Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - apie

Páginas: 1 [2]
16
Diversos / A Primeira Calculadora Astronómica
« em: Março 25, 2007, 02:34:02 am »


Investigadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, desvendaram a enorme complexidade do "Mecanismo de Antiquitera", uma ferramenta astronómica elaborada no século II a.c. que, segundo os cientistas, permitia prever, entre outros acontecimentos, os eclipses solares e lunares através de cálculos matemáticos que os babilónios possuiam na altura.

As conclusões da investigação deste mecanismo, que deve o seu nome à ilha grega de Antiquitera, local onde foi descoberto em 1901 entre os restos de um navio romano naufragado, foram publicadas na revista "Nature".



O dispositivo grego contém uma complicada maquinaria com cerca de trinta engrenagens. Esta ferramenta é técnicamente mais complicada que qualquer outra que foi inventada nos mil anos posteriores ao seu fabrico.

Fonte: http://eumesmo.nireblog.com/cat/astronomia
APIE

17
Galactica Caffe /
« em: Março 24, 2007, 03:56:57 pm »
Citar
Emanuel:
- Ganda sorte a tua!!

Citar
NMS:
- O meu nome é Marta Santos...


...é a "culpada" de tudo!  :lol:

18
Terra / Terra "Snowball" com pontos quentes!
« em: Março 24, 2007, 03:14:09 am »

Créditos da imagem: NASA

Há muito que os geólogos planetários teorizam que o planeta Terra teve períodos de glaciação global a que chamaram eras "Snowball Earth" (Terra Bola de Neve). Supõe-se também que durante esses períodos a temperatura do planeta seria tão baixa que os oceanos congelariam por completo e tudo ficaria submergido em gelo. A maior parte da luz do Sol seria reflectida para o Espaço, prepetuando assim a era glaciar...

...mas novas evidências colocam esta teoria em causa. Ao analizarem rochas sedimentares da era glaciar, os investigadores descobriram evidências de ciclos de calor e frio num período entre 850 e 544 milhões de anos atrás, altura em que supostamente o nosso planeta atravessou uma era glaciar. Em vez de estar completamente congelada, aparentemente a Terra teria "pontos quentes", em ambiente líquidos, locais estes onde a evolução geológica pode continuar.

Um congelamento global teria sido devastador para a vida na Terra. Sem oceanos (líquidos) não poderia haver evaporação, nem sistema climático funcional. O gelo refleteria a maior parte da luz solar, mantendo a Terra permanentemente gelada. Foi por pouco que a vida na Terra escapou à extinção total...

Fonte (vp): http://eumesmo.nireblog.com/cat/astronomia
Fonte original: http://www.universetoday.com

APIE

19
Galactica Caffe /
« em: Março 24, 2007, 01:54:45 am »
Boa noite a todos!
O meu nome é Nuno Meireles, sou novo cá mas já me deparei com alguns nomes conhecidos de "outras andanças". No Astrofórum (http://astronomia.ultimate.pt/forum/) sou conhecido por "apie", nome que resolvi adoptar também por cá. Tenho 28 anos e vivo em Paços de Ferreira (a mais que conhecida "Capital do Móvel"). Desde a semana passada que possuo um blog, onde coloquei uma categoria dedicada exclusivamente à Astronomia (http://eumesmo.nireblog.com/cat/astronomia), nada de muito especial, afinal é a minha primeira experiência em blogs... mas o meu gosto pela Astronomia não começou na samana passada, não! Também não vou dizer que vem desde pequenino, era mentira! A coisa deu-se à cerca de sete anos atrás, quando me apaixonei, não pela Astronomia mas por uma jovem estudante que terminava o ensino secundário e que sonhava ser astrónoma. Hoje, ela já é astrónoma e eu estou "contaminado pelo bichinho" da Astronomia. Entretanto já fiz um "Curso de Formação (muito, muito) Intensiva em Atronomia" organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto; já investi muitos euros em (pouco) material; estive nas Astrofestas de Nisa, Constância, Lamas de Mouro e Proença-a-Nova; estou frequentemente no CAUP; ...e não tarda, estou casado com uma astrónoma. A minha vida já não é o que era... :lol:  a Astronomia impera!

Não prometo muitas participações, pelo menos nesta fase inicial, mas vou estando atento... a gente vê-se por aí!!

 :wink:
Grande abraço!

APIE

Páginas: 1 [2]