Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - xumaxer

Páginas: 1 ... 80 81 [82]
1216
Pó Estelar / Re: Cometa SWAN (C/2006 M4)
« em: Outubro 17, 2006, 11:15:52 pm »
Eu já o vi, apesar de se encontrar virado para um dos lados mais poluídos do "meu céu", oeste. Está bem mais visível e perceptível do que o Schwassmann-Wachmann 73/P que nos visitou em Maio deste ano e passou junto à M57. Este, deve passar um pouco afastado da M13 entre 28 e 30 Outubro, com uma magnitude de aproximadamente 7, quando estará à menor distância de nós, 1 u.a.
Para quem gosta de cometas (como eu), toca a apontar e deliciar-se... se Toutatis o permitir  :shock:

:wink:

1217
Galactica Caffe /
« em: Outubro 17, 2006, 08:28:32 pm »
Olá a todos!
O meu nome é Joao Cruz. Sou docente na ESEL e na ESTG (escolas do Instituto Politécnico de Leiria) e presentemente estou a fazer o meu doutoramento em Actividade Física e Saúde.
O meu gosto pela Astronomia nasceu tão cedo que já nem me lembro, mas penso que foi desde Julho de 1969, quando Buzz Aldrin e Neil Armstrong chegaram ao mar da tranquidade. Pois pois, já estão a ver o "velho" que sou pois nessa altura já tinha uns módicos 4 aninhos...
Sempre fui um apaixonado das sondas espaciais, do programa espacial da NASA, ESA, planetas, galáxias, etc. mas só no ano passado consegui passar à condição de AA (não, não é Alcoólicos Amadores) - Astrónomo Amador  :lol:
Desde 1998, nas famosas Astronomias de Verão, quando vi com estes 2 olhos, bem, foi apenas o esquerdo, os grandes gasosos, que definitivamente decidi dedicar algum tempo à astronomia. Conhecer o céu a olho nu foi o primeiro passo, após a aquisição de 2/3 livros, consegui adquirir em Julho do ano passado o meu querido Orion XT8i, que me manteve ocupado algum tempo. Entretanto já juntei mais um Celestron C6SGT.
Mas ainda tenho um longo período a percorrer nestas andanças pelo que espero que este forum seja bastante proveitoso.
Um abraço e "may the skies be with you"
JC

Páginas: 1 ... 80 81 [82]