Sistema Solar => Exploração Espacial => Tópico iniciado por: Tiago Dias em Outubro 15, 2006, 11:38:58 am

Título: Nasa aprova construção de novo observatório espacial
Enviado por: Tiago Dias em Outubro 15, 2006, 11:38:58 am
Agência EFE

 
Washington, 13 out (EFE).- A Nasa aprovou a construção de um novo telescópio espacial que auscultará estrelas e galáxias mais próximas através do espectro infravermelho, anunciou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

O "Explorador Infravermelho de Campo Amplio" (Wise, sigla em inglês) foi planejado durante os últimos oito anos e será colocado em órbita no final de 2009, informou o JPL em comunicado.

"No céu há um campo infravermelho que está cheio de surpresas. Ao examiná-lo encontraremos objetos novos e inesperados", assinalou Edward Wright, investigador principal do Wise.

Segundo o comunicado do JPL, o novo observatório espacial buscará todo tipo de "originais celestiais", entre eles estrelas anãs pardas, que estão mais próximas da Terra.

As anãs pardas são enormes concentrações de gás que surgem como estrelas, mas carecem da massa necessária para ter sua própria combustão e brilhar como as estrelas normais.

No entanto, produzem luminosidade que poderá ser detectada pelos instrumentos do Wise.

"Acreditamos que há mais anãs pardas no universo, mas não encontramos muitas porque são muito tênues para serem detectadas na luz visível", assinalou Peter Eisenhardt, cientista do projeto.

O Wise também poderá detectar as galáxias mais luminosas do universo, algumas das quais estão cerca de 11,5 bilhões de anos luz da Terra, assinalou o JPL.

Segundo o comunicado, os detectores do Wise serão aproximadamente 500 vezes mais sensíveis que os do Satélite Astronômico Infravermelho, que deixou de operar em novembro de 1983 após dez anos de funcionamento.

Durante esse lapso, o satélite, uma operação conjunta da Nasa e a Agência Espacial Européia, detectou cerca de 350 mil fontes de luz infravermelha.

Entre seus descobrimentos está o de um disco de pó cósmico em torno da estrela Vega, além de seis cometas e emissões procedentes de galáxias, incluindo a Via Láctea, que abriga nosso sistema solar.

EFE ojl mh
Título:
Enviado por: Fil em Outubro 15, 2006, 05:34:34 pm
Novo telescópio espacial? infravermelho? Algo me diz que a cobertura do(s) espelho(s) vai ser de ouro!
O ouro reflecte, na gama de comprimentos de onda dos infra-vermelhos, melhor que o alumínio ;)