Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Vasco Soeiro

Páginas: [1]
1
Concursos / Re: A melhor foto : Dezembro 2010 - Submissões
« em: Dezembro 18, 2010, 09:48:43 pm »
Mais uma bela foto Nuno!  :D

Abraço

2
Concursos / Re: A melhor foto : Novembro 2010 - Votações
« em: Dezembro 18, 2010, 09:47:01 pm »
Já lá está o meu voto!

3
Concursos / Re: A melhor foto : Novembro 2010 - Submissões
« em: Novembro 30, 2010, 07:40:51 pm »
Obrigado pessoal!

Comecei aqui no hobby à relativamente pouco tempo, tenho muito a aprender e ainda muitas economias a gastar...  No entanto tenho sido um espectador atento das vossas iniciativas e seguido todos os bons conselhos à risca.  :D

Esta é a minha foto preferida até ao momento, captada no inicio de Novembro. Tem um montão de processamento de forma a colmatar as lacunas do equipamento.

As vossas fotos estão todas excelentes mesmo!  :-D

4
Concursos / Re: A melhor foto : Novembro 2010 - Submissões
« em: Novembro 29, 2010, 10:34:32 pm »
Aqui deixo a minha pequena contribuição. Não chega aos calcanhares das vossas mas da para animar aqui a thread.  :D

M52 & NGC7635 Bubble Nebula

90x120s, 50 Darks, 50 Flats, 50 Dark Flats
Sky-Watcher 80mm f/5
HEQ5 Pro
Canon EOS 500D não modificada, ISO 800
Processamento: Calibrada, alinhada e Stacked no DSS. Niveis, curvas, cropped, contraste e brilho, resampled no Photoshop. GradientXTerminator. Carboni Tools.

[attachment=0:2nx0kof7]M52&NGC7635.jpg[/attachment:2nx0kof7]

5
Astrofotografia: Digital / Re: Timelapse
« em: Outubro 27, 2010, 10:02:41 pm »
Deixo aqui um link para um video de um Timelapse que também me deixou maravilhado.

http://vimeo.com/14352658

6
Astrofotografia: Digital / Re: Timelapse
« em: Outubro 27, 2010, 12:37:51 am »
Muito muito porreiro!

Timelapses fazem efeitos bastante interessantes, um dia ainda gostava de me aventurar neles. Um dia...

7
Astrofotografia: Digital / Re: M31 - Ajuda e opiniões de processamento
« em: Outubro 21, 2010, 10:44:45 pm »
Citar
Leste mesmo o manual na diagonal :-D

Sim foi mesmo...  :oops:

Não tenho muito tempo então por vezes quero fazer tudo rapidamente, com pouco conhecimento já se sabe o resultado. Não aprendi nada dos meus tempos de estudante. :P

Infelizmente não posso ter o equipamento sempre no mesmo local, tenho que carregar tudo no inicio da sessão e voltar a carregar no fim. Pelo menos assim treino mais vezes os alinhamentos.

Sim o SN é pesado, já tinha pensado em procurar outro software mas o tempo não dá para tudo. Mais um ponto a tratar para a lista. :)

Nas próximas sessões que faça talvez comece a treinar os flats (primeiro com métodos simples). Como esta arte não se aprende do dia para a noite quero começar a consolidar alguns conhecimentos antes de avançar para outros. A começar por ler os manuais como deve ser.

Sei que o telescópio que uso tem bastantes limitações, já ando a fazer mealheiro para um novo que, se tudo correr bem, comprarei daqui a uns meses. Um APO com barril de 2".

Aproveitava ainda a tua experiência nestas andanças, se te for possível, para dares umas dicas rápidas do que posso fazer, a mais ou a menos, no processamento das imagens que coloquei de forma a obter resultados mais reais. Assim teria uns tópicos por onde me guiar.

Obrigado por toda a paciência e valiosa ajuda.

Vasco

8
Astrofotografia: Digital / Re: M31 - Ajuda e opiniões de processamento
« em: Outubro 20, 2010, 10:42:24 pm »
Usei as 6 horas pois no manual do EQMOD dão esse exemplo e quis ser o mais fiel possível. Da próxima usarei o horário que estiver mais próximo da polar.

Outro detalhe que me tem escapado é o seguinte:

O EQMOD ao ser activado toma por defeito o eixo DEC como estando a +90º. Tenho considerado os 0º como estando o telescópio a apontar para norte (polar), pela minha lógica os +90º seriam a apontar para Oeste. O problema é que depois do alinhamento da polar, ao fazer GoTo para a primeira estrela o eixo DEC fica com um erro muito grande. Como devo orientar o telescópio no eixo DEC ao ligar o EQMOD?

O alinhamento das estrelas comecei por tentar fazer com o Starry Nights, mas tive problemas com o Sync e passei para o EQTour. Irei explorar o CdC.
Ter lido o manual na diagonal também não ajudou muito, não estava a considerar que o objecto a fotografar tinha que ficar dentro do triângulo de alinhamento. Outro ponto a melhorar.

Uma questão: Considerando que o objecto a observar/fotografar deve ficar dentro do triângulo de alinhamento, caso se mude de objecto deve ser efectuado novo alinhamento?

