Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Tiago Dias

Páginas: [1] 2
1
Discussão Geral / SKYQUEST XT10G GOTO
« em: Janeiro 19, 2011, 11:15:41 am »
Boas a todos, estes novos telescópio da orion por terem Go-to dá para fazer alguma astrofotografia?

2
Dúvidas na Compra / Meade LXD 75 ACF 8" F/10 AUTOSTAR
« em: Dezembro 30, 2010, 10:19:44 am »
Estou interessado neste telescópio.
Mas gostaria de saber se é um bom telescópio para astrofotgrafia.
Já ouvi dizer que a Meade andava na falência.

Obrigado




Abraço amigo

3
Telescópios / LXD 75 ACF 8" F/10 AUTOSTAR
« em: Dezembro 27, 2010, 09:00:03 pm »
Este telescópio é um bom telescópio para céu profundo.




Abraço amigo

4
A Loja Galáctica / light shroud
« em: Agosto 21, 2007, 06:56:37 pm »
O loja galactica n vende light shroud para telescopios.

5
S.E.T.I. / Pergunta para os mais experientes
« em: Agosto 16, 2007, 10:08:40 am »
Venho por este meio, fazer uma pergunta um tanto ao quanto ridícula,
penso eu :s .
Gostava que as pessoas com mais experiência aqui, me dissessem se
neste vídeo, as imagens que vocês vão ver, filmadas pela NASA, são
ovnis (como eles afirmam) ou apenas outros objectos.

[youtube:ef0cb]rFpGFEFvXBQ[/youtube:ef0cb]

Abraço, Tiago.

6
Agência EFE

 
Washington, 13 out (EFE).- A Nasa aprovou a construção de um novo telescópio espacial que auscultará estrelas e galáxias mais próximas através do espectro infravermelho, anunciou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

O "Explorador Infravermelho de Campo Amplio" (Wise, sigla em inglês) foi planejado durante os últimos oito anos e será colocado em órbita no final de 2009, informou o JPL em comunicado.

"No céu há um campo infravermelho que está cheio de surpresas. Ao examiná-lo encontraremos objetos novos e inesperados", assinalou Edward Wright, investigador principal do Wise.

Segundo o comunicado do JPL, o novo observatório espacial buscará todo tipo de "originais celestiais", entre eles estrelas anãs pardas, que estão mais próximas da Terra.

As anãs pardas são enormes concentrações de gás que surgem como estrelas, mas carecem da massa necessária para ter sua própria combustão e brilhar como as estrelas normais.

No entanto, produzem luminosidade que poderá ser detectada pelos instrumentos do Wise.

"Acreditamos que há mais anãs pardas no universo, mas não encontramos muitas porque são muito tênues para serem detectadas na luz visível", assinalou Peter Eisenhardt, cientista do projeto.

O Wise também poderá detectar as galáxias mais luminosas do universo, algumas das quais estão cerca de 11,5 bilhões de anos luz da Terra, assinalou o JPL.

Segundo o comunicado, os detectores do Wise serão aproximadamente 500 vezes mais sensíveis que os do Satélite Astronômico Infravermelho, que deixou de operar em novembro de 1983 após dez anos de funcionamento.

Durante esse lapso, o satélite, uma operação conjunta da Nasa e a Agência Espacial Européia, detectou cerca de 350 mil fontes de luz infravermelha.

Entre seus descobrimentos está o de um disco de pó cósmico em torno da estrela Vega, além de seis cometas e emissões procedentes de galáxias, incluindo a Via Láctea, que abriga nosso sistema solar.

EFE ojl mh

7
Galactica Caffe / Team Ranks
« em: Setembro 29, 2006, 03:44:07 pm »
Estive a trabalhar em photoshop e fiz umas tema ranks para aqui (forum).
Não meti nomes para os memros, por isso se quiserem que mude algo é so dizer.
Aqui ficam elas:










8
Exploração Espacial / Astronautas detectam vapor na cabine da ISS
« em: Setembro 18, 2006, 04:17:11 pm »
Agência EFE
 
 
Washington, 18 set (EFE).- Os três astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) detectaram hoje mau cheiro na cabine que, apesar de terem pensado que era fumaça, era apenas vapor, informou a Nasa.

Uma porta-voz da Nasa disse no Centro Johnson de Houston (Texas) que inicialmente se achou que havia fumaça dentro da ISS, que está em órbita a mais de 350 quilômetros da Terra.

