750mm-Newton-Telescope.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p44_GSO-6--F-5-Newtonian-Telescope-on-Skywatcher-EQ5-mount.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p1865_Celestron-150mm-f-5-Newton-Telescope-on-EQ3-Mount.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p51_TS-GSO-8--F5-Newtonian-Telescope-on-Skywatcher-EQ5-mount.html

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p2891_Skywatcher-Explorer-200P---200-1000mm-Newtonian-on-NEQ-5.html

Reparaste que a maior parte destes telescópios é ou F/4 ou F/5, mas tens muitos mais por onde escolher.
Se achares que o preço é muito alto,podes sempre recorrer ao mercado de usados, encontram-se muito boas oportunidades.
Podes também consultar a página da Astroshop.pt, também tem muuuito que ver.
Abraço 😄

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 94