Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - phoenix

Páginas: [1] 2 3
1
Discussão Geral / Coleção Explorando o Ensino
« em: Julho 23, 2010, 04:02:07 am »
Meu cordial boa noite.

Clique aqui para baixar gratuitamente livros para ensino de astronomia e astronáutica.

Com o objetivo de apoiar o trabalho dos professores em sala de aula, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, enviou a todas as escolas de ensino fundamental e médio os primeiros  volumes da Coleção Explorando o Ensino. A proposta da coleção é oferecer aos educadores um material científico-pedagógico que permita aprofundar os conteúdos das áreas de conhecimento e disciplinas destas etapas da educação básica. As obras deverão ser incorporadas ao acervo bibliográfico da escola.

2
Meu cordial boa noite.

Muito legal essa matéria, vale a pena ler.

Guia de Carreiras destaca profissão nesta terça-feira (13). Para se dar bem, estudante precisa gostar de ciências exatas.

Fonte » http://g1.globo.com/especiais/Guia-de-carreiras/noticia/2010/07/misterios-do-universo-fortalecem-area-de-pesquisa-na-astronomia.html

3
Notícias / O grande arquivo da NASA *** Leitura recomendada***
« em: Novembro 27, 2009, 02:01:43 am »
Um site que traz imagens, vídeos e áudios da NASA. Tudo indica que é a maior coleção de material da agência espacial americana disponível na web. Quando você entrar em NasaImages.org, poderá acessar as diferentes seções: Universe, Solar System, Earth, Aeronautics e Astronauts. Bom para pesquisas escolares, claro.

Link http://www.nasaimages.org/

Fonte: http://ricardolombardi.ig.com.br/o-gran ... vo-da-nasa

4
Discussão Geral / Telescópio Spitzer registra galáxia em espiral
« em: Julho 25, 2009, 08:46:58 pm »
O telescópio Spitzer, da Nasa (agência espacial norte-americana), registrou a galáxia NGC 1097, que está a 50 milhões de anos-luz da Terra. Veja na foto, abaixo, a galáxia em formato espiral.

Recentemente, a Nasa divulgou outra imagem surpreendente captada pelo Spitzer: a colisão de duas galáxias dando origem a uma terceira, veja aqui » Link



Fonte » http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u600125.shtml

5
Discussão Geral / Constelações do Céu Brasileiro
« em: Julho 21, 2009, 05:01:11 pm »
Veja o infográfico do céu brasileiro

Você sabe quais constelações fazem parte do céu brasileiro?
Conheça mais sobre cada uma, clica na tela para abrir a janela de navegação, seleciona a constelação, vai abrir a tela com informações sobre a contelação.

Link » Clique aqui

Muito bom, e bem interativo

Dica do amigo: Leonardo Engelmann

6
Discussão Geral / Dois bons documentários do fantástico 19/07
« em: Julho 20, 2009, 06:17:53 pm »
Dois bons documentários do fantástico 19/07 - ***Leitura Recomendada***

Boa tarde, quem não assistiu o documentário do fantástico sobre os temas abaixo, segue os link's, muito legal vale a pena ler:

Detetive Virtual prova que o homem já esteve na Lua - Conheça os principais argumentos que acabam de vez com qualquer dúvida.
Reportagem + vídeos » http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... A+LUA.html

Repórter do Fantástico pilota jipe lunar - O carro lunar parece um caminhão e pode rodar 240 quilômetros.
Reportagem + vídeos » http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... LUNAR.html

7
Exploração Espacial / Re: Como Avistar a ISS - Leitura Recomendada
« em: Julho 08, 2009, 09:05:27 pm »
Seguir em tempo real a ISS

http://www.n2yo.com/

8
Exploração Espacial / Como Avistar a ISS - Leitura Recomendada
« em: Julho 08, 2009, 09:05:09 pm »
Uma boa leitura, muito legal.


Se sair para a rua e olhar atentamente para o céu perto do anoitecer ou do amanhecer, e se tiver acesso a uma esfera celeste relativamente escura, é provável que não tenha que esperar mais do que 15 minutos para ver um dos mais de 35.000 satélites agora em órbita da Terra.

A maioria destes "satélites" são na realidade "lixo espacial" que varia entre os 9 metros e o tamanho de uma bola de ténis. O JSpOC (Joint Space Operations Center), com sede em Vandenberg AFB na Califórnia, EUA, monitoriza constantemente todos os detritos orbitais.

E, de facto, a maioria dos satélites -- especialmente os pequenos bocados de detritos -- são demasiado ténues para serem observados à vista desarmada. Mas dependendo de quem está a contar, podem ser avistados a olho nu algumas centenas. Estes são os satélites grandes o suficiente (regularmente com mais de 6 metros) e baixos o suficiente (160 a 640 km por cima da Terra) para serem observados quando reflectem luz solar.