"As coisas se acalmaram", indicou a porta-voz do controle da missão Kelly Humphries.

Os astronautas tinham informado ao controle da missão que sentiram um cheiro que parecia fumaça em um segmento da ISS construído pela Rússia, um dos 16 países que participam do projeto de US$ 100 bilhões.

"A situação se estabilizou agora", disse o engenheiro de vôo da ISS, Jeffrey Williams. "Há um cheiro muito forte, mas nunca houve fumaça." Os três astronautas trabalhavam no gerador de oxigênio Elektron, fabricado pela Rússia - que separa a água em hidrogênio e oxigênio por meio de eletrólises, para obter oxigênio respirável -, quando o mau cheiro foi notificado, aproximadamente às 8h30 de Brasília.

A Nasa indicou que os astronautas puseram óculos de segurança e luvas, mas não foi necessário que se protegessem com máscaras de emergência.

O incidente pode estar relacionado com o escapamento de um líquido tóxico, que pode ser hidróxido de potássio, que é usado na unidade Elektron.

"Está tudo bem, já não há problemas", disse o comandante da tripulação da ISS, Pavel Vinogradov. "Já não há mais escape do líquido", acrescentou. EFE jab af

9
Agência EFE
 
 
Moscou, 18 set (EFE).- Os cosmonautas da 14ª expedição que viajam à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Soyuz TMA-9 farão quatro passeios espaciais, informou hoje o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A expedição é integrada pelo russo Mikhail Tyurin e o americano de origem hispânica Michael López-Alegria, acompanhados pela milionária americana de origem iraniana Anousha Ansari, a primeira turista espacial da história.

"A ISS-14 fará quatro caminhadas espaciais e 44 experimentos cientistas, alguns deles pela primeira vez e outros antigos, com novos equipamentos", disse um porta-voz do CCVE à agência "Itar-Tass".

Em uma das caminhadas, Tyurin deve lançar uma bola de golfe com um taco especial para um anúncio publicitário de uma empresa canadense de artigos esportivos.

Ansari, Tyurin e López-Alegria estão a bordo da nave "Soyuz TMA-9", viajando rumo à ISS, à qual se acoplarão na próxima quarta-feira, às 2h28 (em Brasília).

Tyurin, López-Alegria e Ansari se juntarão aos atuais inquilinos da estação espacial, a expedição ISS-13, formada pelo russo Pavel Vinogradov, o americano Jeffrey Williams e o alemão Thomas Reiter.

Vinogradov e Williams estão há seis meses na ISS e voltarão à Terra, enquanto Reiter, que chegou em julho à plataforma a bordo da nave Discovery, se integrará como terceiro tripulante da ISS-14.

Durante a missão, os tripulantes da ISS-14 deverão receber dois vôos das naves americanas e duas naves russas de carga Progress.

Durante pelo menos dez dias, russos e americanos se dedicarão à transferência de tripulações. Ansari fará dois experimentos da Agência Espacial Européia e um terceiro do consórcio aeroespacial russo Energia.

Assim que concluírem os experimentos, Ansari, Vinogradov e Williams retornarão à Terra a bordo da "Soyuz TMA-8", atualmente acoplada à plataforma espacial. EFE apl dgr

10
Multimilionária abre uma nova página no turismo espacial

Agência EFE
 
 
 
Armando Pérez Moscou, 18 set (EFE).- A milionária americana de origem iraniana Anousha Ansari começou hoje o primeiro vôo turístico de uma mulher ao espaço, em viagem a bordo da nave russa "Soyuz TMA-9", com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

Em companhia do cosmonauta russo Mikhail Turin e do americano Michael Lopez-Alegria, Ansari voa em direção à ISS a bordo da nave "Soyuz TMA-9", lançada hoje pelo foguete "Soyuz-FG" de uma base no Cazaquistão.

"Um sorriso feminino encantador tomou conta do turismo espacial hoje", afirmou a televisão estatal russa, que pela primeira vez transmitiu ao vivo o lançamento de uma nave tripulada a partir da base de Baikonur.

Tal como estava programado, a nave desprendeu-se do "Soyuz-FG" às 8h09 de Moscou (1h09 de Brasília).

"O lançamento da "Soyuz TMA-9" transcorre normalmente e todos os seus sistemas funcionam com normalidade e os tripulantes estão em perfeito estado", disse Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE), citado pela agência russa "Itar-Tass".

