Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Fil

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 175
46
Observações / Re: como "ler" uma carta celeste?
« em: Janeiro 09, 2011, 05:51:46 pm »
Olha, essa é uma boa ideia! Usar o Stellarium para treinar o ler das cartas!
Por exemplo começar com uma vista de grande parte do céu..  Depois olhar para a carta e procurar as estrelas no ecrã do computador.
Mas rapidamente se percebe que ajuda imenso encontrar logo um ponto de referência no céu, e na carta, como uma constelação.. A partir daí é tudo uma questão de distâncias, direcções, e "pontinhos de luz".. Daí em diante é só usar prática e técnica para apanhar pontos de referência (asterismos), e não nos perdermos no processo. Fazer figuras no céu e na carta como triângulos rectângulos, ou andar 1/3 da distância entre estrelas, etc..
É mesmo questão de prática.

No caso do céu, o pior às vezes é mesmo nós não nos perdermos.. porque a cabeça tem que andar muito entre olhar para cima, e olhar para a carta. A lanterna vermelha ajuda, mas há alturas que me apetecia espetar pioneses no céu :geek:

47
Viva, há sempre o site na NASA: Que tem muita boa informação em texto além das datas.
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html

De resto, alguns programas de "planetário" têm calendários de efemérides, e os eclipses costumam aparecer também.

Abraço,

48
Notícias / Re: Novo Site e Observatório Astronômico
« em: Dezembro 15, 2010, 01:38:37 pm »
Ena, está uma página bem interessante e recheada de informação! Gosto do "Céu do mês"!

49
Concursos / Re: A melhor foto : Outubro 2010 - Votações
« em: Dezembro 15, 2010, 01:34:11 pm »
Um belo cometa!

50
Discussão Geral / Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« em: Novembro 29, 2010, 06:16:17 pm »
Citação de: "AJC"
Olá Fil,
...então se quiser observar abaixo da estrela polar teria de colocar o eixo AR paralelo ao chão? Para observação visual, ou seja, para quem não intenciona astrofotografia, tem alguma vantagem na EQ em relação à azimutal?
O eixo de declinação, sim.
Quanto a ter vantagem, depende..  Se a ideia é observar nessa zona, a montagem Eq. não tem grande vantagem em termos visuais, porque o céu "mexe" mais devagar perto do Pólo.
A principal vantagem/função da montagem EQ é ter só um manípulo onde se mexer (ou se motorizar) para seguir a grande maioria dos objectos que há no céu sem dar grande trabalho, e sem fazer abanar muito o telescópio. Se o que se observar andar a uma velocidade constante, na direcção Este-Oeste, a montagem EQ pode simplificar seguir esses objectos. Se o campo real visto pela ocular através do telescópio for reduzido, e se estivermos a observar coisas numa zona em que o céu parece andar mais depressa (mais na zona do equador celeste, por onde costumam andar os planetas) então aí também convém ter uma montagem que permita não se mexer muito no telescópio e que permita acompanhar o objecto com facilidade: A EQ pode dar jeito)

51
Concursos / Re: A melhor foto : Novembro 2010 - Submissões
« em: Novembro 29, 2010, 05:35:28 pm »
Olha uma Roseta!.. Pois é, o unicórnio já começa a querer aparecer no céu...
Está Muito fixe!!

52
Discussão Geral / Re: ASTROMASTER 114EQ CALIBRAÇAO
« em: Novembro 19, 2010, 10:42:40 am »
As montagens equatoriais, foram pensadas para girar o telescópio em torno do pólo, mas mesmo assim, isto não quer dizer que não se consiga observar nessa zona. Estas montagens foram feitas com duas metades de céu em mente.. O "problema" delas, é obrigar-nos a dividir o céu na metade Este e metade Oeste. Quando se passa de um lado para o outro é preciso rodar o telescópio 180º em Declinação, e 180º em Ascenção Recta..  No caso da Polar, ou do cruzeiro do Sul, a zona abaixo dela até ao horizonte é facilmente acessível da mesma forma que apontando para o ponto oposto (no meridiano local, junto ao horizonte). A dificuldade que existe é em apontar a coisas perto do pólo, em si. Chamei-lhe dificuldade, porque não é uma impossibilidade, mas sim um incómodo. Para se deslocar o telescópio aquilo que parece ser um bocadinho de nada no céu, pode transformar-se num gigantesco movimento em Ascenção Recta. Nesse caso, o melhor é mesmo guiar-nos por um mapa "equatorial", e não tentarmos fazer "star hopping" nessa zona.. Por exemplo, é preciso treino para se centrar um telescópio numa montagem equatorial na estrela polar!

