Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Antonio Lopes

Páginas: 1 [2] 3 4
16
Actividades e Eventos /
« em: Fevereiro 28, 2007, 01:41:09 pm »
Citação de: "xumaxer"
António, as fotos estão um espectáculo!

Grande ocultação  8)

Cumps  :wink:


Olá João, obrigado pelo comentário. :wink:  As tuas fotos também ficaram boas. :wink:
As das ocultações, como sabes foi tudo à pressa e ainda mais com a máquina segura nas mãos o que deu origem a que ficassem um pouco tremidas, mas mesmo assim ainda consegui aproveitar algumas, enquanto outras foram para o lixo. :D

Quanto ao grupo Astroliz, só tenho que vos pedir desculpas, pois não fazia a mínima ideia que esse grupo existia. :o  Nunca tinha ouvido falar nele nem visto esse nome e ainda menos, fazia ideia que os membros da Galáctica faziam parte desse grupo. :o
Mas custava-me ver darem créditos a um grupo desconhecido enquanto o Sr. Carlos Reis andou a caminhar para Mira de Aire para que este encontro se realiza-se, e agora falavam no Astroliz…acho que era injusto. :)  :(
Sendo assim, VIVA o grupo Astroliz! :wink:
Faço votos que seja um grupo sólido e que consiga os seus objectivos. Felicidades para todo o grupo. :wink:
Também gostava de saber mais informações sobre o grupo: Se há sócios, quais as condições para entrar, onde são as instalações, etc. :wink:

Abraços

17
Actividades e Eventos /
« em: Fevereiro 28, 2007, 09:46:58 am »
Olá Paulo.
Nunca pus em causa o Rastos, pelo contrario, já não é a primeira vez que lhe dou os parabéns pelo seu trabalho. :) Isso não está em causa, nem nunca pus em duvida o seu exelente trabalho no Blog. :)
Só alertei para o facto da informação não me parecer estar correcta e como deve compreender para quem tem trabalho a organizar estas coisas também não gosta de ver os creditos em mãos alheias. :)
Errar todos erramos, sem a minima duvida. :wink:
E para mim isto não tem importancia, mas como deve compreender não podia deixar de reparar nesse facto. :)

Ao amigo Valdemar.
Obrigado pelas suas simpaticas palavras. Pois com certeza que tinha sido um prazer tê-lo cá entre nós neste evento.
Mas sei como é, por vezes estes eventos não são às melhores horas, aos melhores dias e nem nos locais mais acessiveis. Por vezes é também com bastanta pena que falto a alguns eventos. Mas a vida de Astronomo Amador (se é que me posso considerar como tal) é assim.
Com certeza que nos havemos de encontrar em outros eventos.
Obrigado.

Abraços

18
Actividades e Eventos /
« em: Fevereiro 27, 2007, 09:42:55 pm »
Citação de: "Fil"
uei-lá!.. Essas fotos estão muito fixe!
Se em vez da Lua fosse uma galáxia ou nebulosa eu dizia que faltava o símbolo ESO, ou do hubble!.. Masmo assim ainda se nota ali uma ligeira claridade do brilho da Lua, depois do processamento.. (estou a pensar que a Lua estaria bem mais clara que a nebulosidade azul da M45.. estarei errado?)


É isso mesmo. Para fazer uma correcta exposição à Lua não ia aparecer as estrelas na foto, para ter as estrelas fica a Lua queimada.

Quanto à Astroliz, não estou a perceber muito bem. Parece-me que a informação que está a passar não é a mais correcta, pode-se ler no Blog do Rastos de luz.
Também vou enviar um mail ao meu amigo Paulo Heleno a chamar a atenção para o facto.
Grupo Astroliz?
Grupo de observação que agora inicia as suas actividades na zona de Leiria?
Que grupo?
Divulgação em Leiria?
Parece-me que o que se faz em Portugal neste campo deve ser do conhecimento de todos, mas dar sim a informação correcta do que se passou e de quem organizou.

