Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Astrolupa

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 67
31
Actividades e Eventos / Re: Encontro de AA em Dornelas dia 17 de Dezembro
« em: Dezembro 06, 2011, 03:14:36 pm »
Comecei a ler sem sequer saber onde Dornelas é, mas assim que vi a latitude 40º e muitos, vi logo que não era pra mim... :P Boa sorte com o encontro! ;)

32
Montagens / Re: GSO AZT mount, a minha review
« em: Dezembro 06, 2011, 02:40:20 pm »
Bom review, Parabéns! :)

33
Astrofotografia: Digital / Re: A minha primeira M31
« em: Dezembro 01, 2011, 09:34:13 pm »
Looking good! Agora é somares mais uma dúzia dessas pra "domares" o ruído um pouco melhor e ser mais fácil processá-la.  ;)

34
Astrofotografia: Digital / Re: A minha primeira M31
« em: Novembro 30, 2011, 12:39:40 pm »
Olá cscunha,

Usar ISO3200 é puxar um pouco demais, mas não é proibido! :) Esses 4 darks que fizeste à parte, de 30", não os uses no processamento! Se a máquina já os fez, não precisas deles; Esses 4 extra só te estão a introduzir mais problemas na imagem, e ainda mais que para serem realmente uteis, cada um teria que ter o mesmo tempo de exposição da fotografia em si (2 minutos). Para a próxima nao uses a redução de ruído da máquina e faz os teus darks com o mesmo tempo de exposição das fotos do objecto. Faz como eu costumo fazer: Faço as fotos todas. No fim, retiro a máquina do telescópio, deixo-a ali por perto numa mesa, tapo a entrada de luz e enquanto vou arrumando o material, a máquina vai fazendo os darks. ;)
Boa sorte!

35
Astrofotografia: Digital / Re: A minha primeira M31
« em: Novembro 30, 2011, 10:15:51 am »
Olá cscunha,

Obrigado pela foto, mas esta padece do mesmo mal: Grande compressão jpeg. Provavelmente também é esta compressão que está a comprometer o fundo, já que costuma ser mais agressiva em zonas com menores variações de intensidade. Detecto também uma ligeirissima desfocagem, pois as estrelas deviam estar mais pequeninas devido à redução de tamanho da imagem. Isto também se faz ás vezes para disfarçar algum pequeno alongamento das estrelas devido a guiagem imperfeita ou falta dela. :) Nada de mal aí... são técnicas. Fiquei com uma dúvida: Dizes que usaste a redução de ruído da máquina. Consideras isso os 4 darks que mencionas no inicio, ou fizeste 4 darks à parte?

36
Astrofotografia: Digital / Re: A minha primeira M31
« em: Novembro 29, 2011, 05:40:48 pm »
Olá cscunha. Peço desculpa pelo termo usado, mas o aspecto do fundo parece muito com a aplicação excessiva de uma ferramenta de redução de ruído. Se assim não o foi, simplesmente só parece um pouco "diferente".  ;D Ah! Por acaso não fotografaste em jpeg, pois não? Ou tinhas alguma função de redução de ruído automática activada na máquina? Não tens um link para a foto com uma compressão menor? Também pode ser um efeito secundário da compressão que somos "obrigados" a aplicar de modo a conseguirmos fazer o post da foto segundo as regras...

37
Astrofotografia: Digital / Re: A minha primeira M31
« em: Novembro 29, 2011, 10:05:31 am »
Agora sim! Está muito boa dadas as condições com que foi tirada! Pessoalmente não gosto de processamentos que usem redução de ruído agressiva; Prefiro que se note o ruído, mas que não tenha o aspecto "plástico". Pra resolver esse problema, fazes mais um dezena ou duas de exposições destas e processas tudo. ;D

38
Binóculos / Re: Binoculos Octra 7x50 com fungos
« em: Novembro 21, 2011, 10:39:00 am »
Olá Bruno,

Muitos binóculos não são facéis de desmontar, e, se for o caso desse, podes então optar por uma solução de compromisso: Expõe as lentes à luz directa solar por umas largas horas para ver se "matas" o fungo. A radiação ultravioleta tratará disso. Certifica-te e vai sempre monitorizando que a luz solar não incide na lente de tal forma que possa concentrá-la levando a derreter parte do binóculo ou pior ainda começar um incêndio!
Isto poderá evitar que o fungo se propague, mas não fará desaparecer o seu "esqueleto". Se o que restar notar-se na imagem, então terás que tentar limpá-lo como indicaram os colegas; Caso contrário, aproveita e usa-os!

