Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - nunoagameiro

Páginas: [1] 2 3 ... 17
1
O Fórum Galáctica / Re: Céu profundo
« em: Abril 07, 2011, 10:18:59 am »
Se é para fazer uma fotos também, não vale a pena a trocar para o 150mm - a diferença não é muita. Como o 130/900 que tens é um pouco "longo", sugiro que procures um redutor de focal (0.5x) para usar juntamente com a máquina. Tecnicamente passaria a ser um 130/450, com a vantagem de apanhar um campo maior e ser mais fácil guiar. Só não sei é se consegues encontrar um redutor de focal "standard" de 2"...

Não costuma ser possivel usar redutores focais em reflectores, a menos que se usem focadores de muito baixo perfil, e mesmo assim....

2
A Loja Galáctica / Re: Novo design da loja
« em: Março 06, 2011, 04:11:13 pm »

A unica dificuldade que tenho por vezes, é aquela caixinha preta com informação no canto superior esquerdo que teima em não deixar fazer scroll nas páginas. É necessária alguma insistência, por vezes exasperante.

De resto, parabéns. Uma cara lavada é sempre positivo  :)

3
Votações / Re: Qual o que preferem?
« em: Março 04, 2011, 08:47:07 am »

Para mim, a resposta era "de caras"....refractor.

com aberturas idênticas (contando com a obstrução), só o facto do Mak ter de ser colimado, já tinha decidido  :D

Mas isto sou eu e a minha alergia à colimação....

4
Dúvidas na Compra / Re: Compra do 1º Telescopio
« em: Março 02, 2011, 10:04:03 am »
É que para céu profundo é melhor uma focal mais rápida. Daí eu pensar num redutor focal...  <!-- s:s -->:s<!-- s:s -->
Para visual, a distância focal não tem grandes implicações, a menos que tenhas uma focal gigante, e ai sim, precisas de um redutor para que possas ter mais campo. De resto, nao vejo a necessidade de usares um redutor. Para além do mais, vais introduzir quase de certeza ainda mais aberrações.
O redutor é util, na astrofotografia.

O que em visual se usa, habitualmente, é precisamente o contrário, uma Barlow para aumentar a focal, principalmente para a observação de planetas.

5
Astrofotografia: Digital / Re: Extensor de distância focal
« em: Março 01, 2011, 09:19:29 am »
Qual é o telescópio ?

Nos refractores, o porta oculares na maioria das vezes dá para desenroscar um bom bocado e ganhares 1 ou 2 cm de tubo.

6
Dúvidas na Compra / Re: Compra do 1º Telescopio
« em: Fevereiro 27, 2011, 12:56:44 pm »
Citação de: "waldju"
Deixo a namorada em caso e ando com o Dob ao lado  
Então, mas onde é que está a duvida :D  8)

Este tipo de DOB's habitualmente têm 1m - 1.10m de comprimento. Neste caso a primeira coisa a fazer, é medir o carro :)

7
Dúvidas na Compra / Re: Compra do 1º Telescopio
« em: Fevereiro 27, 2011, 08:52:00 am »
Vou mandar aqui um bocadinho mas lenha para a fogueira  :D

Se o teu problema maior é a portabilidade, vou ter de concordar com o Orion_PKFD, mas duas polegadas abaixo.

Um DOB de 6 não só já dá para observar muitíssimos objectos, mas também é portátil. Não te esqueças que é possível transportá-los como uma mala, pois têm uma pega para esse efeito. Agora deves estar a pensar que ocupa mais espaço. Se calhara, sim, mas se pensares em tudo o que tens de levar com outro tipo de montagens, vais chegar à conclusão que nao é assim tão mau. Com os dois da Celestron e da SW que indicaste, por exemplo, têm a cabeça da montagem, o tripé, o telescópio, etc, etc etc....  
Com um DOB de 6, em muitos casos é possivel levar tudo numa unica peça

Citação de: "waldju"
1º Distância focal mais longa (maior detalhe planetário), mas continua com a focal rápida;
2º Focador 2" que poderá dar uma visão mais alargada e adaptar uma DSRL com campo de visão maior;
3º Mais precisão no alinhamento e melhor correcção automática (penso eu...)

1)Atenção que distância focal longa, não quer dizer maior detalhe. Esse consegue-se com dois factores. Abertura e qualidade opitca. O que vais ter, é maior amplificação com a mesma ocular no telescópio de maior focal.

