Astronomia => Actividades e Eventos => Tópico iniciado por: ricreis em Agosto 28, 2009, 06:54:58 pm

Título: AIA2009 - Galilean Nights (Noites de Galileu)
Enviado por: ricreis em Agosto 28, 2009, 06:54:58 pm
Depois do sucesso sem paralelo que foram as 100 Horas de Astronomia (estima-se que entre 1 e 2 milhões de pessoas terão passado pelos nossos telescópios a nível mundial), mais uma vez o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) procura reunir amadores e profissionais para mostrar as maravilhas do Universo ao público em geral.


O próximo grande projecto do AIA2009 chama-se "Noites de Galileu", que em Portugal funcionará em conjunto com o projecto nacional "E agora eu sou Galileu".

Entre os dias 22 e 24 de Outubro de 2009, convidam-se todos os astrónomos amadores e profissionais a disponibilizarem os seus equipamentos, para mostrar ao público pelo menos dois dos principais objectos de observação de Galileu - a Lua e o sistema Joviano.

Assim como nas 100 Horas de Astronomia, pedimos que registem as vossas actividades. Um site nacional dedicado ao "E agora eu sou Galileu" ainda está a ser concluido, mas até lá podem registar actividades no site internacional (http://galileannights.org)

Nesse site serão disponibilizados, durante as próximas semanas, vários recursos que podem ser utilizados nas iniciativas das Noites de Galileu.

Finalmente, e em especial para os amadores "mais avançados", haverá uma competição de astrofotografia (http://galileannights.org/competition.html).


Pela equipa das Noites de Galileu,

Ricardo Cardoso Reis,
Núcleo de Divulgação
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (http://www.astro.up.pt)
&
Grupo de Física Solar do AIA2009 (http://solarastronomy2009.org)
Grupo de Trabalho das 100 horas de Astronomia (http://100hoursofastronomy.org)
Grupo de Trabalho das Noites de Galileu (http://galileannights.org)
Editor - Portal to the Universe (http://www.portaltotheuniverse.org/)