Em suma, não existe uma zona cega do telescópio, porque se não funcionar com o telescópio do lado Este da montagem, funciona com ele do lado Oeste.

Existe ainda um outro detalhe, que é se por ventura o telescópio não está assente na montagem de forma perpendicular ao eixo de Declinação. Se isto acontencer, então existe o tal ponto cego. Mas é só neste caso, que é suposto não acontecer. Há anéis que suportam os tubos ópticos que permitem ajustar isto, e em geral só costuma ser problemático se o campo visível pelo telescópio for muito pequeno (distância focal muito alta, ou muita amplificação).

De certa forma é o mesmo que acontecer com uma montagem altazimutal a olhar na vertical para cima, só com a diferença que as estrelas nessa zona se mexem muito devagar.

53
Astrofotografia: Digital / Re: Jupiter & GMV 4nov
« em: Novembro 17, 2010, 07:19:43 pm »
Belo Belo Belo!
Muito fixe, Xumi!

54
Concursos / Re: A melhor foto : Novembro 2010 - Submissões
« em: Novembro 17, 2010, 06:34:04 pm »
Alguém pediu spikes? :geek:

Aqui fica um Subaru, ou M45/Pleiades, do dia 6. Já não fotografa alguma coisa decente há uns meses valentes e foi bom voltar a fazer alguma coisa, finalmente!
Quem quiser ver maior, incluindo os defeitos associados, aqui fica um link para a imagem grande.

55
Com muito jeitinho podes construir uma baffle em cartolina preta e colocar à frente do redutor..  :s Só para testar, claro.. cartolina dá uma óptima papa com a humidade..

56
Astrofotografia: Digital / Re: Comparação: C9.25 vs Taka FS102NSV
« em: Junho 24, 2010, 01:14:22 am »
Pois, a definição de justiça é algo subjectiva :D heheh!

57
Astrofotografia: Digital / Re: Comparação: C9.25 vs Taka FS102NSV
« em: Junho 24, 2010, 12:24:47 am »
O seeing, em princípio não afecta (digo eu) isto porque para se compara a coisa "bem", reduz-se a imagem do C9.25 para a mesma resolução angular do FS102.
Ou seja, tenta-se que o "pixel" fique X vezes maior, onde X é 9,25"/102mm = 2.3 :mrgeek:

O que se consegue à mesma resolução angular nos objectos extensos é exposições mais curtas se conseguirmos aumentar o tamanho do pixel (por exemplo fazendo binning) No que toca a objectos pontuais fica igual. Se não se fizer binning, a coisa muda de figura.

Mas eu diria que normalmente, uma comparação entre telescópios de abertura diferente seria uma coisa injusta de se fazer... Ainda assim, olhando para estas imagens, muito pouco parece-me ser a diferença entre elas :P  Ou seja, se eu tiver que vender um FS102 para comprar um C9.25, e se for para fazer fotos com a mesma resolução angular, não vale a pena vender o FS-102.....   Claro que a maior parte das pessoas perguntaria ao contrário, se precisava mesmo de comprar um refractor ou se ficava com o C9.25 :)

58
Astrofotografia: Analógica / Re: Rolos de fotografia
« em: Junho 24, 2010, 12:09:50 am »
Bom, já começam a não ser muitas as lojas que os vendem..
No Porto e em Lisboa tens a Colorfoto.. Também tem loja online. Não é o sítio mais barato, mas acho que no que toca a rolos não acho que seja problemático.
Em geral só têm esses rolos as lojas mais "estabelecidas".. Pelo menos aquelas lojas que se gabam de terem uma data de clientes profissionais ou de renome, e assim.. Mais ninguém compra disso :P
Mesmo assim, às vezes a gente vai lá e eles dizem "estamos à espera, ainda não vieram"...

59
Viva Paulo!
Ena, que belas fotos!
Aí esses arcos tem mesmo aspecto de ser uma reflexão interna. E aposto que na direcção do centro de cada círculo terás uma estrela brilhante.. ;)

De onde vêm esses arcos de circunferência?.. err. pois, não sei.. Sugestão a ver se melhora, arranjar um "dew shield".. ou "flockar" o interior do C9.25 :s ou procurar arestas brilhantes no percurso da luz (focador talvez).. Mas não acho que seja fuga de luz de alguma coisa..

60
Astrofotografia: Digital / Re: M57 - final....agora é que é !
« em: Junho 04, 2010, 05:10:21 pm »
Que bela M57, Paulo!!

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 175