Em relação às flats, enquanto não tenha uma caixa de luz ate porque em trabalhos manuais nunca tive grande habilidade, que outra forma mais simplificada existe(T-shirt branca?) mesmo que os resultados não sejam tão bons?
Para calibrar as fotos quantas darks, flats, etc devem ser tiradas considerando que temos x lights?

O telescópio que estou a usar tem apenas um barril de 1.25", tenho um telextensor semelhante a este: http://www.galactica.pt/ver/537/1/6/52/orion-adaptador-fotografico-universal-variavel-125.php, do qual consigo usar apenas a parte superior (Adaptador T) pois o focador do telescópio encaixa (e fica bem preso) dentro do adaptador. Não é o método mais convencional mas ainda estou no processo de adquirir o material necessário. (E perceber qual o material que necessito) :D

Cumps,

Vasco

9
Astrofotografia: Digital / Re: M31 - Ajuda e opiniões de processamento
« em: Outubro 19, 2010, 09:30:07 pm »
Olá pessoal, obrigado pelas respostas.

Xumaxer,
Tenho seguido o site do Jerry Lodriguss de onde tirei muita informação útil, comprei o livro dele  " A Beginner's Guide to DSLR Astrophotography ". Os outros estava a espera de chegar a um patamar que valessem apena. Algumas das técnicas que usei foram tiradas de la, como usando o "sky background" para balancear os brancos.

Realmente tenho tido dificuldade em conseguir processar cores "reais", um dos problemas poderá ser as definições do DSS. A foto abaixo foi uma das primeiras tentativas, mas achei que tenha ficado demasiado cinzenta. O processamento também tem que se lhe diga, ainda não consigo definir bem o ponto cinzento e preto de forma a que o fundo tenha um cinzento neutro mais real. Alguma dica?

[attachment=0:25sbtosa]Andromeda Process 2 copy - (640).jpg[/attachment:25sbtosa]

O telescópio que estou a usar agora é apenas para ganhar prática, já ando de olho em um que me parece ser muito porreiro para astrofotografia mas necessito juntar economias. Talvez no inicio do próximo ano o possa comprar, se os PEC's deixarem.  :-P Daí não querer comprar muitos acessórios para este, e quem sabe se no futuro não se transforme num telescópio guia.

Já tinha ouvido falar no Cloudy Nights do GradientXTerminator, mas como na altura achei que as Astronomy Tools do Noel Carboni fossem mais úteis decidi-me por elas. Existem la duas acções de Soft e Hard Gradient Removal, mas não me parece que ajudaram muito...Conheces estas ferramentas?

Em relação aos flats... não os usei pois ainda não consegui entender bem como os tirar... Uns dizem para usar o ceú, outros uma t-shirt, outros uma caixa de luz... Agradecia que, se não se importassem, tu o Nelson ou quem mais queira se juntar explicassem em alguns passos simples como tirar flats. Ao estilo de "Como tirar flats, para tótós."  :-D



Nelson,
Citar
Há coisas mais fáceis de resolver, outras nem por isso e depois há outras que são dificeis e que de repente se tornam mais fáceis porque resolveste algo fácil que tornava uma coisa que era fácil, dificil. 8)

Foi exactamente assim que me senti até conseguir por a montagem a funcionar minimamente.  :lol:

A ideia era tirar as fotos no dia 15 pois a noite estava muito mais límpida, mas deparei-me com alguns problemas que só consegui perceber mais tarde. Por motivos profissionais apenas me posso dedicar à captação de imagens ao fim de semana, e claro que nem em todos ha disponibilidade. Enquanto não ganhar mais pratica tenho que me manter no local onde tenho tudo à mão, mas andei à procura de um mais escuro. Tenho um numa zona amarela, já se consegue ver bem a via láctea, talvez seja seguro dizer que tenho um céu com o dobro da qualidade.

Li num sitio qualquer que a melhor prática para calibração das imagens era uma relação de 1 com o numero de fotos tiradas, isto é, para x light, x dark, x flats, x bias. Como aconselhas fazer a relação em função do numero de exposições?

E como disse mais acima agradeço a tal explicaçãozinha de como tirar flats...


Nuno,
Realmente não tem sido muito pacifico calibrar e alinhar a montagem, mas só depois de usar o EQMOD é que comecei a obter resultados.

Não sei se o estou a fazer correctamente mas vou tentar explicar sucintamente os passos que dou (O retículo do polar scope da montagem é igual ao do manual do EQMOD):

Para alinhar com a polar ligo o EQMOD com a montagem na posição das 6 horas. Usando os controlos Alt/Az coloco a polar no circulo pequeno. Clico em "Align Polar Scope" - 6 O'clock. Volto a colocar a polar no circulo pequeno usando os controlos Alt/Az. Clico em "Set Polar Scope Home". E dou por terminado o alinhamento polar aqui. Está correcto?