2)O focador de 2'' é importante sim Sr para fotografia. Para visual, acredita que nao vais observar assim tantos objectos que não consigas com uma ocular de 1.25. Quanto à DSLR, também podes usa-la com focadores de 1.25, vais é ter Vigneting que "nunca mais acaba"

3)Alinhamento por 3 estrelas FAZ diferença. É util para corrigir eventuais erros, tais como "cone error" ou mau alinhamento polar. Mas apenas se tiveres acesso a zonas com a totalidade do céu. De outra forma, nao faz muito sentido. Alinhamento por 2 estrelas, é mais que suficiente. Sobre este assunto, e metendo também a colher, o EQMOD ligado à minha HEQ5 não impõe limite de linhamento; posso usar 100, 200 ou mesmo 1000 estrelas se quiser  :D    A verdade é que nunca usei mais de 3  :lol:

Se é bem verdade que o melhor telesócopio é aquele que vai ser usado, e no teu caso e muito bem estás preocupado com a portabilidade do mesmo, nao te esqueças que a diferença entre olhar para a M31 e ver uma mancha, ou ver ja qq coisa pode fazer toda a diferença nessa mesma utilização.

Minha opinião, em resumo. Refractores são muito bonitos é um facto, mas vais ficar limitado aos objectos que consegues observar. Vais ver alguns enxames, uma ou outra nebulosa bem como uma ou outra galáxia. Mas não esperes muito detalhe dos mesmos. Planetas? Enfim, sim...mas.
Um DOb de 6 ou mesmo de 8. Continuam a ser portáveis, quando comparados com um refractor montado numa montagem, ja consegues ter acesso a uma enormidade de objectos, e em muitos deles observar detalhe nos mesmos. Planetas? Mais uma vez nao ha que enganar; abertura é regra. A amplificação com as focais relativamente baixas com que se constroem os telescopios hoje em dia, consegue-se com uma boa Barlow.
A minha opinião quando estás a falar de portabilidade é que estás a tentar pensar apenas no telescópio em si, mas estas a esquecer-te que o mesmo tem mais equipamento para funcionar.  A diferença entre os dois que indicaste ou um dob de 6 não é a portabilidade, mas o volume.

Pensa bem.

8
Astrofotografia: Digital / Re: A minha 2ª LUA!
« em: Fevereiro 25, 2011, 01:15:01 pm »
Bonita Lua, sim Sr.

Tomei a liberdade de lhe fazer uns arranjos pessoais. Espero que nao leves a mal

Abc
[attachment=0:32fbn5kr]moon.jpg[/attachment:32fbn5kr]

9
Dúvidas na Compra / Re: quero comprar um mini telescopio
« em: Janeiro 17, 2011, 12:05:23 pm »
Citação de: "joao marum"
Qual é a regra a respeitar? A pupila dos nossos olhos em condições excelentes, não ultrapassa os 7mm, pelo que devemos evitar oculares que dêem pupilas de saída superiores a este valor, senão estaremos a desperdiçar luz.
Condições excelentes e visão e local de observação, o que é bastante importante. Curiosamente também pode acontecer o inverso. Teres uma pupila de saída superior à pupila dos olhos.  

Citação de: "joao marum"
E depois há outra grande vantagem em ter um F10 em vez de um F5. Por um lado, não é tão sensível a descolimações, ( mais importante se estivermos a falar de reflectores de newton que descolimam facilmente)
Se estiver enganado neste ponto, corrijam. Mas penso que ambos têm a mesma sensibilidade à descolimação. Vais é nota-la mais no F5, o que torna as colimações menos frequentes no F10.

Não posso deixar de aconselhar "A Biblia"...."Telescópios" de Guilherme de Almeida. Aborda estes e outros assuntos. Um livro a ter sempre presente.

10
Binóculos / Re: Decepção com binóculos 20x80
« em: Janeiro 12, 2011, 06:14:33 pm »
Pela descrição da observação de Jupiter e com a "estrela que se assemelhava com Jupiter", estava quase tentado a dizer que os binóculos não estavam bem focados. Presumo, pela descrição, que a estrela se assemelharia a Jupiter no tamanho aparente. Se assim for, era preciso que a qualidade optica fosse mesmo miserável, para que uma estrela surgi-se desse "tamanho". Pelo mesmo facto, poderás não ver tanto quando o possível com essa abertura da Lua.

Tenta, antes de observar Jupiter, focar um objecto o mais longe possível, como um poste distante ou uma antena. Tem é de ser o mais longe possível. Só mesmo para descartar esta hipótese, ainda que mais improvável.

Concordo com o Emanuel; o rebordo azul, é sem dúvida ma correcção cromática.

