Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Carlos Capela

Páginas: [1] 2 3 ... 7
1
Lua / Re: Olá a todos..
« em: Dezembro 31, 2009, 02:46:20 am »
Domingos, permita-me... não perca uma oportunidade de olhar para cima à noite. E depois compare aquilo que vê com as cartas celestes.
Eu sou estupidamente verde comparado com grande parte da malta que frequenta este forum, e há aqui muita gente que lhe dará conselhos melhores que os meus, mas acredite que a sensação de identificar as Estrelas, ou de sem hesitar distinguir Marte ou Saturno de uma Estrela (entre tantas outras coisas), vai aumentar exponencialmente a sua vontade de usar o seu telescópio. Até porque depois o fará muito melhor.
O meu maior triunfo foi encontrar a Nebulosa do Anel "à unha", sem o buscador aldrabão do meu telescópio, só por saber saber a sua localização. Vi-a muito pequenininha, mas encontrá-la foi uma vitória de goleada...

2
Galactica Caffe / Re: Prendinhas de Natal
« em: Dezembro 31, 2009, 02:32:27 am »
Eu ofereci-me um livro pequeno na Bertrand, sobre Astronomia. Havia lá mais, mas como já tinha gasto o dinheiro que tinha na Toys 'R Us (na Casa do Noddy e no Carro Louco do Mickey Mouse para o meu afilhado) e não tinha mais na carteira, e como não podia vir de mãos a abanar, trouxe aquele.
Mas quero comprar um laser para fazer cócegas às Estrelas... :lol: Aos poucos vou construíndo o meu AstroKit... :lol:  :lol:  :lol:

Mas contentava-me se a discoteca que anda a mandar uns feixes de luz para o ar, aqui perto, fosse à falência.

3
Secção Solar / Re: Sombras do Sol
« em: Dezembro 08, 2009, 07:33:50 pm »
Ora cá está uma imagem porreira da experiência de Eratóstenes. Que não vos vai fazer aprender nada, mas que pode ajudar alguém mais novo a perceber o que o pessoal disse para aqui:



Ainda não mandei o mail para lá, mas de hoje não passa!

Quanto à observação, é combinar! O tempo vai estar uma porcaria nos próximos dias (semanas? :( ), ao que parece, mas mal melhore tenho de fazer a vontade ao meu telescópio, que já me pediu para trabalhar um bocado... :lol:

4
Secção Solar / Re: Sombras do Sol
« em: Dezembro 04, 2009, 06:30:36 pm »
Completamente esclarecido! E sem "x" em vez de "z"! :)

5
Secção Solar / Re: Sombras do Sol
« em: Dezembro 04, 2009, 03:54:51 pm »
De facto é impressionante pensar que num tempo tão longínquo se faziam cálculos tão exactos!
Mas confirma-me só... os meus cálculos (logo, o meu raciocínio...) estão correctos?

E não tinha pensado na diferença de longitudes, e no erro que isso provoca nos cálculos! Já fiz Análise Matemática há muito tempo, mas tinha-me dado um jeito um colega do lado assim... 8)

6
Secção Solar / Re: Sombras do Sol
« em: Dezembro 04, 2009, 02:07:26 am »
O Rui, sempre directo, sábio e conciso, esclareceu todas as dúvidas. Só tem é de deixar de escrever à puto que envia mensagens! "Dexembro"? Não xe excreve axim, pah! :lol:  :lol: Estou a brincar...
Não me parece que o articulista se quisesse referir ao contraste luz/sombra, e realmente o Fil-flash (desculpa lá, xumaxer :twisted: ) parece-me um conselho demasiado à frente para quem lê a revista, mas agora que tenho base para enviar um mail com sustentação, vou esclarecer isso.

Então, pegando em tudo o que se disse aqui, se Alexandria está a uma latitude de 31° 13'N (31,22º), o Sol atingirá uma altitude máxima de  90º+23,45º-31,22º = 82,23º? Ou seja, 82º 14' ?
É correcto dizer que o comprimento da sombra (não sei se se pode chamar assim) que Eratóstenes viu era 7º 46' ?

(Ah, Carl Sagan, que me contaste as coisas de tal maneira no Cosmos que nunca mais me esqueci da história...)

