Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - meteoropt

Páginas: [1] 2 3 ... 12
1
Concursos / Re: A melhor foto : Agosto/Setembro 2008 - Votações
« em: Setembro 19, 2008, 11:11:15 pm »
Olá Paulo :)

A ideia que eu tive de criar essa secção no blog, tem em vista divulgar em (mais uma) plataforma aberta algum do trabalho que se vai fazendo aqui no fórum, sendo que neste campo, vai-se trabalhar com as fotografias vencedoras dos concursos mensais.  Insere-se na nova visão do Rastos de mostrar o que se vai fazendo através de iniciativas ligadas directa ou indirectamente à realidade local de Leiria (o fórum é uma realidade indirecta, pois estando baseado em Leiria, junta pessoas de todo o país), com o objectivo de não apenas mostrar ás pessoas o que se faz, mas também estimular novas ideias, por exemplo aqui no fórum, e de dar mérito a quem o merece, proporcionando mais uma forma de expôr os seus trabalhos.
A forma de colaborar é muito simples: apenas peço ao autor da foto vencedora que me envie um exemplar em que conste na própria imagem, o seu nome, a sua localidade, o objecto fotografado, e uma pequena descrição dos meios utilizados (um texto maior depois pode ser colocado na descrição). Apenas isso :) As duas imagens que lá estão, foi apenas para fazer uma experiência com a widget, mas a próxima imagem a colocar já será a vencedora deste mês.

Céus Limpos

2
Concursos / Re: A melhor foto : Agosto/Setembro 2008 - Submissões
« em: Setembro 19, 2008, 12:45:18 am »
Citação de: "meteoropt"
Citação de: "jaclerigo"
Ninguém atende a este concurso que já se arrasta por 2 meses?  :?

Bom, se serve para algum estímulo, o Rastos já está quase preparado para publicar as fotografias vencedoras de cada mês. Vou fazer um teste para ver como fica o efeito final, uma vez que a galeria tem (n+1)! de configurações.

Bom, a galeria já está criada. Embora ainda tenha de fazer algumas correcções, já está apresentável. Escolhi duas imagens do meu agrado para começar (se os autores assim o entenderem, retiram-se). Seria conselhável, se puderem de colocar a vossa informação na imagem, principalmente nome, localização e equipamento utilizado. Esta widget tem uma função (ainda não testada) de puxar as fotos da galeria para os posts, através de uma correspondência de tags, o que significa que quando escrever um post sobre algo que possua uma tag comum com uma foto na galeria, ela imediatamente será puxada.
Bom...são os meus "five cents" para contribuir para a divulgação do fórum e do trabalho que aqui se faz :) Nos próximos dias existirão algumas melhorias...

3
Concursos / Re: A melhor foto : Agosto/Setembro 2008 - Submissões
« em: Setembro 18, 2008, 11:13:13 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Ninguém atende a este concurso que já se arrasta por 2 meses?  :?

Bom, se serve para algum estímulo, o Rastos já está quase preparado para publicar as fotografias vencedoras de cada mês. Vou fazer um teste para ver como fica o efeito final, uma vez que a galeria tem (n+1)! de configurações.

4
A Loja Galáctica / Re: Loja Assaltada
« em: Setembro 14, 2008, 01:10:24 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
João, se calhar era melhor mandar esta lista para as mensagens privadas de cada um e retirar este post do fórum. Eu recuperei o meu XT10 porque um nabo foi a um fórum perguntar coisas sobre ele...

Eu acho que deve ficar...quanto mais divulgado for, mais "queimado" fica o material. Acabei agora de por a lista no blog, mas se decidirem retirar, amanhã de manhã retiro-a.
Isto realmente vai de mal a pior... :(

5
Citação de: "jaclerigo"
Paulo, aí tens toda a razão. Enquanto não houver capacidade de fazer coisas maiores é preferível fazer pequeno, mas bem. Isto porque há sempre o problema, e parece que me estou sempre a repetir, da logística. Esta parte é sempre composta por: pessoas com vontade de trabalhar e com capacidade organizativa e locais com condições mínimas. Sem estas bases, eu acho, que não vale muito a pena realizar estes eventos.

... e toda a ajuda é sempre bem vinda.

O grande problema dos colaboradores voluntários que queiram colaborar na organização é que têm que ter em mente que, por norma, estes encontros não são para os "colaboradores" mas para os que "participam" no evento.

E isto porquê?

