Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - dario.rostirolla

Páginas: [1]
1
Galactica Caffe / Portugueses e a navegação astronômica
« em: Abril 26, 2007, 09:28:52 pm »
Que técnicas e equipamentos foram introduzidos pelos portugueses na era dos descobrimentos? Havia, p. ex., o astrolábio de bolso e o grande astrolábio de madeira, para ser usado em terra, montado sob um tripé. Que mais?

2
Construir e montar telescópios (ATM) / camada anticorrosiva
« em: Abril 26, 2007, 09:24:23 pm »
Tudo bem, você construiu uma montagem de metal, e agora quer protegê-la contra a corrosão... também não quer gastar muito - que técnica utiliza?

P.S.: vou sugerir uma solução... existem produtos de "galvanização a frio", como o CRZ - zincagem a frio da Tapmatic, e outros...

Por cima, você pinta com zarcão e tinta esmalte - dura mais que a pintura eletrostática (que também é outra solução né?)...

Editando... um link:

http://www.geocities.com/kemays/formula.htm

Editando de novo, outro:

http://www.blindhogg.com/homemadesalts.html

3
Construir e montar telescópios (ATM) / fibra de carbono!
« em: Abril 23, 2007, 07:08:00 pm »
Esse material revolucionário permitiria a construção de telescópios muito leves e ao mesmo tempo muito resistentes, incluindo-se os respectivos espelhos.

Podemos encontrar muito material sobre isso na Internet graças aos... construtores de bicicletas, que empregam este material com muita freqüência.

Mais informações sobre o uso de fibra de carbono, incluindo tutoriais, no site http://www.composite.about.com

4
Filtros / filtro de apodização
« em: Abril 23, 2007, 04:01:30 pm »
Filtro de apodização... isso funciona?

Ele em tese transfere alguma energia dos anéis de difração para o disco de Airy... contudo, o filtro só funciona sob estritas condições:

- ótica quase-perfeita, com aprox. 1/4 de onda;

- obstrução do secundário muito pequena (um SCT, p. ex., já não serve).

Portanto, há controvérsias quanto à efetividade de tais filtros - muitos afirmam que não produzem qualquer aperfeiçoamento na imagem.

5
Montagens / Goto optical MX-II
« em: Abril 02, 2007, 04:34:33 pm »
Certa vez, encontrei na internet uma foto da maravilhosa montagem MX-II, que a Goto não fabrica mais... uma das melhores montagens equatoriais que conheço. Gostaria muito de encontrar de novo esta foto para apresentá-la no forum.

6
Observatórios / cúpula leve ou pesada?
« em: Março 23, 2007, 07:39:54 pm »
Se construímos uma cúpula pesada, como controlar seu movimento pelo micro? Tenho ouvido falar de circuitos muito simples, com base no timer 555, que controlam um motor através da porta serial por meio de uma bateria de 12V. Logo, uma cúpula leve é fácil de automatizar.

7
Observatórios / miscelânea
« em: Março 20, 2007, 08:53:49 pm »
Que tal um tópico sobre técnicas?

Bom, considero viável a soldagem de chapas comuns em barras de metal. Basta posicionar o ferro de soldar sobre a barra, e não sobre a chapa, e começar a soldar pela barra, deixando que o filete de solda se propague até a chapa. Assim, a chapa não fura.

Ferros de soldar finos, 2 a 3mm, 6013, são ideais - fica forte também. Mas precisa de muuita limpeza de escória...

Olha, fica MUITO forte, muito robusto.

8
Discussão Geral / gravar nome no telescópio
« em: Março 20, 2007, 08:06:45 pm »
Você quer gravar seu nome no tubo do telescópio. Uma solução perfeita seria pela técnica do heat transfer - ou seja, papel transfer, impressora inkjet e ferro de passar roupa (use um trapo de pano entre o papel e o ferro). Porém é caro - o papel transfer é difícil de encontrar, deve ser comprado pela Internet.

Minha dica é esta: sobre uma transparência de retroprojetor, cole um pedaço de fita mágica (tem que ser fita mágica, esbranquiçada - não pode ser durex). Imprima o nome sobre essa fita (configurando a impressão pelo melhor modo possível - faça testes). Espere secar. Cole outra fita sobre esta, para proteger a tinta. Destaque as duas fitas da transparência e cole diretamente no tubo do telescópio.

Você conhece outro processo simples?

Páginas: [1]