Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - FGFFC

Páginas: [1]
1
Discussão Geral / Aberração "Coma"/ Tubo Newton.
« em: Setembro 05, 2010, 02:52:35 pm »
Ola mais uma vez :-D
Não quero ser um chato... mas tenho uma dúvida em relação ao assunto mencionado em cima...
Gostava de saber se quem possui um telescópio Dobson de abertura de 250 mm para cima poderia me dizer se estes equipamentos sofrem de algum tipo de aberração nas imagens, especialmente uma tal aberração coma (como são tubos Newton) pelo que percebi este problema verifica-se nas ópticas dos tubos "grandes" com focal curta e consiste na deterioração da imagem à medida que se vai afastando do centro desta..
Sempre pensei que estes telescópios, obviamente se fossem fabricados com material de qualidade não apresentassem qualquer tipo de aberração...

2
Diversos / Chromacor
« em: Agosto 31, 2010, 06:19:56 pm »
Boa Tarde.
Alguém tem um acessório chamado Chromacor?
Li que este equipamento reduz a aberração de um refractor acromático deixando-o com níveis muito aceitáveis quase semelhantes a um apo? Alguma verdade nisto...???
Gostava de saber se alguém já experimentou este equipamento para ouvir a sua opinião.

Muito Obrigado.

Cumprimentos.
Francisco Furtado.

3
Binóculos / Fotos Binóculos
« em: Agosto 19, 2010, 11:51:44 am »
Bem...É só uma ideia mas...
Podíamos por uma área de galeria de fotos dos binóculos dos utilizadores, visto que só estão expostos os telescópios de cada um.

Cump.

4
Actividades e Eventos / Ciência VIva
« em: Agosto 17, 2010, 03:07:59 am »
Citação:

""Aproveite as noites de Verão para conhecer melhor o Universo. Observações astronómicas, sessões de planetário e palestras em todo o país, sempre na companhia dos astrónomos.""

Acesso gratuito.

LINK: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/astronomia/astro2010/

5
Marte / Curiosity
« em: Julho 20, 2010, 09:38:18 am »
Uma Câmera de Vídeo irá transmitir os ultimos dois minutos da ateragem do Rover Curiosity em Marte.
O lançamento esta previsto para o final de 2011 com a chegada a Marte em Agosto de 2012, esperemos....

http://www.marsdaily.com/reports/Video_Camera_Will_Show_Mars_Rover_Touchdown_999.html

6
Diversos / Sky Atlas
« em: Julho 19, 2010, 10:55:30 am »
Ola a todos, novamente.
É o seguinte:
Irei comprar brevemente um Sky Atlas para substituir o StarWhell  :oops:  e a consulta constante pela net (que nem sempre dá muito jeito) que até agora utilizava para as observações.
Estou em dúvida entre o Cambridge Double Star Atlas e o Pocket Sky Atlas.
Qual destes dois ou outro será o mais indicado para servir de pequeno guia de campo.

Muito Obrigado.
Francisco Furtado.

7
Notícias / Roseta capta Lutetia e... Saturno
« em: Julho 11, 2010, 05:32:18 am »
A sonda Rosetta capta as primeiras imagens close-up do asteroide Lutetia.
A camera osiris da sonda Roseta maravilhou ainda mais ao captar uma excelente imagem do asteróide Lutetia com Saturno em aparição no fundo.

http://www.esa.int/SPECIALS/Rosetta/SEM44DZOFBG_0.html

8
Marte / A verdadeira cor de Marte???
« em: Maio 31, 2010, 12:34:13 am »
Boa Noite.
Gostava de saber se alguém me pode esclarecer esta dúvida, aqui vai....
Tenho procurado algumas informações sobre a "verdadeira" côr de Marte, depois de ter encontrado algumas explicações muito breves sobre o assunto, começo a ler notícias  que põe em causa a demasiada cor avermelhada que se pode observar nas inúmeras fotografias disponíveis deste planeta.
Se calhar sou eu, que sempre imaginei como varias pessoas que Marte tivesse um tom quente pelas imagens que via.... mas algumas destas informações chegam a afirmar que as fotografias tiradas de Marte chegam a ser mesmo alteradas para um tom avermelhado para que este suscite mais interesse.
Mas será verdade??? Ou será mesmo da camada de poeira onipresente que cobre este planeta e não possibilita que este revele sua cor real???
Entre varias opiniões contraditórias aparecem varias vezes imagens captadas por um astrónomo Português António Cidadão de imagens de Marte tiradas em 1999 onde o planeta aparece mais acinzentado que o costume.
O que queria saber é se alguém acredita em alguma adulteração das fotografias tiradas desde os Satélites que orbitam o planeta até aos Landers e Rovers para que este se torne mais interessante aos olhos do público.

Obrigado.

9
Notícias / Moura testa maior radiotelescópio do mundo
« em: Maio 15, 2010, 11:58:30 pm »
Antes da decisão final sobre onde o SKA (Square Kilometre Array) irá ser construído, Africa do Sul ou Austrália, os prótotipos vão ser testadados em Moura:
Deixo aqui o artigo:

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=36696

10
Diversos / Equipamento 2ª mão
« em: Abril 18, 2010, 06:46:24 am »
Bom Dia a todos.
Alguém conhece fóruns ou sites (de preferência com registo de domínio europeu) onde possa comprar equipamento em 2ª mão???
Conheço a Cloudynights (que penso que é um site americano?) a Astrofoto, a stargazerslounge e a Galáctica que neste momento não têm nenhum equipamento à venda...
Alguma sugestão?

Obrigado.
Francisco Furtado.

11
Binóculos / Re: Celestron Upclose 10x50/Orion UV 8x42 WA
« em: Março 10, 2010, 06:00:48 am »
Boa Noite.
Estou a pensar em comprar o seguinte binóculo:http://www.bs-astro.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=801&category_id=100&vmcchk=1&option=com_virtuemart&Itemid=1
O meu binóculo antigo penso que está descolimado, pois não consigo visualizar pelas oculares a imagem numa só, como vou comprar um telescópio ainda este mês e não posso estar a aumentar ainda mais as despesas, gostava de saber se este binóculo é o mais adequado para observações astronómicas de acordo com outros de valor semelhante?

Obrigado.
Francisco Furtado.

12
Dúvidas na Compra / Orion AstroView 90mm EQ
« em: Janeiro 01, 2010, 10:27:44 am »
Bom Dia.
Estou a pensar em comprar o seguinte telescópio : Orion AstroView 90mm EQ.
Gostava de saber saber se é um bom telescópio para me iniciar nas observações astronómicas. Sei que pelo mesmo valor poderia comprar um reflector com uma maior abertura, mas sempre quis ter um refractor. Quanto ao que quero observar? Bem...um pouco de tudo, mas não não preciso de ter grandes imagens (não quero parecer um pouco  :roll:  ) mas basta poder ver consideravelmente mais que uns binoculos de 50 mm.
E já agora, onde o poderei comprar?

Obrigado.

Páginas: [1]