Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - vic_nunes

Páginas: [1] 2 3 4
1
Ora aqui vai, tarda mas chega... :D aqui vão algumas das fotos do encontro
























Abraços

2
Olá Pessoal,

pois é, deveria ser eu a fazer as honras da casa, mas neste momento estou sem internet em Casa (Redondo), pelo que não pude vir aqui ao forum comentar...

Mas aqui vai!

O encontro correu bem melhor que o esperado, em relação ao tempo, pensei que estivesse bem pior e que não pudessemos fazer observações, mas enganei-me redondamente, e ainda bem... Mas começando pela Sexta feira, pois, melhor, não começou, devido ao céu completamente nublado que esteve, mas no Sábado começou-se a fazer a recepção aos participantes, observando o Sol trocando umas palavras, e conhecendo o pessoal. Depois a abrir as Palestras tivemos o Zé Matos que falou sobre a ISS e a Missão Astrolab, vimos um filme a 3D que não se conseguiu ver melhor devido á luminosidade excessiva da sala, depois passou a vez ao Guilherme de Almeida que fez uma Introdução ao Céu Nocturno, esta palestra virada para os mais "novos" nesta matéria da Astronomia, depois o Pedro Ré Falou sobre Astrofotografia Digital, e Novamente o Guilherme de Almeida a falar sobre os Telescópios...
EM relação á quantidade de publico durante as sessões, tivemos uma média de 30 pessoas, e ao jantar esse numero subiu para as 39 pessoas, que mal cabiam no Restaurante :shock:  o número inicial era de 27 pessoas e subiu mais uns quantos... O que foi muito bom!
Depois do Jantar convivio avançámos então em direcção á Barragem da Vigia, o pessoal chegou praticamente todo ao mesmo tempo, e começámos a montar o material. Infelizmente não fizemos a Maratona, devido ao facto de ja termos chegado ao local pelas 22:00 e depois também pelo facto de qeu o horizonte Este ter assim uns Sobreiros a tapar a visibilidade! O local demarcado para as observações foi pequeno para todos os carros com telescópios. Se não me engano havia pelo menos 8 Telescópios, sendo o Rei da Festa, o Obsession de 15" do Alberto Fernando. Mas o pessoal ia-se dividindo pelos vários telescópios que havia por lá, ia-se tirando dúvidas, conversava-se, trocavam-se ideias... Enfim o Habitual nestas noites de Observação em conjunto.

Resumindo, acho que correu praticamente tudo bem (acho eu....), so o restaurante é que foi um pouco demorado... Mas em relação á Astronomia acho que a coisa correu muito bem! Tivemos um Céu bom, embora houvesse alguma instabilidade abaixo dos 30º, mas no zénit a coisa estava muito boa!

Quero Agradecer aqui publicamente aos 3 Palestrantes, e a todos os que estiveram presentes!

Abraços e para o ano espero realizar mesmo uma Maratona Messier, o local será ali por perto, mas desta vez vou tentar arranjar um planalto e começar logo pelo "Lusco-Fusco"!

3
Olá a todos,

Pois, o tempo parece q não ajuda, mas tmabém este fim de semana apanhei literalmente uma molha e ao fim de 20 minutos, o céu estava completamente limpo... A ver se as coisas correm para o melhor!
Em relação ao jantar, ainda não tenho o preço certo, mas estará ou nos 10€ ou nos 12€ por pessoa. E como ja se disso por aqui, um dos pontos importantes destes encontro é o convivio e a troca de ideias/impressões. E claro se o tempo ajudar nós agradecemos!  ;-)

Abraços

e espero-vos por cá!

4
Epá!!! ;-)  isto tá muito bom! é Pena é ter 206 Paginas...

Se fosse um documento mais pequeno até eu facilitava isso. de qualquer das forma vou ter formulários disponiveis para quem quiser...


Abraços

5
Olá a todos, peço imensa desculpa, mas tenho estado cheio de trabalho esta semana e so hj vim ao forum...

Então é assim:
1- Electricidade: Não há. MAS, estou a tentar arranjar um gerador pra malta da fotografia, principalmente.
2- A malta da fotografia vai ficar ligeiramente afastada, mas também podem ficar todos juntos... O afastado é so alguns metros!

3- Em relação á maratona... Epá é a primeira vez q tou a organizar uma cenas destas, e como tal o que eu tinha pensado é fazer um formulário, com os objectos ordenados pela ordem que devem ser observados. Os forms têm as coordenadas dos objectos, e depois um campo para a hora q foi observado/fotografado.
Em relação a este ponto agradecia mais ajuda de quem ja tenha participado numa cena destas...

 :-D Estou a ver que este ano consigo arranjar malta pra um encontro a sério... Obrigado a todos desde já!
Abraços

6
Olá a Todos, em relação aos telescópios, Qual gozar qual que?! a malta traz o que tem e o que pode trazer, todos são bem vindos!