A Estação Espacial Internacional (ou ISS) é de longe o maior e o mais brilhante de todos os objectos feitos pelo Homem em órbita da Terra.

Mais detalhes » http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticia ... 24_iss.htm

9
Secção Solar / Re: Registro de manchas solares
« em: Julho 06, 2009, 07:36:53 pm »
Atá isso, sobre isso já sei, bem lembrando hein Orion, esqueci de colocar um informe " Nunca olhe diretamente para o Sol"

10
Secção Solar / Re: Registro de manchas solares
« em: Julho 06, 2009, 05:12:39 pm »
Oi ricardex, cuidado com o que?

11
Secção Solar / Re: Registro de manchas solares
« em: Julho 06, 2009, 05:09:41 pm »
Obrigado Astrolupa, ficaram legais as fotos, mas derreteu um pedaço de uma ocular rsrs.

12
Secção Solar / Registro de manchas solares
« em: Julho 06, 2009, 02:45:39 am »
Hoje registrei as manchas solares, abaixo segue o link com 3 fotos ou nesse link: Manchas Solares

Data: 05/07/2009 Hora: 13:00
Equipamento: Telescópio Newtoniano 130mm F/D8
Ocular: 9mm, 15mm
Câmera Sony Cyber-shot 4.1 DSC-P43




13
Notícias / Maior telescópio solar do mundo começa a ser construído
« em: Julho 06, 2009, 02:24:38 am »
A noticia é do mês 04/2009, mas é muito interessantes, leitura recomendada.

Foi dada a largada para a construção do maior telescópio solar do mundo, o ATST (Advanced Technology Solar Telescope). Quando ele estiver pronto, em 2012, os cientistas finalmente terão uma ferramenta capaz de ajudar a compreender os fenômenos de larga escala que ocorrem no Sol, como nascem, vivem e morrem as partículas do vento solar e como a atividade solar impacta a Terra.


Com um sistema óptico de 4 metros de diâmetro, o ATST será o primeiro observatório de grande abertura projetado para observar o Sol, permitindo observações com uma resolução sem precedentes. A grande abertura é necessária para resolver espacialmente as escalas fundamentais dos processos que ocorrem na atmosfera solar. Simulações mostram que algumas estruturas magnéticas que acionam os processos de larga escala na superfície e na corona solar podem ser muito pequenas, com cerca de 35 quilômetros de diâmetro. O novo telescópio solar conseguirá identificar estruturas com essas dimensões.

O sistema de óptica adaptativa do ATST será capaz de minimizar a difusão da luz, aliviar as questões termais associadas com a observação direta do Sol e observar tanto o disco quanto a corona solar. Um dos elementos essenciais para isso é o projeto do domo onde será instalado o telescópio (a estrutura em azul na imagem), com um formato destinado a suavizar o fluxo de ar ao seu redor. Um sistema de controle do ar dirige diretamente o fluxo de ar do topo do domo para o piso, desviando do telescópio a turbulência e a poeira do ar.

Fonte » http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... construido

14
Discussão Geral / NASA oferecerá 100 TB de imagens pra Microsoft
« em: Março 27, 2009, 03:31:17 am »
Imagens serão integradas ao WorldWide Telescope até o fim do ano.
Por Rodrigo Martin de Macedo

A Microsoft anunciou uma parceria com a NASA, que fornecerá ao seu serviço de imagens telescópicas, WorldWide Telescope, cerca de 100 TB de fotografias espaciais.

Segundo o site TG Daily, entre o material previsto no acordo estão dados obtidos pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que procura evidências de água em Marte; e também da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, que começará a operar em maio para coletar informações da superfície lunar.

O WorldWide Telescope é um ambiente web que funciona baseado em imagens capturadas por telescópios terrestres e espaciais, permitindo aos seus usuários aproximar e distanciar fotografias, explicou o site Webware.

Esta não é a primeira parceria entre a Microsoft e a NASA, que já utilizou a ferramenta Photosynth para criar fotos interativas tridimensionais da plataforma de lançamento e outros ambientes da Estação Espacial Kennedy, localizada na Flórida.

Interessados em conhecer o WorldWide Telescope podem fazê-lo pelo
endereço worldwidetelescope.org.

Fonte » http://br.noticias.yahoo.com/s/25032009 ... 00-tb.html

15
Discussão Geral / Amadores 'contam' galáxias na internet
« em: Fevereiro 18, 2009, 03:40:18 am »
O website Galaxy Zoo, criado pelo astrofísico Chris Lintott, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, utiliza a ajuda de internautas para classificar galáxias.
Nele, qualquer pessoa pode ajudar a catalogar um milhão de fotos de galáxias de acordo com sua forma, e até 'descobrir' novos corpos celestes nas imagens.
Assista à reportagem.
 
Link » http://www.bbc.co.uk/portuguese/multime ... sebc.shtml

Páginas: [1] 2 3