Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - ricreis

Páginas: [1]
1
Actividades e Eventos / AIA2009 - Galilean Nights (Noites de Galileu)
« em: Agosto 28, 2009, 06:54:58 pm »
Depois do sucesso sem paralelo que foram as 100 Horas de Astronomia (estima-se que entre 1 e 2 milhões de pessoas terão passado pelos nossos telescópios a nível mundial), mais uma vez o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) procura reunir amadores e profissionais para mostrar as maravilhas do Universo ao público em geral.


O próximo grande projecto do AIA2009 chama-se "Noites de Galileu", que em Portugal funcionará em conjunto com o projecto nacional "E agora eu sou Galileu".

Entre os dias 22 e 24 de Outubro de 2009, convidam-se todos os astrónomos amadores e profissionais a disponibilizarem os seus equipamentos, para mostrar ao público pelo menos dois dos principais objectos de observação de Galileu - a Lua e o sistema Joviano.

Assim como nas 100 Horas de Astronomia, pedimos que registem as vossas actividades. Um site nacional dedicado ao "E agora eu sou Galileu" ainda está a ser concluido, mas até lá podem registar actividades no site internacional

Nesse site serão disponibilizados, durante as próximas semanas, vários recursos que podem ser utilizados nas iniciativas das Noites de Galileu.

Finalmente, e em especial para os amadores "mais avançados", haverá uma competição de astrofotografia.


Pela equipa das Noites de Galileu,

Ricardo Cardoso Reis,
Núcleo de Divulgação
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
&
Grupo de Física Solar do AIA2009
Grupo de Trabalho das 100 horas de Astronomia
Grupo de Trabalho das Noites de Galileu
Editor - Portal to the Universe

2
Actividades e Eventos / 100 Horas de Astronomia - Prémios
« em: Abril 07, 2009, 04:11:18 pm »
As 100 Horas de Astronomia já passaram, e foram um enorme sucesso, tanto em Portugal, como a nível mundial.

Mas se julgavam que já estava tudo terminado... desenganem-se! É que agora faltam os prémios!

A partir de dia 10 de Abril, todas as actividades que se registaram nas 100 Horas de Astronomia (como a Star Party galactica) podem concorrer aos prémios de a uma (ou várias) das 8 categorias disponíveis.

Fiquem atentos.


pela coordenação nacional,

Ricardo Cardoso Reis,
Núcleo de Divulgação
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
&
Grupo de Física Solar do AIA2009
Grupo de Trabalho das 100 horas de Astronomia
100 horas de Astronomia - Coordenação Portuguesa

3
Secção Solar / Sun-Day/Dia do Sol - 100 horas de Astronomia
« em: Fevereiro 22, 2009, 05:17:16 pm »
Para os mais desatentos, as 100 horas de Astronomia estão quase aí, e o astro-rei não podia deixar de ter um lugar de destaque.

À semelhança do sucesso que foi a "Alvorada do AIA2009", um evento global de observação solar no dia 1 de Janeiro de 2009, organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e pelo Grupo de Física Solar do AIA2009 (GFS), também as 100 horas de Astronomia decidiram juntar-se ao GFS para voltar a por o mundo a olhar para o Sol.

O último dia das 100 horas de Astronomia (dia 5 de Abril) é um Domingo, e aproveitando o trocadilho em inglês (Sun-day = Dia do Sol, e Sunday = Domingo) propõe novamente um dia dedicado ao Sol. Assim, convidamos todos os que tiverem meios de observar o Sol (em segurança), que disponham os seus meios de observação para partilhar a nossa estrela com os amigos, vizinhos, ou mesmo os desconhecidos que passam na rua.

Coloquem-se em frente a Centros Comerciais, grandes avenidas, praças e parques públicos, ou mesmo na vossa própria rua e mostrem o Sol a quem passa.

E não se limitem apenas à observação... Palestras, workshops, construção de relógios de Sol, astro-fotografia, etc. E se estão com vontade de participar, mas não sabem como, podem consultar o Blog da "Alvorada" (em inglês) para obterem inspiração.

Para participar, basta registarem o vosso evento na página nacional das 100 horas de Astronomia.

A coordenação nacional das 100 horas de Astronomia possui um número (muito) limitado de filtros solares baader 7x7 cm que pode oferecer aos participantes registados.


pela coordenação nacional,

Ricardo Cardoso Reis,
Núcleo de Divulgação
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
&
Grupo de Física Solar do AIA2009
Grupo de Trabalho das 100 horas de Astronomia
100 horas de Astronomia - Coordenação Portuguesa

4
Actividades e Eventos / 100 horas de Astronomia - registo nacional
« em: Fevereiro 22, 2009, 04:48:48 pm »
Como a maior parte dos participantes neste fórum deve saber, um dos projectos "cornerstone" (ou "pilar", se preferirem), do Ano Internacional da Astronomia são as 100 horas de Astronomia.

Entre 2 e 5 de Abril, Ininterruptamente durante 100 horas, alguém, algures no planeta estará a observar através de um telescópio, numa palestra sobre um tema de astronomia, a ver uma sessão de planetário, ou na Internet a ver como trabalham os investigadores. Será a maior celebração da Astronomia de todos os tempos.

Um dos grandes objectivos das 100 Horas de Astronomia é por o máximo de pessoas possível a observar o céu através de um telescópio, à semelhança do que Galileu Galilei fez há 400 anos atrás.

De entre as mais importantes actividades das  100 horas de Astronomia, destaco as seguintes:

- 3 de Abril - Webcast 24 horas a partir de Centros de Ciência.

Participam neste webcast observatórios/organizações como ALMA (APEX), Arecibo, Calar Alto, Gemini (Norte e Sul), INTEGRAL, ING, Spitzer, Subaru, VLA, VLT, XMM-Newton, entre muitos outros (para já, são 48).

- 4 de Abril - Astrofesta Global de 24 horas.
A International Sidewalk Astronomy Night (ISAN) associa-se este ano às 100 horas de Astronomia, o maior evento de divulgação de Astronomia de todos os tempos. Convida-se toda a gente a montar os seus meios de observação em locais públicos, de modo a que possam partilhar o céu com o maior número de pessoas possível.

- 5 de Abril - Sun-day/Dia do Sol.
À semelhança da "Alvorada do AIA2009", este será o dia por excelência dedicado à nossa estrela. Assim como na "Alvorada", as 100 horas de Astronomia convidam todos com capacidade de observar o Sol em segurança para o partilharem com os amigos, vizinhos, ou mesmo desconhecidos a passar na rua.


A página nacional das 100 horas de Astronomia encontra-se agora disponível em: www.astro.up.pt/100horas.

A coordenação nacional convida todos os astrónomos amadores que queiram organizar um evento durante as 100 horas de Astronomia para o registarem na página nacional.

Para os interessados em observação solar, a coordenação nacional dispõe de um número (muito) limitado de filtros Baader 7x7 cm que pode oferecer.



pela coordenação nacional,

Ricardo Cardoso Reis,
Núcleo de Divulgação
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
&
Grupo de Física Solar do AIA2009
Grupo de Trabalho das 100 horas de Astronomia
100 horas de Astronomia - Coordenação Portuguesa

Páginas: [1]