Em relação a mais informações, ja podem encontra mais informações no site do NAR http://nar.pt.vu se seguirem os links há la um com mais informações que inclui um link com informações sobre alojamentos, uns mais caros, outros menos. Mas nada melhor que entrarem em contacto com os respectivas entidades.

Mais, se alguem quiser acampar no local pode faze-lo, mas, não ha WCs e como tal nos vamos disponibilizar o acesso aos balneários do Pavilhão Desportivo de Redondo. Uma nota, o terreno praticamente não tem pedras, e é muito plano. Podem montar as tendas e junto a elas o equipamento. Outra nota, haverá policiamento, de vez em quando, pelo menos uma vez por noite a GNR da la um pulo, de forma a garantir a segurança do pessoal, não é que aqui haja criminalidade, mas para deixar o pessoal mais descansado, sobretudo quem está acampado. Eu pessoalmente nunca tive problemas e normalmente vou sozinho para o campo. e como aquilo é mesmo preciso ir de proposito para ali, não ha curiosos, a não ser os que o sejam pela astronomia.  ;-)

Mais alguma questão... estarei disponivel

Abraços

7
Actividades e Eventos / Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« em: Fevereiro 29, 2008, 02:59:49 pm »
Então Olá a todos,

Tenho andado um bocado afastado do forum devido a minha situação profissional até a pouco, ams agora ja tenho mais algum tempo livre.
POis, deveria ter sido eu a criar o Tópico , mas foi o amigo JAC... Desde já Obrigado pelo Facto :-D !

Então é assim, o cartaz irá estar disponivel no site do Núcleo Andebol de Redondo, a Associação pela qual estou a Organizar o Encontro. http://nar.pt.vu

Este ano contamos com 3 palestrantes, o José Matos, o Guilherme de Almeida, e o Pedro Ré. Ao todo serão 4 palestras.

Em relação às Observações, vamos realizar uma Maratona Messier, e quem queira "Actualizar" ou criar os seus catálogos Messier podem faze-lo. No local de Observação iremos disponibilizar uma area restrita para quem queira fazer astrofotografia, e assim evitar os "Curiosos" e as luzes que as vezes aparecem.

Em relação ao céu, as únicas luzes que se vêm é no horizonte norte e estão a 10Km (REdondo), por isso imaginem um cém sem luzes num raio de 10Km, o restante céu é bem escuro, atingindo com facilidade Magnitue visual entre os 4 e 5.

No Site do NAR irei colocar também um mapa da localização, informação sobre alojamentos, e restaurantes.

QUalquer dúvida que tiverem, enviem-me um post ou E-mail.

E Espero-vos por cá este ano!

Abraços

8
Galactica Caffe / Re: Astronmia em montargil
« em: Fevereiro 29, 2008, 02:45:20 pm »
Olá, Claro que podes por esta ideia em prática. Eu neste momento estou a organizar um encontro no final de Março no Redondo, e também comecei do ZERO, esta é a 2ª edição e ja conta com palestrantes. Por isso, para começar(Leia-se, Organizar Observações), não se precisa de qualquer investimento, nem apoios publicos e/ou privados, apenas bastante boa vontade de receber o pessoal. Podes organizar um 1º encontro que onde se façam apenas observações.
O único trabalho que tens é mesmo arranjar contactos de locais para alojamento, e de restaurantes, e fica sempre bem um jantar convivio...
Alem disso aí em Montargil sempre ha o parque de campismo que facilita a vida a quem não quer gastar muito dinheiro.

Se precisares de ajuda, posso não ser a pessoa com mais experiencia, mas o que puder... conta comigo.

Abraços

9
Ola a todos, ainda não tinha arranjado um tempinho para falar do Evento, mas aqui vais uma breve descrição dos acontecimentos...

Na sexta feira fui para o local de observação por volta das 21:00, por volta das 21:30 apareceram mais 2 pessoas do Redondo, digamos que ainda são uns "Astrocuriosos" que tinham 2 pequenos refractores, entretanto, montei o meu Setup (LXD55 SN 6"), ajudei os outros 2 amigos a montar os 2 telescópios deles e estive a explicar-lhes como funcionam as montagens equatoriais... entretanto começaram a chegar algumas pessoas ao local... foi-se observando, explicando as pessoas o que estavam a ver... enfim o normal para quem não conhece muito desta area...

Um pouco mais tarde chegou o colega Carlos Bernardino, o único astrónomo amador além de mim neste evento. Lá montou o Setup dele, e começou-se a observar... é claro que os participantes adoraram as imagens debitadas pelo telescópio de 10" do amigo Carlos... Tivemos cerca de 20 pessoas no local, algumas aguentaram até a 1:00, depois, fiquei eu e o amigo carlos a fazer testes com filtros e oculares, e a tentar observar objectos extremamente difusos...
Embora as condições não fossem as melhores, mas deu para observar e conseguir distinguir a nebulosa da América do Norte com OIII.