Mas a informação pode ser lida aqui:

Divulgação de Astronomia em Leiria
Estas são algumas das imagens da actividade de divulgação realizada pelo Grupo AstroLiz na Escola EB 2,3 de Mira D’Aire. Também faço parte deste projecto e era para ter lá estado, mas um exame de Investigação Operacional impediu-me de ir. A actividade correu muito bem, sendo um início auspicioso para este grupo de observação que agora inicia as suas actividades na zona de Leiria. Brevemente falarei mais sobre este grupo.

19
Actividades e Eventos /
« em: Fevereiro 25, 2007, 07:12:42 pm »
Quase tudo já foi dito e mostrado, mas ainda ai ficam mais umas fotos tiradas desta vez por mim.

Aspecto da Sala completamente cheia


Grupo a aproveitar uma trégua das nuvens para conseguir observar o Sol


Grupo de pessoas na observação nocturna


A famosa equipa

20
Actividades e Eventos /
« em: Fevereiro 25, 2007, 07:00:20 pm »
Já vi que não perderam tempo, :P  que não foi o meu caso. Ontem tirei o dia para descansar e passear com a familia e só hoje fui ver as fotos e tirei algum tempo para o balanço do evento.

Olá a todos.
Como todos tiveram o conhecimento e também foram convidados a participar, realizou-se o Encontro de Divulgação de Astronomia Amadora em Mira de Aire. Todos tiveram acesso à programação que foi aqui divulgada no Forum, por isso não é necessário descrevê-la, mas acho que devo fazer um pequeno balanço do que foi o encontro.
Apesar de eu ser suspeito, descrevo o encontro no seu total como um sucesso.
Apesar do tempo não se apresentar do melhor, tivemos a oportunidade de ir espreitando o Sol e à noite, foi possível realizar o programa.
Resumindo: tivemos sorte com o tempo. À tarde a sala onde decorreram as palestras e vídeos esteve completamente cheia até à porta, não havendo mais lugares. Alguns grupos de 10 a 15 saíam da dita sala para observar o Sol, quando era possível fazê-lo. Só Vénus é que não foi possível observar por estarem quase sempre nuvens junto ao horizonte Oeste, mas mesmo com o céu azul observou-se a Lua e quem via ficava fascinado, e, cada vez mais à medida que o céu ia escurecendo e a luz reflectida pela Lua se ia destacando no céu por sua vez cada vez mais escuro. Assim mesmo antes do intervalo para jantar foram sempre chegando pessoas para observar Vénus e a Lua.
Ainda estávamos sentados à mesa a acabar de jantar, já pessoas esperavam para observar a Lua e Saturno. Foram estes objectos que fizeram as delícias da noite, prendendo sempre adultos e jovens durante o resto do programa.
Também foi mostrada a Nebulosa-de-Orionte (M-42), o Enxame-aberto M-37 e ainda o Globular M-3. Como disse a atmosfera não estava completamente transparente, mas mesmo assim deu para observar estes objectos com nitidez.
A certa altura fomos alertados pelo sempre atento Sr. Carlos Reis, para as ocultações de algumas estrelas bem brilhantes do Enxame-das-Pleiades (M-45) por parte da Lua. Sem qualquer preparação, limitei-me a agarrar na máquina e a aproxima-la da ocular do meu telescópio e tentei alguns registos de pelo menos duas ocultações. Ai segue em anexo duas fotos das ditas ocultações.
Resumindo: Mesmo o céu apresentando-se por vezes muito tapado e fresco, foi muito boa a participação da população, o que gerou por vezes algum amontoado de gente à nossa volta. Por um lado foi bom o tempo estar assim, porque se calha a estar uma noite limpa e agradável, faço ideia o pessoal que ali se juntava e “confusão”.
Mais uma vez agradeço ao bom-nome da “Galáctica”. Como sempre o Sr. Carlos Reis e o João Clérigo foram esplêndidos, também a funcionaria (a qual não sei o nome) que os acompanhou, foi espectacular. Também desde o início contamos com a presença e ajuda do Xumaxer de Leiria, que também foi um espectáculo. Resto eu a juntar-me à equipa, que penso que estive à altura e assim fizemos um belíssimo trabalho.
Também de salientar o sempre presente e apoiante Presidente do Conselho Executivo das Escolas de Mira de Aire e Alvados, o Professor João José, o qual também fez o gosto de se juntar a nós no jantar.
A todos os que estiveram presentes o meu muito obrigado e um abraço especial.
Já se falou num próximo encontro de divulgação ainda em 2007 e no final do ano lectivo.
Aos restantes, que por qualquer motivo não vieram ou não puderam vir, também para eles um abraço.




