Sistema Solar => Secção Planetária => Júpiter => Tópico iniciado por: PauloSantos em Agosto 01, 2006, 09:41:49 pm

Título: Encontradas diferenças entre Manchas Vermelhas de Júpiter.
Enviado por: PauloSantos em Agosto 01, 2006, 09:41:49 pm
As duas grandes manchas na superfície de Júpiter, a Pequena e a Grande Mancha Vermelha, parecem ser semelhantes à luz normal, mas mostram grandes diferenças quando submetidas a raios infravermelhos. As imagens de alta resolução tomadas pelo telescópio Keck 2, de raios infravermelhos, em Mauna Kea, no Havaí (EUA), no último dia 21, mostram que a Pequena Mancha Vermelha é muito mais escura que a outra, uma mancha com diâmetro duas vezes maior que o da Terra.

A descoberta sugere que ou a parte mais alta das nuvens que a formam são mais baixas que as da Grande Mancha Vermelha, ou são menos densas e portanto refletem menos luz, segundo o astrónomo da Universidade de Berkeley Imke de Pater.

A Pequena Mancha - com diâmetro praticamente igual ao da Terra - formou-se pela combinação de três manchas brancas entre 1998 e 2000, mas em Dezembro de 2005 tornou-se vermelha da mesma forma que a Grande Mancha, que rodeia Júpiter há quase 350 anos e movimenta ventos de 400 km/h.

"A Pequena Mancha Vermelha não está à mesma altura que a Grande Mancha Vermelha, ou simplesmente não tem tanta capacidade refletora, ou seja, não é tão densa", explicou De Pater. O facto de a mancha menor ter-se tornado vermelha pode indicar que as suas nuvens tormentosas também estão a levantar-se.

Os cientistas ainda não sabem por que as manchas são vermelhas.

Alguns dizem acreditar que os ventos da Grande Mancha Vermelha levantam materiais da atmosfera do planeta que, quando expostos a raios ultravioleta, tornam-se vermelhos.

Fonte: Agência EFE in Folha Online