Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - devoid

Páginas: [1]
1
Observatórios / Observatório Parque Biológico de Gaia
« em: Maio 05, 2010, 07:01:23 pm »
Aparentemente a noticia já é bastante antiga, no entanto agora é realmente possível ver que o dito observatório do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia está praticamente concluído.



Ainda não se sabe qual a data da inauguração, ou mesmo a "máquina" que vai ser utilizada, mas o esforço já conta.
Pena o local não ser muito propicio a observações, muita luz... sei disso porque vivo praticamente ao lado.

Edit:

Mais novidades oficiais aqui.

2
Diversos / Flightcase LXD75
« em: Maio 05, 2010, 03:06:00 pm »
Olá.
Decidi partilhar aqui o projecto e construção da minha flightcase costum made para um Meade LXD75 N6.
Este projecto foi relativamente barato uma vez que a excepção da compra de ferragens, polietileno e tinta, tive principalmente a ajuda de amigos :D , um designer que desenhou a caixa e a estrutura interior, assim como me ajudou na escolha dos materiais e também no corte do polietileno, e um carpinteiro que construiu a caixa e montou as ferragens, assim como aplicou a pintura de Warnex.
Não tirei grandes fotos de todo o processo, mas cá esta o resultado final.



1. Desenho e medidas da caixa em Rhinoceros.


2. Ferragens.
2xPegas com mola
6xCantos
2xFechos Borboleta
2xFechos (acabei por optar pelos borboleta)
2xRodas de canto
4xDobradiças
CVA Electrónica

3. Desenho e medidas de corte da estrutura interior em Rhinoceros.


4. Placa de espuma de polietileno de alta densidade CxLxE=3 x 1.6 x 0.03 m.
Da Hora

5. 1kg tinta Warnex preto texturado.
Santos Som

Tudo isto foi feito com tempo, penso que desde a ideia inicial até ao acabamento final deve ter passado 2 anos, mas o resultado final foi bom e visto que apenas custou uma fracção do que seria se tivesse realmente optado por encomendar foi ainda melhor (perto de 300€ melhor).
Existem alguns elementos comuns em flightcases que não optei, nomeadamente cantoneiras nas arestas, iriam dar outra rigidez e protecção a peça, mas ao mesmo tempo ia encarecer e também aumentar o peso drasticamente.
Em conjunto com um saco (feito em restos de ganga pela minha mãe) para o tripé, e como o caixa pode ser usada como trólei, posso literalmente carregar todo o telescópio e acessórios sozinho, pelo menos em pavimento liso...  :-D e cabe tudo mesmo a justa numa bagageira de um corsa.
De futuro tenho ideia de trocar as dobradiças que são bastante frágeis por algo mais robusto.

Caso tenham alguma questão ou queiram ver mais pormenores é só pedir.

3
Discussão Geral / ETX novamente no LIDL
« em: Abril 30, 2009, 09:07:24 am »
Aparentemente vai estar a venda de 30/4 a 6/5, não tenho a certeza do modelo... talvez ETX70? Não há no entanto referencia quais são as zonas/lojas do país onde vai estar, se bem que vivo na área do Porto e foi onde recebi o folheto.

[attachment=0:ezscv8c1]lidl2.jpg[/attachment:ezscv8c1]

PS: Se alguém estiver interessado num útil cortador de maçãs, também vai estar a venda por 4.99€ (salvo erro tipográfico) :lol:

4
Astrofotografia: Digital / Primeira captura - Saturno
« em: Fevereiro 17, 2009, 01:34:09 pm »
Pela primeira vez consegui colocar Saturno a frente da maquina. Não que tenha ficado bom... mas é um começo. Viver num apartamento rodeado por montes de lampiões é o que dá.
De qualquer forma, neste momento estou mais desiludido do que propriamente entusiasmado, uma vez que não ficou com qualquer tipo de detalhe, apenas uma bola branca.
Alguem me sabe dizer o porquê?

[attachment=0:2pfhua1y]sat4.jpg[/attachment:2pfhua1y]13/02/2009

O meu setup foi:
Meade LXD75 - N6 (152mm diâmetro 762mm focal [F5])
Philips ToUcam (firmware SPC900) sem qualquer tipo de mod, em prime focus +TeleVue Barlow 3x
Apenas fiz um pequeno vídeo, o qual passei pelo RegistaxV4.

5
Diversos / Fonte Alimentação (DIY)
« em: Agosto 04, 2008, 02:39:31 pm »
Olá!
Ainda que não tenha consumido as 8 pilhas D do meu LXD75, vou agora optar por um fonte de alimentação com base numa bateria de 12v.
O esquema é simples mas quero tornar a coisa foolproof, nomeadamente a polarização. Como já vi que há aqui neste fórum pessoal que domina electrónica, queria confirmar se o seguinte esquema é de facto seguro e qual o melhor componente(s) a utilizar.
http://www.weasner.com/etx/techtips/power2.html

Ou seja, de modo a que ao ligar os crocodilos a polarização seja indiferente, qual o modelo de ponte rectificadora mais aconselhável para este caso? Sei que ligar vermelho-vermelho e preto-preto não é propriamente difícil... mas caso tal acidente aconteça é o verdadeiro desastre, e se se adicionar um ligação feita no escuro acho que as probabilidades aumentam.
Já agora, alguém sabe qual é modelo exacto do Jack que se utiliza nesta montagem?

Obrigado pela vossa atenção!  :sunny:

6
Astrofotografia: Digital / Limpeza do Sensor
« em: Julho 27, 2008, 12:59:53 pm »
Olá a todos!
Gostava de saber a vossa opinião/experiência em relação aos vários métodos de limpeza de um sensor de uma maquina digital.
Em causa está o sensor CCD da minha Nikon D60 que esta mesmo a precisar de uma limpeza ao pó, e agora que penso nisso a minha ToUcam também precisava do mesmo.

Considerada a melhor forma para limpeza de DSLR é mesmo o método Sensor Swab + Eclipse/E2, como está descrito aqui. Mas existem vários.
Estou a considerar adquirir um blower Giottos Rocket Air (este pode ser facilmente adquirido em qualquer loja física), e um pack sensor swab/pec pads + E2 (este é bem mais caro, e existe um representante Português, onde se pode pelo menos fazer a encomenda online, se bem que o preço não é o mais desejavel. Mais vale mesmo eBay para tal).

7
Astrofotografia: Digital / Prime Focus
« em: Janeiro 25, 2008, 09:44:59 am »
Olá!
Espero conseguir exprimir-me. Após muita pesquisa, continuo sem perceber o conceito do Prime Focus, pelos simples motivo de:
Uma vez quando utilizo o meu Newtoniano com uma ToUcam (sem a lente), apenas consigo obter imagem quando utilizo um barlow. Ao tentar usar apenas a ToUcam, nada. O que faz sentido, uma vez que o espelho secundário não é uma lente, e o ccd da maquina não vai obter uma imagem.
Mas a duvida persiste, afinal como se usa o Prime Focus? Apenas é possível com barlows ou mesmo redutores? A mesma duvida aplica-se a utilização de um DSLR, uma vez que estou prestes a adquirir uma, não é só para astrofotografia lógico, mas vou querer experimentar.

Obrigado!

Páginas: [1]