Porque o colaborador que faça parte efectiva da organização tem de dedicar o seu tempo durante o evento em colaborar na organização e poderá não poder usufruir do evento em si na sua totalidade. Por isso, há que definir papeis e responsabilidades dentro dessa equipa. Isto afasta obviamente alguns "voluntários"...

Pois, essa é sempre uma questão muito importante e problemática...lembro-me que nos meus tempos de escuteiro participei na organização e na aplicação prática de actividades com alguns milhares de elementos, e nessas, fosse qual fosse o local a que estava destinado (serviço,comunicações,web, etc), era muito díficil participar plenamente na actividade. Normalmente havia sempre uns ânimos mais exaltados, também por vezes directamente proporcionais ao cansaço a que estávamos sujeitos (e ao stress).
Para ser franco, penso que esta ideia da Starparty irá crescer por si mesma, mesmo andando devagar e certo, como convém nestas coisas. Mesmo num cenário em que se mantenham os métodos de divulgação, ela irá sempre crescer...do núcleo de pessoas que foi à primeira, uma percentagem grande irá à segunda...alguns não irão, mas outros membros novos que vão aparecer aqui, lá irão estar. Dos que foram à primeira e irão à segunda, alguns irão levar a namorada, um ou outro amigo, e assim por diante. Posto isto há sempre ideias novas que surgem para aproveitar esta dinâmica, novos processos, etc. Existem aqui algumas coisas que me parecem essenciais...em primeiro lugar, é nestas primeiras edições que se define o núcleo de tarefas basilares do mesmo, aquelas que são quase dogmáticas existir, quer ao nível de logística, quer ao nível de infraestruturas. Da eficiência com que este núcleo duro funcionar, resulta a evolução positiva nos anos seguintes, através das lições retiradas. Para estas tarefas, há pessoas que devem surgir numa equipe, para cada uma delas, dentro do espírito que o João afirmou...it's a dirty job, but someone has to do it :) A experiência acumulada por essas pessoas é fundamental para que no futuro, existe uma dinâmica positiva. Depois poderão existir voluntários que vêm ajudar um pouco mais ou um pouco menos, mas pelo menos integram-se num núcleo duro de tarefas e pessoas bem estruturado.
Por isso, na minha modesta opinião pessoal, penso que a Starparty 2009 deve ainda estar fundamentada nesse núcleo duro de tarefas e actividades, obviamente trazendo também alguma novidade, mas o basilar, o core, deverá ser o que se fez este ano (por vezes na Astronomia todos querem fazer coisas bonitas e fantásticas, e acabam por acontecer algumas coisas lamentáveis). Deverão existir mais alguns colaboradores de raíz "à João" :) para solidificar também a experiência nestas coisas. Outra coisa que me parece importante é estudar bem a sociedade local do sítio para onde se vai, para ver quem pode ajudar em determinadas áreas...por exemplo, para logística e infraestruturas, os agrupamentos de escuteiros são óptimos para ajudar. Em troca, por exemplo, os elementos que nos ajudarem podem fazer as suas provas da insígnia de Astronomia (que não é nada complicada)...em outras actividades, por exemplo, sensibilizar professores de escolas da região, o que pode originar a presença de juventude, e até motivar algumas actividades engraçadas...são alguns pontos de reflexão num mar de muitas coisas que podem ser feitas paralelamente ás coisas mais formais na organização destas coisas...

Bom...agora é hora de dormitar um pouco. Daqui a uns diazitos volto a escrever mais alguma coisa sobre isto, que este foi mais para complementar a ideia do João.

Céus Limpos :)

Paulo

6
Galactica Caffe / Re: Clubes de astronomia
« em: Setembro 04, 2008, 03:03:35 pm »
Caro Guilherme, boa tarde :)

Espero que este mail o encontre verdadeiramente bem.
Quanto à questão deste ficheiro, que já nos acompanha há alguns anos, e tem sido de muita utilidade, penso que poderia ser alvo de actualização, pois a "decalage" temporal que existe já é apreciável, e como o Guilherme diz e bem, muitas destas entidades já não existem.
Poder-se-ia encontrar um modelo de actualização mais flexível que não permitisse a existência destes intervalos temporais tão alargados?

Céus Limpos

Paulo

7
Citação de: "jaclerigo"
Citação de: "Fil"
Iamos fazendo ping-pong entre algumas localizações.
Que opiniões suscita esta ideia?
O único problema que vejo e' a logística... há alguns sítios que não terei a mesma capacidade de deslocação fácil e frequente para preparar a organização como tenho aqui perto...