Para o alinhamento uso o EQMOD e EQTour para escolher as estrelas. Como o software da Canon permite fazer Live View no PC coloco a maquina num ISO alto de forma a conseguir ver as estrelas mais brilhantes. Colocando uma grelha na imagem sei onde fica o centro então faço alinhamentos até que os objectos começam a ficar o mais ao centro possível. Só consegui resultados aceitáveis quando tirei esta foto. Algum conselho?


Bem, isto já não é uma parede de texto é uma muralha.  :-P

Cumps,

Vasco

10
Astrofotografia: Digital / M31 - Ajuda e opiniões de processamento
« em: Outubro 18, 2010, 11:30:19 pm »
Olá a todos,

Finalmente consegui ter algum equipamento que me permitiu tirar uma foto decente, para os meus parâmetros. O desafio maior até agora tem sido (e ainda está a ser) colocar o equipamento minimamente alinhado e calibrado de forma conseguir fazer alguns projectos. Sendo eu um principiante tem sido um grande desafio e o caminho ainda é longo...

A imagem que se segue é uma captação da bastante conhecida galáxia de Andrómeda, mas necessito de muitas dicas de como a processar melhor, de quem já tem uma vasta experiência no assunto.

[attachment=0:345i9ejq]Andromeda Take 3 copy - (640).jpg[/attachment:345i9ejq]

A captação foi efectuada a partir das 21:40 em Beja (zona laranja) no dia 16/10/2010 com uma lua a caminhar para cheia. É um conjunto de 120 imagens de 60 segundos cada (2 horas total) mais 120 darks, tudo stacked no DSS. Para white balance usei uma foto do céu sem o DSO.
A OTA é uma Sky-Watcher 80mm f/5 que não é Apo, a montagem uma HEQ5 Pro controlada e alinhada com o EQMOD e a máquina uma Canon 500D não modificada.

Problemas durante a captação: Poluição luminosa, muita humidade e glow lunar.

Problemas após captação: Aberração cromática, gradientes, vignetting, plano focal curvo, astigmatismo...

Para não fugir mais a este tópico a ajuda (e opiniões) que vos peço é mesmo no processamento, de forma a poder colmatar as limitações do equipamento e as minhas próprias.

Processamento efectuado ("a olhómetro"): Levels, curves, color balance, brightness e contrast enhancement, hue/saturation, resampled no Photoshop. Astronomy actions (Carboni tools).

Peço desculpa pelos termos em inglês, mas toda a literatura que sigo está nessa língua e nem sempre consigo encontrar uma tradução correcta para Português.

Desde já obrigado.

Vasco

11
Montagens / Re: EQ6 ou EQ5?
« em: Agosto 18, 2010, 04:24:13 pm »
Olá a todos,

O vosso forum tem sido para mim uma autentica enciclopédia para responder às minhas duvidas, no entanto continuo com um dilema do qual necessito a vossa ajuda. Não querendo abrir outro tópico, imaginando que vocês já estejam fartos de responder a tantas perguntas de novatos, decidi aproveitar este.

Tendo voltado a dedicar-me à astronomia, e querendo entrar no mundo da astrofotografia, irei necessitar de uma montagem que me seja acessível em termos económicos e que tenha umas boas relações preço/qualidade/capacidade/portabilidade.

Pensando também um pouco no futuro, e tendo decidido ficar no mundo dos refractores, a montagem que procuro é que seja estável com o equipamento para astrofotografia (máquina DSLR, auto-guia, etc) usando um refractor de 100mm ou mesmo de 120 mm.

A montagem que estava a considerar seria a da Sky-Watcher HEQ5 Pro Go-To, acham que seria suficiente para um setup como referi ou só mesmo a EQ6 Pro Go-To é aconselhável?

Obrigado.

Cumprimentos.

12
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Julho 25, 2010, 05:12:12 pm »
Olá a todos,

O meu nome é Vasco Soeiro, natural de Beja mas a viver em Lisboa, tenho 29 anos e sou licenciado em engenharia Electrotécnica.
O meu interesse em astronomia nasceu mesmo antes de eu saber o que essa palavra significava, contemplar o céu nocturno sempre foi dos meus passatempos favoritos.

Recebo aos 14 anos o meu telescópio (Luneta), que ainda hoje guardo, um pequeno refractor de 60mm diâmetro e 900mm de distância focal. Este pequeno instrumento abriu-me as portas do universo, no qual efectuei inúmeras viagens espaço fora, chegando mesmo a dar uns pequenos passos na astro-fotografia.

Infelizmente, como qualquer hobby, a astronomia e principalmente a astro-fotografia requer alguma disponibilidade financeira e não só, que alguém que dependia exclusivamente dos pais não tinha, nem a tecnologia ajudava em 1995 como muitos de vocês bem sabem.   :)

O tempo passou e devido às vicissitudes da vida a minha astronomia entrou num hiato prolongado, mas sem nunca esquecer de olhar para cima.

Já estando a trabalhar e a situação económica a começar a estabilizar o bichinho voltou novamente, principalmente o da astro-fotografia. (Mas isso é assunto para outro post) :D

Não querendo esticar muito mais o texto num só post termino a minha apresentação esperando poder recuperar o tempo e conhecimento perdido com todos vós.

Cumprimentos,

Vasco Soeiro

Páginas: [1]