21
Actividades e Eventos /
« em: Fevereiro 20, 2007, 02:29:03 am »
Então amigos e colegas, Mira de Aire agradece a vossa presença. :D
Apareçam com o vosso equipamento ou sem ele. :)

Da minha parte, agradeço desde já pelas respostas e boa vontade aqui apresentada. :wink:

Cumps.

22
Notícias / Alterações Climatericas pela "Visão"
« em: Fevereiro 03, 2007, 01:16:53 am »
Alterações Climáticas
Planeta vai aquecer entre 1,8 e 4 graus
O aquecimento global é «inequívoco» e continuará durante séculos. A temperatura da Terra pode aumentar 4 graus celsius até 2100, o que fará subir o nível dos mares até 58 centímetros. Secas e vagas de calor são fenémenos que se adivinham cada vez mais frequentes. As conclusões são dos especialistas que estiveram reunidos durante toda a semana em Paris
VISAOONLINE    2 Fev. 2007
O do relatório dos 500 delegados do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) foi divulgado esta sexta-feira e aponta para «uma probabilidade muito alta» de que o aquecimento global se deva à actividade humana. As concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, sublinham os especialistas, nunca foi tão elevada desde há 650 mil anos.

O aumento da temperatura global previsto até ao fim do século XXI é entendido pelos peritos como «uma temperatura média» e será muito diferenciada segundo as regiões, podendo ser multiplicada por dois nos pólos, por exemplo.

A subida dos termómetros ocasionará a dos oceanos e múltiplos fenómenos extremos, como vagas de calor, episódios de seca e precipitações intensas que poderão provocar a deslocação de cerca de 200 milhões de refugiados climáticos daqui até ao fim do século.

Este relatório do IPCC tem por objectivo ajudar a fundamentar a resposta dos dirigentes do planeta ao aquecimento global, nomeadamente no quadro do Protocolo de Quioto.

23
Actividades e Eventos /
« em: Janeiro 18, 2007, 11:33:17 pm »
OK.
Da minha parte podem contar com tudo.
Em principio (com pena) não deve ser possivel estar em dois locais ao mesmo tempo, e não devo poder estar presente na reunião, mas o que combinarem por mim está bem, só se não poder de todo é que não participo na observação do Forum.
Também se precisarem de alguma coisa da minha parte é dizerem.
O que posso oferecer é a minha participação e ajuda.
Caso não tenham nenhum local escolhido para a observação, posso vos oferecer Mira de Aire. Acho que conseguia o estadio de futebol, que fica numa serra e tinha-mos electrecidade, casas-de-banho, bar, etc.
Isto é uma ideia. Mas também há outros locais nas redondezas bem escuros e talvez arranja-se com as mesmas condições.
Se precisarem de alguma coisa daqui digam.

Abraços.

24
Discussão Geral /
« em: Janeiro 17, 2007, 10:27:01 am »
Olá AJC.

Não tem tido problemas ao limpar as lentes com algodão e alcool?
Pergunto: é seguro limpar assim as lentes?

Abraço

25
Dúvidas na Compra /
« em: Janeiro 15, 2007, 10:16:07 am »
Pois, o que me esqueci de escrever foi que o telescópio que tive de 114mm e 900mm de distância focal era um Sky-Watcher.
Continuo com a mesma marca mas com 200mm e F/5.
Estou muito satisfeito.
Mesmo o de 114mm tinha uma boa qualidade de imagem.