Durante a transmissão do lançamento, foi possível ver a ignição dos propulsores do foguete e sua decolagem, enquanto uma voz no Centro de Controle comunicava: "O vôo transcorre com normalidade".

Nove minutos depois do lançamento, a "SoyuzTMA-9" se separou do foguete e ficou em uma órbita transitória de 200 quilômetros de altura máxima e 200 quilômetros de distância mínima.

Esta é uma das fases do vôo que podem causar mais danos à saúde dos três tripulantes, inclusive a Lopez-Alegria e Turin, que, embora já tenham ido ao espaço, viajam pela primeira vez nas naves "Soyuz".

Concluída a fase de separação do foguete portador, a "Soyuz TMA-9" iniciou seu vôo autônomo em direção à ISS, à qual se acoplará na próxima quarta-feira, às 2h28 de Brasília.

A partir da primeira volta em torno da Terra, Ansari, Turin e Lopez-Alegria puderam tirar as roupas especiais, o que lhes permitirá adaptar-se melhor às condições de ausência de gravidade.

Segundo Lindin, os médicos recomendaram a Ansari movimentar-se o menos possível, evitar os movimentos bruscos de cabeça e, sobretudo, os esforços físicos durante a viagem.

Devido ao pequeno espaço da nave, o vôo de ida é incômodo e Ansari e seus companheiros terão que se conformar com refeições frias, porque não há um fogareiro a bordo da nave russa.

Mesmo diante da perspectiva de uma viagem incômoda, Ansari estava muito animada nas horas anteriores ao lançamento.

"Recomendamos a Ansari que se tranqüilizasse para evitar sensações desagradáveis durante a viagem, porque queremos que nosso turista se sinta feliz o tempo todo", disse à televisão Vladimir Solovyov, chefe do programa de vôos tripulados do CCVE.

A viagem de Ansari é uma prova de fogo para a promoção do turismo espacial, um dos novos setores em desenvolvimento na exploração do cosmos.

Eric Anderson, executivo da empresa americana Space Adventures, disse recentemente que uma viagem de dez dias à ISS nas naves russas já custa, no mínimo, US$ 25 milhões, e não US$ 20 milhões como a imprensa havia afirmado.

A empresa, que trabalha com a agência espacial russa Roscosmos, organizou a viagem de Ansari e de outros três milionários, dois americanos e um sul-africano, que viajaram à ISS a bordo de naves "Soyuz".

No final de agosto, a Roscomos informou que o custo dos vôos espaciais para turistas aumentaria US$ 1,6 milhão devido à inflação.

Mas a alta no preço da viagem não desanimou Ansari, que também patrocina um prêmio de US$ 10 milhões para a empresa privada que desenvolver naves espaciais turísticas.

"O mais interessante será dormir próximo à escotilha, contemplar a Terra e pensar em coisas muito pessoais", disse Ansari horas antes de dar início a sua aventura.

Durante sua permanência de dez dias no espaço, Ansari, de 40 anos, realizará dois experimentos da Agência Espacial Européia e um terceiro do consórcio aeroespacial russo Energia.

Turin e Lopez-Alegria substituirão o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, que integram a atual tripulação da ISS-13 junto ao alemão Thomas Reiter.

Vinogradov e Williams deixarão a ISS depois de quase seis meses em órbita, e Reiter, que chegou no ônibus espacial "Discovery" em julho, permanecerá a bordo e será o terceiro tripulante da ISS-14.

Turin e Lopez Alegria trabalharão na ISS por pelo menos seis meses, e Ansari permanecerá a bordo por oito dias. Ela deve voltar à Terra no dia 29 na companhia de Vinogradov e Williams a bordo da "Soyuz TMA-8". EFE apl mac/dgr

11
Exploração Espacial / Atlantis se desprende da ISS para retornar à Terra
« em: Setembro 17, 2006, 08:27:09 pm »
Atlantis se desprende da ISS para retornar à Terra

O ônibus espacial Atlantis se desprendeu hoje às 9h45 de Brasília da Estação Espacial Internacional (ISS) para retornar à Terra, após uma missão de uma semana na qual se retomou a construção da base. A aterrissagem da nave no Centro Espacial Kennedy da Flórida (EUA) está prevista para as 5h57 (6h57 de Brasília) de quarta-feira.
As escotilhas nos compartimentos que separam a estação da nave foram fechadas às 7h27 de Brasília, e desde então tanto os seis astronautas do Atlantis como os dois da ISS se dedicaram a comprovar que não havia vazamentos.

