Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - João Clérigo

Páginas: 1 ... 24 25 [26] 27 28
376
O Fórum Galáctica / PARTICIPAR, está na ordem do dia.
« em: Agosto 31, 2006, 12:00:54 pm »
Olá a todos,

com o fórum quase a comemorar o seu 100º incrito e os seus humildes 4 meses de vida, importa desde já começar a fazer um pequeno apanhado da sua pequena vida.

No inicio a captação de novos membros foi algo dificil, isto porque o fórum estava "aberto" mesmo até à leitura dos convidados. Não temos nada a esconder, mas a inscrição de novos membros simplesmente não aparecia.

Ao fechar o fórum à leitura dos convidados, o mumero de inscritos aumentou, mas o numero de participantes não.

São já para cima de 50 utilizadores que nunca colocaram uma unica mensagem no fórum (mais de metade).

A minha opinião seria de criar uma regra no fórum que, quem não coloque uma mensagem no fórum num periodo de 6 meses após a sua inscrição, ser removido.

Aguardo as vossas opiniões e sugestões.

377
Marte / [MISSÃO] Mars Global Surveyor
« em: Agosto 31, 2006, 11:42:32 am »

 :arrow: Mais Informações

378
Marte / [MISSÃO] Mars Reconnaissance Orbiter
« em: Agosto 30, 2006, 07:49:05 pm »

 :arrow: Mais informações

379
Efemérides / [EFEMÉRIDE] Eclipse Parcial da Lua
« em: Agosto 29, 2006, 11:06:33 am »
Código: [Seleccione]
Penumbral Eclipse Begins:   16:42:23 UT
Partial Eclipse Begins:     18:05:03 UT
Greatest Eclipse:           18:51:21 UT
Partial Eclipse Ends:       19:37:41 UT
Penumbral Eclipse Ends:     21:00:20 UT


Com a lua nasce neste dias às 18:54 TU, a maioria deste já por si, fraco eclipse, está a mais de meio. Será dificil de observar. Ainda assim, sempre um evento a não perder.

380
Galactica Caffe / TelescopeTracker
« em: Agosto 26, 2006, 10:29:15 am »
Olá pessoal,

andava a pensar em implementar no website da Galactica uma base de dados para registo de numeros de série e descrição de equipamentos.

A ideia é que, se algum equipamento alguma vez for roubado, então haverá então forma de conseguir identificar esse material.

Digam o que acham da ideia e se valerá a pena implementar isto.

381
A Loja Galáctica / [NOVOS PRODUTOS] Intes-Micro e STF Mirage
« em: Agosto 24, 2006, 05:34:39 pm »
Olá a todos,

só para vos deixar de gostinho na boca.
Entre esta semana e a próxima já vamos ter listado nas nossas páginas da loja os produtos da Intes-Micro e STF Mirage.

Quanto a preços... sempre os melhores.

382
Efemérides / [EFEMÉRIDE] Impacto Lunar SMART-1
« em: Agosto 23, 2006, 11:08:19 am »


A ESA pede a todos os observadores (profissionais ou amadores) para contribuir na fase final da missão da SMART-1, durante o seu impacto lunar.

O impacto deverá ocorrer dia 3 de Setembro (Domingo) às 05:41 TU.

Vejam o website da ESA para mais informações:
 :arrow: SMART-1 LUNAR IMPACT

Citar
Like most of its lunar predecessors, SMART-1 will conclude its scientific mission to the Moon through a controlled impact on the lunar surface. This is scheduled to take place on 3 September 2006 at 05:41 UT in the Lacus Excellentiae region.




383
Efemérides / [EFEMÉRIDE] Aurigids 2007
« em: Agosto 23, 2006, 11:01:18 am »
Uma espectacular chuva de meteoros poderá ocorrer no fim do verão do próximo ano. Será provavelmente uma chuva curta, mas carregada de meteoros brilhantes para os observadores em locais favoráveis.

As previsões apontam que o próximo dia 1 de Setembro de 2007 será a data alvo. Esta chuva de meteoros chamada de Aurigids tem o seu nome porque o seu radiante tem origem na constelação Auriga.

