Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - glemos

Páginas: 1 [2] 3 4 5
16
Actividades e Eventos / Re: StarParty Galáctica - 2008
« em: Setembro 02, 2008, 05:31:58 pm »
Xiiiii..... o que eu fui fazer..:!!!!!

17
Actividades e Eventos / Re: StarParty Galáctica - 2008
« em: Setembro 02, 2008, 11:46:33 am »
Bem...estou a ver que já quase toda a gente comentou a coisa. Cá vai a minha:

12:00
Preparo-me para sair mais o Rui Pedro para o que esperávamos ser uma fantástica noite de observação e convívio.
Mala carregada, cd's no leitor e aí vamos nós!

12:03
Sinto um fumo esquisito na mala do carro. Acho que sei o que é! Abro a pequena mochila e vejo a mega lanterna acesa. Com o calor ia-me queimando o casaco e as preciosas sandes! Segurança colocada e voltamos a partir.

13:00
Esta tecnologia dos GPS é fantástica mas tem as suas falhas. Quando saímos da A1 para apanhar o IC3 havia obras em Condeixa. Fizemos 3 roscas a 5 rotundas mas lá encontrámos o caminho certo.

13:45
Chegámos a Góis. Góis??!! Então... mas..?!Calma! Não estamos a andar para trás. Existe aqui equipamento necessário que inadvertidamente deixei cá no início de Agosto. Almoçámos mesmo por ali. Uma dose de ensopado de borrego e outra de vitela e outra de buchos. Total: 21.00 Eur! Tenho de lá voltar mais vezes!

15:00
Hora de voltar para Vila Nova e ir direitinhos ao observatório. Barriguinha cheia, vamos com calma que o caminho tem muitas curvas. Marquei o ponto GPS fornecido pela (des)organização e fomos lá que nem uma seta! Sem enganos!

16:00
Sim senhor! Um observatório todo catita! Tem cúpula e tudo! Cá fora devia estar calor pois as ventoinhas estavam todas ligadas! ;-)
Entrámos e fomos logo recebidos pelo João Clérigo. Dirigimo-nos ao auditório e lá estava o Mr. Fil a palestrar sobre montagens. Feitas as apresentações lá continuámos. A seguir o Carlos Reis que nos elucidou sobre as várias maneiras de capturar luz através de um telescópio. Logo a seguir levámos novamente com o Mr. Fil numa hilariante mas contudo esclarecedora apresentação sobre a sombra da Terra. Gostei mesmo!

19:20
Hora do morfes! Por 8.50 Eur até nos serviram de luvas! Isto é que é serviço. Entre uma perna de frango e duas coxas ia-se vendo se o tempo ia melhorando pois nevoeiro, ouvi dizer, não dá para ver grande coisa, especialmente quando a visibilidade é de uns 100 metros.

19:40
Nota-se já uma evolução no estado do tempo... para pior! Graças ao nevoeiro, a visibilidade é agora de uns agradáveis 30 metros. Nem se vê o outro lado da estrada. Irra pró Murphy!

20:30
Continuamos numa espera agonizante. Sugiro irmos lá para fora soprar o nevoeiro mas não sei porquê, não fui levado muito a sério! Enquanto isso vamos vendo o material uns dos outros. Calma lá! Nada de pensamentos esquisitos sobre quem tem o maior e mais grosso! Como o nevoeiro era tanto, tínhamos de estar quase dentro da mala do carro uns dos outros para conseguirmos ver alguma coisa. Lá andámos mais de uma hora naquilo. Disse que o meu tinha quase 1 metro e era bem grosso. Escapei-me de fininho com medo de represálias!

21:30
Morfes outra vez. Deve ser do nevoeiro.

22:00
Temos visitas. Estrangeiros. O Mr. Fil e o Rui Padrão dão um espectáculo que nunca tinha visto: uma conferência trilingue! Serviu para nos distrairmos mais um pouco do nevoeiro, apesar de fazermos visitas constantes cá fora na vâ esperança de que o céu estivesse limpo.

22:30
Ia tentando fazer umas fotos mas nem para isso dava. Não saiu nada de jeito. Tirei uma oa observatório envolto em nevoeiro. Uma imagem não muito agradável.

22:50
Parecemos sei lá o quê á espera que o nevoeiro passe. Vamos mandando umas larachas e voltamos a discutir quem tem o maior. Alguns ainda querem maior mas parece que nem aqueles mails que ninguém quer receber sobre uns determinados comprimidos ajudam. Só mesmo a carteira recheada.