No sábado, não houve nada pra ninguém, pois o céu esteve encoberto o dia quase todo e á noite então ainda estava pior, dirigi-me para o local, ainda consegui observar andrómeda durante 20 minutos, ainda estiveram algumas (poucas) pessoas, mas depois abandonámos o local, pois não dava para ver nada, o céu ficou completamente encoberto...

Tenho pena de não ter tido mais aderência, mas de qualquer forma para o ano há mais, talvez num outro formato...

De qualquer forma quero agradecer a todos os que divulgaram e participaram no Encontro, e especialmente ao amigo Carlos pela sua presença no encontro.

Para quem não foi por causa das condições meteorológicas, na sexta feira, esteve um céu muito razoável... e deu para ver muita coisa mesmo, aliás, mais coisas do que nos arredores de LX em dias com um seeing muito bom para aquela zona... a (mais ou menos) proximidade do redondo não teve influência no céu, senão na zona norte do céu, e era ate aos 30º/40º.

Estão convidados a aparecer para o ano, ou para o próximo encontro, sim, em principio irei combinar brevemente um encontro informal.

Abraços

10
Astrofotografia: Digital / Re: Precisamos mesmo de APO's?
« em: Setembro 03, 2007, 04:19:40 pm »
Olá, pois, afinal era o "bichinho" que tava ao meu lado, é pena estar a ventaneira q estava, e q não deu para ver grande coisa... aquilo abanava tudo por quanto era sitio, também... axo q não havia um único telescópio q não abanasse... Eu nem me apercebi que era um acromático, mas também a minha experiência com apocromáticos não é muita... mas realmente tinha uma qualidade muito boa...

11
Actividades e Eventos / Re: Iº ASTROREDONDO
« em: Agosto 29, 2007, 10:03:29 am »
Caros amigo(a)s,
 
Venho por este meio fazer um Pedido URGENTE! Não queria chegar a este ponto de ter de por um "anûncio público", mas em desespero aqui vai!
 
Preciso Urgentemente de pelo menos 2 Palestrantes, para dar 2 palestras cada, no ASTROREDONDO.
 
Precisava de alguem que desse uma palestra sobre introdução a astronomia, direccionada para os mais jovens, e para quem pretende dar os 1ºs passos nesta área. E depois necessitava alguem, (1 ou 2) palestrantes, um dos quais pode ser o mesmo que dará a outra palestra, para falar sobre outros temas relacionados com a Observação Astronómica, mas nada de demasiado técnico, tipo nem muito avançado nem muito iniciante... Estas palestras serão dadas no sábado á tarde.
 
Para quem não sabe a envolvente da organização, este evento está incluido nas comemorações dos 20 anos do Núcleo Andebol de Redondo, e fazendo parte da direcção e como astrónomo amador que sou, propus a realização de um encontro de astronomia.  
Sei que o tempo já não abunda, mas tivemos diversos problemas que não possibilitaram a organização do mesmo mais cedo...
 
 
Nota: As despesas de alojamento (2 noites) e alimentação dos 3 dias ficarão a cargo da organização.
 
Abraços e desde já muito obrigado

12
Actividades e Eventos / Re: Iº ASTROREDONDO
« em: Agosto 21, 2007, 12:18:13 pm »
Ora Aqui está o programa das Festas!
http://naredondo.awardspace.com/astroredondo.pdf



PS: É necessária marcação prévia para o jantar convivio no Sábado. Mais informações: vitormanuelnunes@gmail.com

Espero-vos por lá, um abraço

13
Olá, o local não tem acampamento, enviei um mail pra la a perguntar, e informaram-me que não têm, mas que ha perto um parque de campismo...

Abraços

14
Olá pessoal,

Venho informar que se irá realizar o Iº (de muitos, espero eu..) ASTROREDONDO, em Redondo, Alentejo, a cerca de 35Km de Évora.

Será realizado nos dias 7, 8, e 9 de Setembro de 2007.

O programa sairá muito brevemente.

Espero por vcs.

Abraços

15
Ola a todos, como o prometido é devido aqui seguem diversas fotos com o resultado final da "obra prima"  8)


Aspecto final do Telescópio com os 2 Contrapesos e o focador novo com a cortiça pintada e com o extensor


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06

Close up do focador com o extensor


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06


Adaptador c/ o anel T da canon


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06


As 2 "novas peças" o extensor e o anel T com o adaptador


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06

Focador c/ o anel T


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06


A 1ª foto tirada em foco primario com o material todo.


By vic_nunes, shot with Canon EOS 400D DIGITAL at 2007-07-06


So não tirei com a maquina no telescópio, pq não levei o telemovel para tirar...

Agora so falta o cabo disparador, que deve chegar na proxima semana e depois, já têm a perna mais um gajo chato com tentativas de astrofotos ;-) ...

Final..... :D

Abraços e qualquer dúvida disponham

Páginas: [1] 2 3 4