P.S.: Após uma utilização em ambiente mais húmido, NUNCA os guardes no estojo ou coloques as tampas nas lentes. Deixa-o secar bem, ao ar, primeiro. Guardá-los com muito cuidado, mesmo que aparentemente secos, no seu estojo (especialmente feitos de material que não deixe respirar) e depois numa gaveta ou armário por um longo periodo de tempo, é meio caminho andado para a formação de fungos e bolores. Guarda-os com humidade e é garantido que em coisa de poucas semanas tens fungos nas lentes. Isto também é válido para telescópios, oculares, filtros, etc, etc... Claro que isto não quer dizer que tu após uma sessão de observação no exterior não arrumes tudo nas caixinhas e faças o transporte de tudo bem acondicionado para casa. Tens é que destapar tudo e deixar secar depois, já no conforto do lar.  :)
Esporos de fungos e afins estão em TODO o lado. Normalmente não chateiam porque as condições de humidade, temperatura, luminosidade, etc. que necessitam para crescer não se encontram reunidas.

39
Galactica Caffe / Re: Astronomia de Luto
« em: Novembro 09, 2011, 09:49:36 am »
Caro AJC,

Pelo que sei aqui isso dificilmente acontecerá, mas pode acontecer a qualquer um que não cumpra as regras mais básicas e elementares de qualquer fórum. Fora isso, assuntos polémicos e que gerem discussão, desde que relacionados com Astronomia e sempre respeitando os outros, não serão objecto de expulsão... digo eu!  ;D

40
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Novembro 04, 2011, 09:58:56 am »
Bem-vindo cscunha! Concerteza que as coisas não são mutuamente exclusivas. Há padres Astronómos e muitos já contribuiram imensamente para a Astronomia em geral, portanto... força aí!  ;D

41
Discussão Geral / Re: Marte parece uma estrelinha no dob. 254 mm!
« em: Novembro 03, 2011, 10:11:59 am »
Estas respostas são sempre uteis para qualquer pessoa, mas atenção que a thread estava "congelada" desde Março de 2010....  ;D

42
Dúvidas na Compra / Re: Compra do primeiro telescópio
« em: Outubro 14, 2011, 10:02:21 am »
AAlves,

Apesar de não ter tipo um telescópio desse género, tenho amigos observadores que usam dob's não go-to. Se usares um sistema Intelliscope, tudo o que tens que saber é o nome ou identificador do objecto. Depois só tens que ir movendo o telescópio conforme as indicações que o controlador te vai dando. Ao contrário do que diz o Emanuel, não precisarás de usar cartas estelares nem aprenderás tão rapidamente o teu caminho pelas estrelas porque simplesmente não precisarás. As coordenadas não são muito importantes porque o controlador conhece os objectos pelos nomes e ninguem realmente memoriza coordenadas!
Se fores uma pessoa paciente, gostes de desafios de encontrar objectos, queira conhecer o ceú em detalhe e gostes de usar cartas estelares, o dob clássico é para ti. Se queres um sistema que mostre as coisas mais rapidamente e não queiras "perder tempo", então vai para o dob com Intelliscope.

43
Dúvidas na Compra / Re: Compra do primeiro telescópio
« em: Outubro 13, 2011, 10:15:49 am »
Olá alexl.

O XT8 é sem dúvida o melhor equilibrio entre abertura, preço e mobilidade. Agora uma coisa é certa: Não te vai ajudar a encontrar o objecto "X"! Que objecto é esse? Se esse X for como o X da matemática que dá para substituir por outra coisa (de preferência uma coisa real, tipo X = M42), então tudo bem... se não, não acredites em tudo o que lês na internet.

44
Observatórios / Re: observatorio de 1,8 mts de cupula
« em: Outubro 12, 2011, 09:59:02 am »
Excelente trabalho Carlos Viana! A decoração ficou muito boa! Parabéns pelo bonito observatório! :)

45
Astrofotografia: Digital / O Sol com manchas
« em: Outubro 01, 2011, 12:49:34 am »
Olá pessoal!

No outro dia reparei num Sol bem baixo no horizonte filtrado por uma neblina que atenuava muito o seu brilho. Tendo a máquina fotográfica à mão, pensei em tirar-lhe uma foto a ver se se conseguia ver a enorme mancha solar que nesta altura vagueia na superficie do Sol. Assim, e depois de algumas tentativas, deu pra ver que era possivel! Aqui fica o registo da nossa estrela exibindo o grupo de manchas AR1302.



Canon 40D, Jupiter 37A 135mm@F/16, 1/8000"

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 67