23:00
Alô, alô? Shôr João? Fáxavor de voltar pra casa depressa que tá quase a sair!

23:05
Desgraça ou quase. Deixo cair uma das minhas lentes. Após uma rápida inspecção parece estar tudo ok.

00:00
Começamos a ficar cansados de tanto esperar. Será que vai limpar? Ou não? Vou esperar mais um bocadinho.

00:20
Pronto! Não espero mais. Arrumamos o equipamento e despedimo-nos do pessoal. Assim que vou para o carro o céu começa a limpar. Mas depois vem mais um bocado de nevoeiro. Como continua intermitente e o Rui já parece um zombie, lá vamos para casa.

Os meus agradecimentos á organização que tão rapidamente levou a cabo um encontro num local aprazível, com boas condições e bons acessos.
Um agradecimento a todos os que fizerem com que o tempo passa-se mais facilmente e com boa disposição.

Parece que as minhas contas com o Murphy ainda ficam por acertar. Sorte a vossa por ele não me largar. Assim que vim embora o céu limpou.
Quem é amigo, quem é? Ah pois é!!!!!

18
Fotografia e Imagem / Re: Astrofotografia em exposição
« em: Setembro 01, 2008, 04:32:29 pm »
Ora... vou tentar explicar mais detalhadamente:
1 - Quem faz a exposição? O próprio autor. Quero com isto dizer que se por ex: o Pedro Ré tem umas fotografias expostas e prontas a expor. Serve na perfeição para fazer uma exposição.
2 - Quem tem fotos para imprimir? Muita gente, com certeza! Só que a esta altura do campeonato é muito em cima da hora. Mas a minha ideia não era fazer uma exposição de astrofotografia este ano mas sim para o próximo apenas com fotos do pessoal aqui do fórum. De qualquer maneira fica lançado o réptil. :D

O que eu preciso é do contacto de quem tem uma exposição pronta a pendurar.

ideias?

19
Fotografia e Imagem / Re: Astrofotografia em exposição
« em: Setembro 01, 2008, 02:27:29 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Podes também fazer uma coisa mais abrangente com fotos do Miguel Claro.
E existem por cá AP muito bons. A questão é: quem paga as impressões em grande formato?

Pois. Mas para mais abrangente usava a minha exposição. Queria mesmo de astrofotografia, céu profundo e esse tipo de coisas.
Atendendo ao tempo, o ideal era usar uma exposição que já estivesse feita.
Caso contrário também não haverá nenhum problema em imprimir sem custos. Os custos existirão apenas para aquisição do suporte (KLine ou molduras).
O problema é o tempo. Tenho 1 exposição de grande formato (1,5m x 1,2m) para imprimir mais parte da exposição do Frans Lanting até ao próximo dia 18. E ainda mais 3 de médio formato (1,00m x 0,70m).

20
Fotografia e Imagem / Astrofotografia em exposição
« em: Setembro 01, 2008, 12:18:59 pm »
Caros amigos:

Sabem de quem tenha alguma exposição sobre Astofotografia com qualidade?
Este ano estou a organizar em Leiria o 1º Festival Internacional de Fotografia de Natureza. Em cima da hora foi-me cancelada uma exposição de interior e preciso urgentemente de outra que a substitua. Pensei em astrofotografia por ser pouco comum.

Dois nomes vêm-me à ideia: Paulo Casquinha e Filipe Alves.
Sei que houve uma exposição de astrofotografia há uns meses mas não me lembro onde foi nem de quem.
Alguém mo consegue dizer?
E contactos??

Obrigado

21
Actividades e Eventos / Re: StarParty Galáctica - 2008
« em: Agosto 29, 2008, 03:43:30 pm »
Citação de: "Fil"
Os telescópios não são como os alcoolímetros.. Ou alcoómetros.. ou alcoolemiómetriolomómetros.. (É assim que se escreve?.. Balões, pronto) As oculares não são descartáveis, e podem ser usadas por mais que uma pessoa :-)

Quanto a previsões, parece-me que as nuvens podem lá não chegar, que o vento não estará favorável à produção de energia eléctrica ali na zona, e que a temperatura deve andar "fresquinha" (12º).
Portanto, precavejam-se com vestimenta para o frio!!

Eu vou levar um termus com néctar cafeinado mata-frio e uns copinhos descartáveis.. Mas isto não vai dar para todos, por isso quem quiser imitar-me esteja à vontade!