7
Secção Solar / Re: Sombras do Sol
« em: Dezembro 02, 2009, 12:40:12 am »
Citação de: "rapidix"
aquele número em que saiu a maya de certeza que não precisaram de flash
Eh, pá... esse número da Maya foi o pior de todos! O erro não foi a falar das sombras do Sol! Foi na capa, mesmo! :lol: O mesmo já não se aplica à namorada do Javi Garcia... :sunny:  :sunny:  :sunny:
Mas agora a sério, quando li aquilo pareceu-me logo um erro crasso. Obrigado por confirmares que não estou enganado. :twisted:

8
Secção Solar / Re: Sombras do Sol
« em: Dezembro 01, 2009, 03:35:21 pm »
Vou mandar um mail aos gajos, a armar-me em provedor do leitor... :lol:

9
Secção Solar / Re: Sombras do Sol
« em: Dezembro 01, 2009, 02:03:06 pm »
Mas uma má construção frásica, neste caso é uma tenebrosa construção frásica!  :lol: Vou deixar aqui o texto completo da caixa respectiva, apesar de achar que não acrescenta nada:

"Ligue o flash quando o Sol está alto e se criam muitas sombras. As sombras desaparecerão com o flash, permitindo tirar uma boa fotografia com cores intensas e brilhantes."

Só tenho dois vícios: correr à beira-mar e gastar 3 euros mensais na FHM porque acho que são bem empregues. Mas acho que eles aqui mandaram uma bola ao poste com a baliza aberta... :lol:  :lol:  :lol:

10
Secção Solar / Sombras do Sol
« em: Dezembro 01, 2009, 01:08:01 pm »
Esta dúvida é um bocado estúpida. Ok, não é bem uma dúvida, é mais um pedido de confirmação.

Na FHM deste mês (pág. 46 para quem a tiver) está escrito o seguinte, acerca de uma nova máquina Polaroid:
"Ligue o flash quando o Sol está alto e se criam muitas sombras."

É impressão minha, ou as sombras criam-se quando o Sol está baixo? Posso estar a pensar mal, mas acho que não!

11
Discussão Geral / Re: Objeto não identificado
« em: Novembro 11, 2009, 01:50:31 am »
E esses professores normalmente ganham o título raro de "gajos porreiros", não é?
Gosto de professores que começam frequentemente as frases com "por exemplo"... é sinal que a seguir vem uma aplicação prática. Admira-me este não ter anfiteatro cheio a ouvi-lo. É deprimente uma cadeira com 80 inscritos só ter uns resistentes 15 ou 16 numa aula que vale a pena... (esta foi a parte em que me armei em cromo) :lol:

12
Galactica Caffe / Re: 1 minuto de astronomia
« em: Novembro 10, 2009, 01:24:56 am »
Volto a este assunto... São 1h15 de 2ª para 3ª feira e acabei de ver o Jorge Gabriel falar de matéria negra...
Deu na RTP2, a esta hora, depois de um programa tenebroso acerca de um órfão Russo que viveu nos caminhos-de-ferro. Nada contra isso, a não ser o facto de o programa ser HORRÍVEL, e toda a gente adormecer a vê-lo, tal como a minha mãe que teve a infeliz ideia de mudar para a RTP2 uns minutos antes (adormeceu de imediato, claro!).
Assim ninguém vê este curto minuto!

13
Discussão Geral / Re: Objeto não identificado
« em: Novembro 10, 2009, 01:00:58 am »
Mas por acaso eu acredito piamente que o professor esteja por dentro do assunto. Sem correr o risco de parecer que estou a dar graxa, até porque ele não vem cá (ACHO!  :lol: ), é daqueles profs informados que relaciona tudo com dados concretos sem se ficar pela teoria. Gosto bastante das aulas dele!

Eu acho que os professores deviam dar sempre boas notas aos alunos... nem que seja para os motivar! :lol:

14
Discussão Geral / Re: Objeto não identificado
« em: Novembro 06, 2009, 03:48:29 am »
Engraçado, que ainda hoje falei disto numa aula de Sistemas de Telecomunicações... O tema era órbitas de satélites e o facto de alguns serem visíveis, principalmente os de órbita baixa (LEO). Tive o meu momento quando o prof se admirou por eu já ter visto a ISS várias vezes, e por ter mencionado precisamente o facto de ela (des)aparecer de repente graças à sombra da Terra. Não se admirou por isso, admirou-se por eu saber! :lol:

15
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Novembro 06, 2009, 03:40:24 am »
Citação de: "kouto Higis"
com um frio danado olhando para o céu
No Brasil também há frio? Estou a brincar! :lol:
Citação de: "kouto Higis"
Séries como a do Carl Sagan foram combustíveis para imaginação e viagens cósmicas ainda que em pensamentos.
Incrível como uma série tão antiga não se tornará nunca obsoleta, e continua a inspirar gerações. Que saudades tuas, Carl Sagan...
Higis, só por gostares do Cosmos, já és ainda mais bem vindo!

Não tenhas problemas em colocar questões por cá. Esta malta é excelente para ensinar e partilhar conhecimentos, inclusive com tipos como eu, que ainda acho que volta e meia ainda faço perguntas demasiado básicas... :)

Páginas: [1] 2 3 ... 7