Abraços

26
Dúvidas na Compra / Optron
« em: Janeiro 13, 2007, 06:33:36 pm »
Olá Bruno.
Eu comecei com um de 114mm de abertura e 900mm de distância focal e gostei muito. Acho (na minha opinião) se não podes ir mais longe na abertura, se começares por ai já é bom. Se não me engano é dos telescópios reflectores indicados para quem se inicia em astronomia.
Acho que é uma boa compra desde que esteja em boas condições.
No entanto na mesma pagina tens um por 125€ que já tem 3 oculares.
No telescópio que referiste não fala em oculares, podes preguntar se vem algumas incluidas.

Boa sorte.

Cumps.

27
Discussão Geral /
« em: Janeiro 10, 2007, 02:32:05 am »
Citação de: "BVG"
E que me dizem do TELESCÓPIO CELESTRON 150HD ADVANCED

Descrição:
• TELESCÓPIO CELESTRON 150HD ADVANCED
• Newton 150x1000
• montagem CG-4
• motorizado nos dois eixos

http://astrofoto.com.pt/usadosPHP.htm

Qual dos dois o eleito:
- CELESTRON 150HD ADVANCED
- Dobson Orion SkyQuest XT 8"

Tendo em conta que possa escolher entre os dois.



Pergunto eu novamente.

Não será melhor optar por um telescópio com montagem equatorial, do que por um Dob, que à partida já está a pensar no futuro colocar o tubo numa montagem para astrofotografia?
Se já está com essa ideia, então porque não ir já direito ao que quer?
Até que acho que um telescópio com montagem equatorial só tem vantagens sobre um Dob.
Eu sou sincero, não me estou a ver a observar sem uma montagem equatorial, mas isto sou eu.
Quanto a dificuldades com a montagem equatorial, não vejo assim tão grandes dificuldades, pelo contrário, vejo sim vantagens. Será que as dificuldades é o colega BVG não saber onde está a estrela Polar? Ou não saber onde fica o Pólo Celeste Norte?
Não sabe? Aprende.
Afinal, quantos de nós já sabíamos isso tudo quando nos inicia-mos na astronomia?
Não vejo grandes dificuldades em alinhar (apontar) o telescópio (e respectiva montagem) ao Pólo Celeste Norte, pelo contrário, é um desafio que só traz aprendizagem, conhecimento e sabedoria no manejar dos aparelhos de observação.
Aprendi a fazê-lo completamente sozinho, quando na compra do 1º- telescópio.
Claro que isto sou eu a dizer, e é a minha opinião. Assim gostava de saber a vossa opinião, e será que estou errado?
Claro que o Colega BVG é que tem de ponderar se quer gastar menos dinheiro e ter mais abertura, se calhar é melhor um Dob. Se realmente quer um aparelho para futuro e que lhe faça um bom seguimento dos objectos celestes e para astrofotografia, acho que a melhor opção seria um tubo em cima de uma montagem equatorial.
Depois tem de ponderar onde o vai usar e como o transportar.
Com tripé tem a vantagem de o poder usar em qualquer lugar, nos Dob fica limitado a um solo liso e nivelado.
Qual a vossa opinião?

Cumps.

28
Discussão Geral / SkyQuest XT8
« em: Janeiro 09, 2007, 02:07:18 am »
Olá a todos.
Só penso numa coisa e também queria o vosso parecer.
Não será melhor 8" mas em cima de um tripé?

Cumps.

29
Concursos /
« em: Dezembro 11, 2006, 10:37:05 pm »
Olá a todos.
Então aqui vai mais uma foto, desta vez e como é solicitado, é a foto de Urano. É o que se pode arranjar.
Mas se quiserem também por aqui tenho uma da mesma data de Neptuno, mas só pode ser uma não é?

Cumps.


30
Concursos /
« em: Novembro 29, 2006, 02:29:19 am »
Cá estou novamente. :)
É só para dizer que coloquei 4 fotos da observação às Leonidas, caso queiram espreitar http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?p=4094#4094

Foram tiradas com a 350D num tripé e 30s cada.

Abraços

Páginas: 1 [2] 3 4