Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Emanuel

Páginas: [1] 2
1
Dúvidas na Compra / Novo brinquedo
« em: Agosto 20, 2011, 07:12:05 pm »
Olá people, tudo bem?
Hoje sou eu que venho pedir alguns conselhos ::):
Tenho andado a pensar em trocar o telescópio que tenho, o Intes mk66 por outro, mas teria que ser uma troca valida; ora bem, a troca seria sempre por um outro catadioptrico, maksutov , cassegrain ou outro tipo; vi alguns telescópios de 8", mas talvez nao ganhasse muito, porque nalgumas apreciações que vi, sobre o Mk66, este maksutov consegue estar ao nível e ate ultrapassar em performance óptica, uma boa parte de catadioptricos de 8";
Pensei num celestron C11, mas talvez seja demais para a montagem sphinx da Vixen; talvez, a meu ver, um celestron C9,25 fosse a escolha acertada, nao sei.....inclusive andei a considerar um ritchey-chretien de 8", mas talvez seja o mesmo problema......
O que vocês acham? :)

2
O Fórum Galáctica / Mensagens
« em: Agosto 06, 2011, 10:04:54 pm »
Olá pessoal, tudo bem?
Tenho uma duvida: nao consigo ver as mensagens mais recentes!!!
Será que e' um problema, ou o pessoal anda a escrever pouco?  :D

3
Astrofotografia: Digital / Ficheiro Avi
« em: Fevereiro 10, 2011, 02:43:25 pm »
Pessoal, preciso de uma ajudinha. :)
Gravei um ficheiro avi de Saturno, na tentativa de captar a tal tempestade que assola o planeta; mas tive alguns problemas; cheguei a casa e reparei que até estavam condições mais ou menos favoráveis, mas sem grande tempo, montei o telescópio junto à janela do quarto, um dos piores sítios para o fazer, devido às correntes atmosféricas que isso provoca; além disso, como estava a ficar sem campo de visão, nem tempo tive de fazer um alinhamento adequado; bem, escusado será dizer que tenho um avi com qualidade deplorável, mas de tudo o que foi mal feito, ainda consigo ter frames com qualidade aceitável; o problema é que fiquei com um Saturno saltitão, porque como tinha que estar sempre a centrá-lo no campo de visão, a imagem tem um movimento errático. :?
O meu maior problema, é que o Registax consegue fazer a escolha das frames, mas devido a que Saturno não está devidamente centrado, há uma série de frames que não são adicionadas, nem mesmo se eu as seleccionar manualmente, e acho que poderia melhorar a qualidade da imagem final se essas frames também fossem adicionadas.
Já tentei vários tipos de processamento, mas básicamente, o resultado é sempre o mesmo; existe alguma forma de contornar este problema no Registax, ou então através de outro programa? :?
Deixo uma imagem do que já consegui até agora.

4
Galactica Caffe / GEM51
« em: Novembro 17, 2010, 05:39:46 pm »
Olá , boa tarde pessoal. Como todos vocês, de vez em quando vou visitar o site da Galáctica, mas recentemente comecei a ter alguns problemas de visualização :( . Na página, há uma recomendação para utilizar ou o firefox ou o chrome.
Existe alguma outra forma de contornar este problema ou só com a instalação de um destes programas se resolve a questão? :?
Um abraço

5
Astrofotografia: Digital / Camadas
« em: Outubro 08, 2010, 08:49:30 pm »
Olá people, gostaria de vos perguntar uma coisa: em muitas das vezes que utilizo o Registax, acontece que a imagem final fica com aspecto de camadas e não uniforme; deve-se concerteza a algum erro durante o processamento das frames.Mau alinhamento? :?
Dou-vos o exemplo mais recente de uma foto de Júpiter; alguma sugestão?

6
Oculares e Lentes Barlow / Oculares novas
« em: Agosto 25, 2010, 10:57:33 pm »
Olá pessoal, tudo bem? Bem, este tópico é só mesmo para vos chatear  :twisted: com a minha nova colecção de oculares, que , espero poder ampliar brevemente. Então aqui vai uma foto dela:

7
Análises Técnicas / Teste
« em: Agosto 05, 2010, 08:27:25 pm »
Olá pessoal! Quero pedir a vossa opinião sobre o que vocês acham desta imagem que fiz, ao testar a òptica do maksutov de 6" que eu tenho! É uma imagem da estrela Arcturus na constelação de Boieiro, no modo extra-focal!
Aquela deformação em baixo, no anel maior indica o quê? Um ponto de aperto do espelho principal, demasiado apertado? :?
E aquele raio de luz no centro? É o resultado de luz exterior vinda de uma fonte luminosa, tipo "poste de luz" ?
O que acham?


8
Discussão Geral / Phillips Webcam
« em: Junho 23, 2010, 12:13:36 pm »
Olá pessoal! Gostaria de uma ajudinha, se fôr possível! Tenho uma webcam da phillips, a Spc 900 Nc , e por alguma razão, não consigo fazer com que os settings dela fiquem com as regulações que lhe aplico! Dá a idéia que sim, mas quando começo a gravar o vídeo, ela volta sempre às definições de fábrica!! :?  Alguma dica??  Desinstalo e volto a instalar?  :?

9
Limpeza e Manutenção / Dia de manutenção
« em: Abril 27, 2010, 11:07:57 am »
Olá pessoal, tudo bem?
Pois é, algum dia tinha que ser, hoje foi dia de manutenção, decidi que a montagem Sphinx da Vixen necessitava de uma limpeza geral!!
Deixo apenas uma foto da montagem completamente desmontada e limpa; depois foi só lubrificar tudo com massa de lítio e afinar motores e engrenagens e "voilá"!! Agora parece um gatinho a ronronar  :-D !!