Após o desprendimento da nave, o piloto Chris Ferguson conduziu um sobrevôo de 360 graus ao redor da estação espacial, para permitir que a tripulação fotografe a ISS com os módulos acrescentados nos últimos dias.

O núcleo central desta missão foi o posicionamento, realizado na quinta-feira, de dois painéis solares na ISS, que ajudarão a duplicar a potência da base. Os painéis, que custam US$ 372 milhões, não gerarão eletricidade até a próxima missão da Nasa, prevista para dezembro.

Os painéis solares medem 73 metros e estão presos por duas vigas de quase 14 metros de comprimento. Seu conjunto tem um peso de 17,5 toneladas. As tarefas de construção são as primeiras após a suspensão de qualquer tipo de obra na ISS por causa do desastre do ônibus espacial Columbia em 2003.

A missão "STS-115" do "Atlantis" é integrada pelo comandante Brent Jett, pelo piloto Christopher Ferguson e pelos especialistas Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank, e Steven G. Maclean, da Agência Espacial do Canadá.


O ônibus espacial Atlantis se desprendeu hoje às 9h45 de Brasília da Estação Espacial Internacional (ISS) para retornar à Terra

12
Lixo espacial aumenta e adquire características perigosas

Agência EFE
 
 
 
Orlando Lizama Washington, 17 set (EFE).- Os astronautas do ônibus espacial Atlantis perderam uma porca, uma mola e uma arruela em sua primeira caminhada para recomeçar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS) na última semana.

Esses três objetos se afastaram flutuando no vazio espacial sem inconvenientes posteriores, e o incidente passou para o arquivo do esquecimento para a Nasa.

Mas muitos cientistas vêm advertindo que o espaço está se tornando um depósito de lixo cada vez mais perigoso.

Os especialistas alertam que é possível que o deslocamento desses objetos tenha parecido lento, tendo à ISS como ponto de referência.

No entanto, esclarecem que, na realidade, estão se deslocando no espaço a cerca de 28 mil km/h.

Na imensidão do espaço, as possibilidades de um choque são remotas, segundo os especialistas.

Mas, ao mesmo tempo, informam que o lixo espacial está aumentando de forma desmedida e que, assim, cresce o risco de uma colisão catastrófica no espaço.

Um estudo realizado em 1999 e registrado pelo "space.com", um site na internet sobre informações espaciais, afirma que até esse ano havia cerca de dois mil quilos de "ferro velho" flutuando em uma órbita muito próxima à atmosfera terrestre.

Esse lixo, que começou a ser formado em 1965, quando o astronauta Edward White perdeu uma luva na primeira caminhada espacial de um americano, é formado por aproximadamente 110 mil objetos de mais de um centímetro de diâmetro, suficientemente grandes para causar danos em um satélite ou em um dos telescópios espaciais da Nasa.

Como resultado do aumento das operações realizadas pela Nasa, Rússia e outros países que entraram no seleto grupo dos que podem pôr um objeto no espaço, é natural que o lixo tenha se multiplicado nos últimos anos, segundo os especialistas.

Alguns dos maiores objetos poderiam ameaçar a vida dos astronautas de uma nave ou mesmo a existência da ISS, que está em órbita a cerca de 400 quilômetros de altura da Terra.

Como exemplo do perigo, o "space.com" cita o caso de um pequeno pedaço de pintura que se desprendeu de um satélite e que, ao bater contra uma nave, causou uma perfuração de mais de um centímetro de diâmetro, mas que não teve maiores conseqüências.

O perigo não passou despercebido para as autoridades dos EUA, cujo Comando Espacial assumiu a tarefa de vigiar rigorosamente o lixo espacial e outros objetos, além de informar a outros órgãos quando houver risco de colisão.

Segundo essa instituição, em meados de 2000, já estavam no espaço 8.927 objetos de envergadura fabricados pelo homem, muitos deles de forma permanente.

Desse total, 2.671 eram satélites (em funcionamento ou desativados), 90 eram sondas espaciais e 6.096, pedaços de naves. O primeiro satélite a virar entulho foi o Vanguard I dos EUA, lançado em 1958 e desativado após seis anos de funcionamento.

Muitos deles serão atraídos pela força de gravidade da Terra, e acabarão se desintegrando como meteoritos no choque com a atmosfera.