Eu sei que pode não parecer, mas há muito trabalho envolvido para organizar estas coisas com um mínimo de qualidade para tentar agradar a "gregos e a troianos".

Mas e' para isso que aqui estamos, para ouvir opiniões.

Penso que a organização de um ou dois encontros anuais deve ser flexível em função do núcleo que efectivamente organiza na prática, no terreno, todo o evento. Penso que neste momento é mais racional manter a aposta de um evento para 2009, embora deixando a porta entreaberta a um segundo. Nesse aspecto concordo com o João. Mais vale fazer um pouco menos, e bem, pois é assim que se constroem alicerces, algo muito importante nestas coisas. Também seria importante definir bem uma equipe de colaboradores.
Não assisti ao primeiro encontro, mas pelo que li, correu muito bem :) ainda esta semana mando a minha lista de sugestões, e desde já me ofereço para ajudar.

Paulo

8
Notícias / Retorno do Rastos de Luz
« em: Setembro 03, 2008, 01:05:27 am »
Bom, não é uma notícia tão bombástica como telescópio xpto descobre objecto abcd :) mas é uma notícia, e por isso fica nesta secção.
Estive a dar uma leitura aqui no fórum, nos vários tópicos, e felizmente havia coisas muito interessantes para ler. E isso é bom sinal. Mesmo muito bom :) Novas pessoas a fazer observação, gente nova, um certo dinamismo já de algum interesse...vejo também que existe um grupo que dinamiza toda esta "espiral", um grupo cujo esqueleto se foi formando, e ao qual eu, devo dizer, não tenho dedicado muito tempo, facto pelo qual ficam as minhas desculpas, e a promessa de lentamente ir alterando a situação.
E para começar, pelo que li, decidi reabilitar o bom velho Rastos, que já informou tanta gente, já entrou em lutas titânicas, já respondeu a n perguntas, desde as crianças adultas curiosas aos adultos crianças curiosos...enfim. O Rastos foi durante muito tempo uma presença vincada no panorama da e-astronomia em Portugal, na vertente de divulgação, despertando a curiosidade de uns, manifestando-se como grande incómodo para outros...enfim, águas passadas :)

Como já disse, o Rastos vai voltar, mas vai voltar diferente. Por enquanto, e porque ainda me vejo a acabar o curso, vai voltar em modo "default", mas que dirá já um pouco da nova filosofia. Será um Rastos com uma preponderância mais local, mais vocacionado ao que se vai fazendo aqui por Leiria. Vão desaparecer muitas categorias, tornando-o mais num suporte prático ao amador, e ao divulgador, do que propriamente um repositório de notícias ou de outras coisas. De resto, manter-se-á fiel ao sistema solar, com uns temas mais desenvolvidos do que outros (há sempre alguns que aprecio mais :) ).
Qualquer pessoa que se manifeste interessada em colaborar, está à vontade para fazer...relatando observações, fazendo uma análise a um equipamento, ou livro, ou mapa, e muitas outras coisas. Basta informar-me e colocarei essa pessoa como membro do blog, podendo assim postar. O objectivo é realizar um blog comunitário.
Como devem imaginar, existe muita coisa para fazer...tem de se actualizar a versão do Wordpress, retirar plugins,adicionar plugins...vou fazendo isso lentamente através dos dias, e agradecendo desde já a ajuda que possa vir (e sugestões).

É o meu contributo possível (nesta altura) para a dinâmica que vai surgindo, e espero que o blog também vá crescendo com essa dinâmica :)

Céus Limpos

Paulo Heleno

9
Sugestões / Re: Blogue
« em: Setembro 01, 2008, 10:01:53 pm »
Citação de: "xumaxer"
Citação de: "rogercrespo"
Olá,

eu penso que é melhor manter toda a atenção no fórum. Manter o fórum organizado e com todo o tipo informação. Se tivermos um blog podemos perder um pouco o "norte"...

Abraço

Concordo com o roger.
Ultimamente não se tem registado muita actividade aqui no forum. O pessoal anda ocupado com outras actividades/tarefas ou mesmo por causa do tempo.
Claro que se houver pessoal que tenha a possibilidade de ir mantendo o Blog actualizado regularmente, pode ser uma opção, mas... se for mais um para não trazer nada de novo, então penso que não valerá a pena IMHO.