Caro Mr. Fil:
Queira reservar 2 copinhos descartáveis de café para perto das 00:00h. O pagamento será previamente discutido. Posso fazer troca por observação num magnífico tubo Vixen de 6" já com bastante experiência!  :-D
Sem mais de momento
Obrigado

P.S.- É preciso levar açúcar????

22
Actividades e Eventos / Re: StarParty Galáctica - 2008
« em: Agosto 29, 2008, 11:38:52 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Acabei de me lembrar que as previsões dão núvens... baixas... Ora o observatório está a 900 metros de altitude... escapa-se?
Já agora, alguém tem idéia se o sítio é seco ou húmido?

Pelas temperaturas que tenho visto por lá, parece que a humidade vai estar baixa.
E as últimas previsões apontam para céu limpo das 19h até ás 10h de Domingo.

23
Actividades e Eventos / Re: Astronomia no Verão 2008
« em: Agosto 28, 2008, 12:40:08 pm »
Bem... pelo sim, pelo não vou lá amanhã espreitar, ao ponto novo, na Marinha Grande. Fui lá há 2 semanas e estava lá o sítio.
Estou curioso para ver quem vai lá estar. Dizem até que o Observatório Astronómico Pinhal do Rei está aberto.

24
Actividades e Eventos / Re: StarParty Galáctica - 2008
« em: Agosto 28, 2008, 11:32:13 am »
Bem... por aquilo que consigo ver pelos lados de Leiria vai estar limpinho mas para os lados de Vila nova é mais ou menos.
Pelo que vejo vai haver algumas nuvens no Sábado até ás 19:00h. Depois limpa e voltam a aparecer por volta das 7:00h no Domingo.
Eu não confiava muito nos senhores do IMG. Cá para mim têm lá uma santa daquelas que muda de cor e orientam-se por aí! ;-)

Mas devo dizer que o céu por aquela zona é muito bom. No inicio de Agosto passei um fim-de semana a fotografar em Góis, nos penedos, e o céu era estrondoso!

A ver vamos. Façam figas!

25
Fotografia e Imagem / Novo Blogue - Gonçalo Lemos Fotografia Nocturna
« em: Agosto 27, 2008, 11:27:06 am »
Caros amigos

Tomo a liberdade de vos dar a conhecer o meu blogue em:
http://www.goncalolemos.blogspot.com
È composto apenas por fotografia nocturna em que a grande parte é astrofotografia normal e de paisagem.
Com o blog é possível actualizar mais rápido que o site em http://www.goncalolemos.com

Desde já peço desculpa aos moderadores se este tópico for considerado "off topic" mas visto o teor das fotos ser a noite, achei relevante divulgar.

Abraços

26
Fotografia e Imagem / TWAN - The World at Night
« em: Agosto 26, 2008, 09:49:02 pm »
Para aqueles que não conhecem este site, apenas com fotos nocturnas e astrofotografia podem ver algumas fotos de fotógrafos cá da casa:
Miguel Claro e Gonçalo Lemos.

Fica o endereço para visita. As fotos estão em Guest Gallery.
http://www.twanight.org/newTWAN/index.asp

27
Actividades e Eventos / Re: StarParty Galáctica - 2008
« em: Agosto 25, 2008, 05:25:48 pm »
Com 98% de certeza, podem contar comigo. E levo mais 2!
E o tempo como vai estar?
Tenho aqui um site que diz que vai estar mais ou menos, tipo 50/50.
Se houver um evento ainda maior que este no mesmo fim de semana em que seja necessário observar o céu à noite, melhor pois assim garantimos que o Murphy não vem.
Se vier, tenho umas contas a ajustar com esse senhor! Tenho sim!!!!

28
Estamos de acordo.

Quando à probabilidade ser baixa, nada mais certo. Alíás, é infima. Quase negligenciável. Mas....

Vamos aguardando e esperar que caso apareçam, não peçam dinheiro nem comam muito! ;-)

29
Citação de: "Miguel Lopes"
Citação de: "glemos"
A ausência de prova não é prova de ausência!
Acreditar com ausência de lógica é ter fé. Ou seja, é um culto.

Eu penso que é uma questão de probabilidades. Não tem a ver com o acreditar ou não. Isso não é para aqui chamado.
Eu até sou ateu.

30
A ausência de prova não é prova de ausência!

Páginas: 1 [2] 3 4 5