Mas alguns, devido a seu grande tamanho, podem não ser totalmente destruídos e cair em algum ponto da Terra.

Segundo Major Birmingham, do Comando Espacial, informou ao "space.com", mais de 57 desses objetos conseguiram atravessar a atmosfera nos primeiros seis meses de 1999.

Um deles foi o SkyLab dos EUA, que em 1979 se desintegrou e uma parte caiu no Oceano Índico, enquanto a outra caiu na Austrália.

No entanto, Birmingham afirma que há poucas possibilidades de que um pedaço desses objetos que vagam no espaço cause uma catástrofe ao cair na Terra, porque mais de 75% da superfície do planeta é coberto pelo mar.

"Muitos dos que entram na atmosfera se desintegram ou caem no mar. Reingressos como o do Skylab são muito raros e uma exceção", disse. EFE ojl rra/an

13
Galactica Caffe / Ajuda sobre Topo de Portal
« em: Setembro 16, 2006, 11:56:50 pm »
Bem, eu hoje tive o dia em casa, e lembrei-me de dar um presente ao admin do forum (jaclerigo) :wink:

E como sei que ele está a pensar abrir um portal com este forum, criei um topo, para o portal, caso ele queira o meter. Se quiser mudar o nome é só dizer-me por MP ou mesmo aqui.
Espero que esle goste e vocÊs membros.

Deicho-vos aqui o topo.

http://img76.imageshack.us/img76/7409/logoastrotugajf3.jpg

14
Agência EFE



Washington, 16 set (EFE).- A tripulação do ônibus espacial Atlantis descansa hoje na Estação Espacial Internacional (ISS) antes de começar amanhã o retorno à Terra, informou a Nasa.

Os seis tripulantes dormiram hoje uma hora a mais após uma dura semana de trabalho, na qual realizaram três caminhadas espaciais em quatro dias.

O centro de controle em Houston despertou a tripulação com a música "Twelve Volt Man", escolhida pela família do astronauta Dan Burbank, que descreveu a música como "uma ótima maneira de começar o dia aqui no espaço".

Os astronautas terão metade do dia livre e poderão desfrutar da experiência de estar no espaço sem gravidade e ver o planeta e as estrelas de uma perspectiva acessível a poucas pessoas.

Na segunda metade do dia, a tripulação finalizará as tarefas de carga e descarga do Atlantis.

Às 8h50 de Washington (9h50 de Brasília) está previsto que o Atlantis se desprenda da ISS e comece sua viagem de volta à Terra. A aterrissagem está prevista para as 5h57 (9h57 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy na Flórida.

O objetivo central desta missão foi o posicionamento de dois painéis solares colocados nesta quinta-feira na ISS, que ajudarão a duplicar a potência energética da estação.

Os painéis, com um custo de US$ 372 milhões, só gerarão eletricidade após a próxima missão da Nasa, prevista para dezembro.

Os painéis solares medem 73 metros e são sustentados por duas vigas de quase 14 metros de comprimento. O peso total do conjunto é de 17,5 toneladas.

Foram as primeiras tarefas de reconstrução após a suspensão das missões à ISS, devido ao desastre da nave Columbia, em 2003.

A missão "STS-115" do Atlantis é liderada pelo comandante Brent Jett, e integrada pelo piloto Christopher Ferguson, e os especialistas Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank e Steven G. Maclean, da Agência Espacial do Canadá. EFE mv mac/an

15
Galactica Caffe / Uma Verdade Inconveniente
« em: Setembro 14, 2006, 05:14:47 pm »


Se a grande maioria dos cientistas mundiais tiverem razão, temos apenas 10 anos para evitar uma grande catástrofe, a qual pode destruir o nosso planeta com condições meteorológicas agressivas, inundações, epidemias e ondas de calor que ultrapassam tudo o que já passámos.

Isto não é brincadeira, mas é o que pode vir a acontecer ao nosso planeta, caso nos humanos, não cuidarmos do nosso planeta.

Isto chamou-me muito a atenção, e resolvi colocar aqui este documentário que vai sair nos nossos cinema este mês ou mês que vem.

Entretanto peço aos membros daqui do forum para darem uma olhadela ao clip. Dá para ficarmos a pensar. :cry:

http://video.google.com/videoplay?docid=2078944470709189270&q=an+inconvenient+truth&pl=true

Páginas: [1] 2