Boas noites

Porque não utilizam o antigo Rastos de Luz? A estrutura já está montada, o que tiver de se mudar muda-se, e transforma-se num blog comunitário. Eu não tenho a miníma hipótese de o continuar sózinho, mas poderia-se se tornar um blog comunitário. Se quiserem pode existir um novo editor, eu não me importo de apenas fazer parte dessa equipe e ajudar.
Por mim não existe problema, desde que seja um blog comunitário.
Apaguem os arquivos, mudem o layout, façam o que quiserem :) Quanto ao nome, há um certo carinho no nome :) mas a maioria dirá.

Céus Limpos

Paulo Heleno

10
Actividades e Eventos / Re: StarParty Galáctica - 2008
« em: Agosto 31, 2008, 01:29:15 am »
Boas noites a todos :)

Bom, tenho estado algum (muito) tempo fora destas lides, devido a estar a finalizar o meu curso. Já apresentei o projecto final, e agora estou a ver se despacho as cadeiras atrasadas que ainda subsistem.
Mas agora, como vou tenco um cadinho mais de tempo, também vou aparecendo mais frequentemente :) Fico contente por uma certa linha orientadora que se traçou há algum tempo atrás continuar a ser seguida, e espero que realmente este encontro corra muito bem. É algo de marcante para o futuro, e a base de onde muitas ilações podem ser retiradas para outras organizações. Até por isso, é bom que seja informal :) permite que depois as impressões sejam trocadas num espírito mais aberto, e numa dinâmica de adição de ideias.

Por hoje vou ficando por aqui. Mas vou aparecendo :)

Céus Limpos

Paulo Heleno

11
Fotografia e Imagem / Publicação de imagens
« em: Setembro 19, 2007, 10:29:41 pm »
Gostaria de voltar a publicar as imagens vencedoras do concurso de cada mês no blog. Apenas pedia para todos os meses me enviarem por email a imagem, pois o tempo não dá para andar à procura delas.

Céus Limpos

12
O Fórum Galáctica / Re: O Amigo Paulo Santos Faleceu
« em: Setembro 18, 2007, 09:44:05 pm »
Há algum tempo que não aparecia por aqui, mas quando vi a notícia no meu email, também senti necessidade de vir aqui e de me juntar à expressão de pesar por parte de toda a comunidade deste fórum...o Paulo era de facto uma força viva do que é a expressão pelo gosto da Astronomia, do que é o amor que se sente pelo céu nocturno. Nunca estive com ele, mas o que transparecia do que escrevia era de facto do mais genuíno amor pelo céu nocturno.

De facto, brilha hoje mais uma estrelinha no céu...

13
O Fórum Galáctica / Re: Quebra de Serviço
« em: Julho 17, 2007, 03:19:12 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Olá a todos,

como devem ter reparado (provavelmente alguns de vocês), o nosso servidor esteve em baixo desde ontem das 23:30 até hoje às 09:45.
O nosso servidor teve um percalço ... a fonte "berrou" e o HDD primário já mostrava "bad sectors".
Tive de ir visitar a capital para reparar o servidor e só cheguei agora. Tudo está bem, quando acaba bem, e já estamos de volta.
Agora vou para a cama e provavelmente já só acordo amanha  ;-)

Bom descanso, que o mereces bem :)
Eu por acaso também reparei, pois o nível de visitas do blog estava muito abaixo do que é normal, e o serviço de contador estava activo.
O que interessa é que está tudo resolvido. Avanti :)

Céus Limpos

14
Actividades e Eventos / Re: Astronomia no Verão
« em: Julho 12, 2007, 02:42:56 pm »
Está a ser vinculado, nomeadamente pelo blog Astroleiria, que as actividades da ANOA são as únicas no distrito. Ora bem, tal informação não é correcta. A Câmara Municipal da Nazaré irá desenvolver também actividades no Astronomia no verão, durante o mês de Agosto.

A minha professora da 1ª classe ensinou-me a ser verdadeiro como os meninos bonitos. Ora, eu não sou bonito, mas gosto das coisas como deve ser  :D

Céus Limpos

15
Actividades e Eventos / Re: Astronomia no Verão
« em: Julho 11, 2007, 12:25:12 pm »
Citação de: "xumaxer"
Citação de: "bluejay"
Ok, obrigado.
Deu para me esclarecer. Mas só uma dúvida. A associação ainda funciona?

Define funcionar!  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D

Pode ser no sentido filosófico :)

Céus Limpos

Páginas: [1] 2 3 ... 12