Ahh, já me esquecia de dizer....não sobrou nenhuma peça  :twisted:

10
Análises Técnicas / Lentes apocromáticas
« em: Abril 14, 2010, 10:47:35 am »
Olá pessoal, aqui venho eu com uma dúvida e se possível gostaria de aclarar um pouco as coisas!! Tenho visto em vários sites de venda de telescópios apocromáticos, modelos que utilizam vidro Ohara FPL 53, que pelo que parece , é um dos mais recentes tipos de vidro para a fabricaçao de lentes apocromáticas; ao mesmo tempo também tenho visto telescópios que utilizam também vidro do fabricante Japones Ohara, mas em vez do FPL 53, utilizam FPL 51 e a diferença de preço destes telescópios com o FPL 51 para os novos com o FPL 53 é considerável!!Ora muito bem, a pergunta òbvia é: existe assim tanta diferença em qualidade de imagem visual e fotográfica que mereça essa diferença?? :?

11
Discussão Geral / Novo telescópio
« em: Março 02, 2010, 08:32:21 pm »
Olá pessoal, tudo bem? Bem, este novo tópico não é para a aquisição de um novo telescópio, antes serve um pouco como aviso a quem se quer iniciar em astronomia e procura o 1º telescópio e ao mesmo tempo serve como desabafo meu!!
Como alguns sabem, iniciei-me na astronomia à cerca de 20 anos, umas vezes mais dedicado, outras mais afastado, muito por culpa da minha profissão, que me rouba imenso tempo, mas enfim...
Hoje em dia tenho um pouco de mais tempo livre , e por isso mesmo decidi melhorar o equipamento e conhecimentos ( que eu pouco sei...) e como alguns também sabem, tenho um telescópio de desenho òptico Maksutov, um Intes MK66 Deluxe, de 6", que inicialmente estava montado numa CG5 da Celestron e que recentemente troquei por uma montagem Vixen Sphinx com Go-To !! Ora bem, também tenho andado a pensar em fazer astrofotografia de céu profundo, e para isso o Mak não é muito indicado, devido à longa distãncia focal que tem, 1800mm, o que faz com que as exposições fotográficas tenham que ser mais longas, se bem que com um redutor focal se pode contornar um pouco o problema; ao mesmo tempo, se me dedicar à astrofotografia de céu profundo, também vou precisar de uma luneta guia, para fazer guiagem manual, e aqui é que entra aquilo que vos queria dizer: de repente lembrei-me....eu tenho um TASCO de 50mm, que foi o meu 1º telescópio, comprei-o à cerca de 20 anos, mais ou menos quando me iniciei em astronomia, e podia aproveitá-lo para essa luneta guia, não??
Ora, por acaso, este fim-de-semana passado fui até casa dos meus pais em Trás-Os-Montes, local onde eu tenho o TASCO; porreiro, mesmo a calhar!!Eu já não lhe punha as mãos ao telescópio praí à uns 10 anos; então lá fui eu buscar o TASCO, tirei-o da caixa , que por acaso ainda é a original e....vou-vos contar...só me apetecia dar-lhe com um martelo...MAS QUE BELA MER.......IMPRESSIONANTE!!!  :(|  Comprei-o em Lamego, numa loja de fotografia à uns 20 anos, como disse, custou-me cerca de 16 contos, que em euros são 80 euros, com a actualização para os dias de hoje deve ser praí uns 200/250 euros e é uma autêntica Mer...tudo é de plástico rasco, tenho a impressão que até as lentes são de plástico!! Só não o atirei para o lixo, por dizer que foi o meu 1º telescópio!
Vocês desculpem o desabafo, mas isto também serve como aviso a quem quer comprar o 1º telescópio e vai para esse tipo de "rasquice"!! É bem melhor esperar até ter uns trocos no bolso, nem que seja para comprar usado, mas que tenha alguma qualidade, que optar por esses e depois ser enganado!!Enfim....um abraço pessoal  :)

12
Galactica Caffe / YOUTUBE
« em: Janeiro 10, 2010, 10:41:18 pm »
Olá pessoal, tudo bem?? Deixo-vos aqui o link de um vídeo que encontrei no Youtube feito por um astro-maluco, assim como nós, :twisted:  ao som dos "The Beloved" com o tema "Sweet Harmony".

http://www.youtube.com/watch?v=qlErcSMUtBU

Um abraço

13
O Fórum Galáctica / Acerca do SPAM
« em: Outubro 02, 2009, 07:49:49 pm »
Alguém me pode dizer que tipo de mengagens sao estas??? :evil:

14
Astrofotografia: Digital / Lua
« em: Setembro 17, 2009, 11:45:21 pm »
Ora, então aqui vai mais uma foto da Lua que fiz ontem às 5 da matina!! :)  
 Foi efectuada com o Maksutov de 6", na montagem CG5 da Celestron e com a Nikon D40!
Exposição de 1/2 segundo e ISO 400!
Tratamento com o Iris software! :)


15
Discussão Geral / Refractor Apocromatico
« em: Agosto 09, 2009, 12:50:24 am »
Pessoal, aqui vai mais um tema de discussão e se calhar é mais virado para quem efectua astrofotografia e que de certeza percebe disto: uma coisa que sempre me intrigou, sempre que  não tenho nada que fazer , e vou prá net ver telescópios, em vários sites, é o facto de ver em vários fabricantes , diferenças de preços , em telescópios apocromáticos, e o de maior abertura , nem sempre é o mais caro; por exemplo um de 127mm ED triplet F7 ser mais barato que um 115mm ED F8 Triplet( do mesmo fabricante)!! Isso tem a ver com o quê?? O de 115mm consegue imagens com melhor correcção de campo, ou qual é a razão?? :?

Páginas: [1] 2