A ter em atenção, que com essa abertura, Jupiter não se irá mostrar muito mais que uma bola branca. Aliás, ou muito me engano, ou tudo o que irás conseguir ver, são mesmo 5 bolas brancas; Jupiter e 4 das suas luas.

Agora as bolinhas sarapintadas é que me deixam sem palavras. Eu vejo "bolinhas" na imagem, precisamente quando o telescópio não está bem focado, e devido a isso nota-se tudo o que é pó nas lentes, mas nunca vermelhas.
Acontece algo idêntico também, quando existem luzes reflectidas nas lentes, mas nesse caso percebe-se perfeitamente do que se trata.

11
O Fórum Galáctica / Re: Céu profundo
« em: Janeiro 10, 2011, 05:50:46 pm »
Citação de: "waldju"
O meu telescópio foi comprado na Astrofoto, em que o Sr. Raimundo Ferreira, após longa e apetitosa conversa, me indicou este telescópio com esta montagem.
Não ha que enganar....ele esteve MESMO a falar com o Sr Raimundo  :-D

Citação de: "nunomac"
Diz-me uma coisa, vejo que tens instalado não só o motor em AR mas também o manípulo de controlo manual.
Foi intencional para a foto?
Essa combinação é um bocado perigosa, se estivermos a observar temos a tendência a agarrar no manípulo e
rodá-lo. Se o motor estiver engatado no eixo não é muito boa ideia. Vejo também o mesmo no Eixo DEC mas
esse está munido de uma "embraiagem" que se desengata para mover o eixo manualmente.
Tens razão nisso Nuno, mas andar sempre a pôr e tirar os manipulos de ajuste fino, não só é uma grande "seca", como se os mesmos forem de plástico, a rosca vai começar a desgastar...e também é perigoso.

Citação de: "nunomac"
Ai esse aquário ao pé dos contrapesos, está mesmo a pedi-las
Quanto a isso (e como agora também tenho esse hobie), deixo uma pergunta; tens termostáto no aquário? Se sim, parece que o termómetro está no mesmo lado. Mas pode ser derivado ao facto do ângulo da foto. Se assim fôr, a água do lado oposto, nunca vai estar a temperatura que pretendes. MAs pronto, não só fica para outros foruns, como peço desculpa por me estar a meter... :geek:

12
O Fórum Galáctica / Re: Céu profundo
« em: Janeiro 08, 2011, 06:40:44 pm »
Só uma questão. O teu telescópio é Newt, certo? Se for, atenção ao uso dos redutores; nem todos os Newt os permitem, pois ficas sem conseguir focar.

13
Binóculos / Re: Quais os melhores binóculos para mim? ;P
« em: Janeiro 05, 2011, 03:11:11 pm »
Olá, apesar de nunca ter tido uns binóculos, deixo aqui uma opinião.

Com a compra de uns binóculos perde-se algo muito importante; a intermutabilidade de oculares, o que pode ser de extrema importância em alguns objectos.
Apesar de eu perceber que é muito mais confortável a visão bi-ocular, não creio que seja mais vantajoso a aquisição de uns com essa abertura. Se o teu problema era o transporte, ou muito me engano, ou estes também não vão ser nada fáceis de transportar. Apesar do desenho ser diferente (telescópio - binóculos), estarás a transportar algo como 2 telescópios de 100mm (tendo em conta a focal do mesmo).

Pondera muito bem, se não será melhor a aquisição de um telescópio de 80mm com uma distância focal curta. São leves, e bastante simples de transportar.

14
Concursos / Re: A melhor foto : Dezembro 2010 - Submissões
« em: Dezembro 20, 2010, 10:27:49 am »
Citação de: "nunomac"
Hohoho. E não foi preciso esperar muito  Uma bela foto. Excelente. Esse ha esta a dar cartas!

Obrigado Nuno.

Fiquei fã destes filtros. Não só são excelentes, como permitem fotografar em céus "miseráveis", como é o caso do de onde tirei esta foto.

Como será usar um filtro destes numa galáxia? Tenho de testar...

15
Concursos / Re: A melhor foto : Dezembro 2010 - Submissões
« em: Dezembro 19, 2010, 05:57:21 pm »
Este mês também particípio.

NGC 2237, 10x600s, com filtro Astronomik Ha 12nm
Canon 1000D modificada, Orion ED80 a F/6, HEQ5, PHD, EQMOD, IRIS e CS5
Muita PL.
Preciosa ajuda do Rui Branco e do Nuno Carregueira, principalmente na redução de ruido.

[attachment=0:20a8ugdq]ngc2237ha10x600.jpg[/attachment:20a8ugdq]

Páginas: [1] 2 3 ... 17