384
Efemérides / [EFEMERIDE] Passagem da ISS
« em: Agosto 18, 2006, 07:37:14 pm »
Dia 19, Sábado.

A ISS irá fazer uma passagem mais interessante pouco depois do por do Sol.

Código: [Seleccione]
Altura AZ         Hora
00º    225° (SW ) 20:48:20   inicio começa a subir no horizonte
10º    222° (SW ) 20:50:20   Ja visivel
63º    149° (SSE) 20:53:08   a 386Km de altura
10º    58° (ENE)  20:56:04   ainda visivel
00º    55° (NE )  20:58:04   Fim


Magnitude -0.8

Vao preparando as v/ maquinas fotograficas :-)

385
Exploração Espacial / “Voyager 1” no espaço há 30 anos
« em: Agosto 17, 2006, 12:33:21 pm »
A sonda espacial norte-americana "Voyager 1" chegou na terça-feira a uma distância de cem unidades astronómicas do Sol. Quase 30 anos depois do seu lançamento, a sonda continua a transmitir informações, comunica a NASA.

Isso significa que a nave, que é seguida de "muito perto" pela "Voyager 2", está a uma distância cem vezes superior à que separa a Terra do Sol. É actualmente o objecto de fabrico humano mais distante no cosmos.

Segundo Ed Stone, cientista do projecto, as duas sondas estão a confirmar as previsões de que continuariam a funcionar sem incidentes 30 anos depois.

De acordo com um comunicado da NASA, a "Voyager 1" está nos confins do sistema solar, numa zona onde a influência do “astro-rei” é mais fraca. A sonda avança para o desconhecido espaço interestelar a uma velocidade de 1,6 milhões de quilómetros por dia, devendo atravessá-lo em dez anos.

"O espaço interestelar está cheio de material ejectado por explosões das estrelas mais próximas e a "Voyager 1" será a primeira nave humana que nele entrará", diz Stone.

As duas sondas já enviaram informações quando passaram por Júpiter, Urano, Saturno e Neptuno. Forneceram ainda dados sobre os ventos solares, que são correntes de partículas emitidas pelo Sol a mais de 1,5 milhões de quilómetros por hora.

Com Lusa

386
Discussão Geral / Imagens perdidas
« em: Agosto 16, 2006, 12:59:57 pm »
É um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a Humanidade”. As palavras que acompanharam os primeiros passos do astronauta Neil Armstrong na superfície lunar, a 20 de Julho de 1969, já não poderão ser recordadas da mesma maneira. Isto porque a NASA, Agência Espacial norte-americana, anunciou, no início desta semana, que perdeu as gravações originais do acontecimento que mudou o mundo.

São cerca de 700 cassetes que desapareceram dos seus arquivos, com informações sobre o estado de saúde dos astronautas e das condições da Apollo XI, a nave espacial onde Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins viajaram até à Lua.

“Procuramos estas gravações há mais de um ano, sem sucesso”, disse Grey Hautaloma, porta-voz da agência norte-americana.

Hautaloma disse ainda que a NASA suspeita que as cassetes foram extraviadas pelo governo dos Estados Unidos da América, mas não adiantou o motivo. “Vamos tentar descobrir o último paradeiro das cassetes que conhecemos”, concluiu.

Durante o anúncio, segunda-feira, a agência espacial não deu mostras de grande preocupação. “ Todo o material que estava nas cassetes está gravado noutros lugares”, disse Hautaloma. A agência detém cópias das imagens transmitidas pela televisão, além de vários ‘clips’ que disponibiliza no seu ‘site’ na internet (http://www.nasa.gov). Todavia, a qualidade destas imagens é muito inferior às gravações originais.

Grey Hautaloma apontou ainda para a degradação a que as cassetes estão sujeitas com o passar dos anos, um problema comum com as cassetes de fita magnética (como aquelas que agora desapareceram), assim como, de outros meios de gravação.

In, CM

387
Plutão / Número de planetas pode aumentar
« em: Agosto 16, 2006, 12:58:32 pm »
A União Internacional de Astrónomos poderá decidir aumentar o número de planetas do sistema solar, tudo porque há dúvidas quanto a se Plutão é ou não um planeta, uma discussão que se arrasta há vários anos.

A proposta para aumentar o número de planetas vai ser votada na quinta-feira numa reunião da UIA, em Praga, podendo Caronte (a maior lua de Plutão), Xena (descoberto em 2003) e Ceres (o maior asteróide do sistema solar, localizado entre Marte e Júpiter) passarem a ser considerados planetas.

A discussão sobre se Plutão merece ser considerado planeta intensificou-se precisamente quando astrónomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia descobriram o UB 313, rebaptizado de forma não oficial como Xena.

Segundo os astrónomos, o diâmetro de Xena é ligeiramente superior ao de Plutão, estando ambos estes corpos celestes, essencialmente constituídos de gelo, num local conhecido como o Cinturão de Kuiper, localizado para lá de Neptuno.

A proposta da União Internacional dos Astrónomos poderá envolver a manutenção de Plutão como planeta, servindo este corpo celeste descoberto em 1930 como base para a elevação a planeta de Caronte, Xena e Ceres, que passariam a ser considerados como "plutões".

Em declarações à TSF, o director do Observatório Astronómico de Lisboa considerou que não o surpreenderia que, no futuro, até a Lua viesse a ser considerada como um planeta.

«Hoje, já queremos começar a dividir os planetas pelas suas características físicas e químicas, algo que começou a ser feito no séc. XX», acrescentou Rui Agostinho.

Este astrofísico adiantou ainda já no final do séc. XX, «começou-se a entender melhor o processo de formação e de evolução dos planetas no sistema solar» e que algumas dúvidas sobre Plutão começaram a ser desfeitas.

«Achava-se estranho em Plutão o facto de ter uma órbita muito inclinada e muito excêntrica em relação a outros planetas e ser bastante pequeno e gelado. Hoje sabemos que há uma família inteira designada por transneptunianos, que já devem ser uma centena, e que fazem parte do interior do nosso sistema solar», explicou.

Rui Agostinho acredita que esta não será a última proposta neste sentido e acredita que daqui a uma década poderá ser reescrita esta área do conhecimento humano com uma melhor clarificação das ideias nesta área da astrofísica.

Fonte: TSF

388
Plutão / Plutão pode deixar de ser planeta
« em: Agosto 16, 2006, 12:57:48 pm »
Descoberto em 1930, Plutão é o planeta mais distante do sol no nosso sistema solar, ou pelo menos foi o que nos ensinaram na escola. Mas é possível que para os nossos filhos Plutão poderá ser apenas uma grande rocha que não tem dimensão para ser um planeta, isto se os astrónomos reunidos em Praga assim o decidirem. A tarefa dos tês mil astrónomos é definir exactamente o que é um planeta, o que poderá reduzir o estatuto de Plutão ou então adicionar mais 14 planetas ao nosso sistema solar.

Fonte: Reuters

389
A Loja Galáctica / [NOVOS PRODUTOS] - Orion
« em: Agosto 15, 2006, 11:38:19 am »
Orion 120mm ED Apochromatic Refractor OTA


SkyView Pro 120mm ED EQ Refractors


Sirius 120ED EQ-G Apochromatic Refractors


Hydrogen-Beta Nebula Filters


Deluxe Accessory Cases


Heated Thermal Vests


0.5x Focal Reducer for StarShoot Imaging Cameras


Preços para PT em breve.

390
Actividades e Eventos / [ENCONTRO] Perseidas 2006 {12/08/2006}
« em: Agosto 10, 2006, 11:05:12 am »
Olá a todos,

aqui o pessoal está a organizar um verdadeiro mini-encontro para observação das Perseidas deste ano. O local onde iremos estar será, nada mais, nada menos do que no Observatório Astronómico de Vila Nova.

Estão desde já, _todos_ convidados para vir participar neste mini-encontro e vir conhecer este observatório e plena Serra da Lousã.

Páginas: 1 ... 24 25 [26] 27 28