Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Rui Padrão

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Astrofotografia: Digital / Re: 1º Saturno da época
« em: Março 11, 2009, 03:00:04 pm »
Citação de: "ricardex"
Está muito giro.
Eu acho que a pequena inclinação dos aneis dá um charme especial a Saturno... não sei se é por se ver melhor o planeta.
Quase 7 metros de distância focal!!  :-D  Boa!!

Hmmm, por acaso não será DF = 5600 mm? (25,4 * 11" * 20 = 5588 mm)

Ou então é um f/23,6...

De qq modo é uma grande focal, sim senhor...

2
Genéricas / Re: conjunção
« em: Março 04, 2009, 11:05:45 am »
Obrigado, mas não acho que tenha ficado nada de especial. Teria ficado bem melhor se os apanhasse quando os vi pela primeira vez, por volta das 19h.

Isto foi só para assinalar a dita conjunção...

Se puder mostro outras fotos que tirei uns dias depois (só à Lua). Acho que essas ficaram bem melhores...

3
Genéricas / Re: conjunção
« em: Março 02, 2009, 10:23:14 am »
Estão a falar destes 2 sujeitos?  8)

Tb os vi à saída do trabalho, mas só quando cheguei a casa é que pude sacar da máquina fotográfica. Nessa altura já a Lua estava a mergulhar na neblina a oeste (daí a cor amarelada).

4
Astrofotografia: Digital / Re: 144P/Kushida, Lulin....(VNFozCoa-parte1)
« em: Fevereiro 26, 2009, 10:10:01 am »
Eu creio sinceramente que isto é um grande trabalho e merece ser bem divulgado.

A animação do cometa é simplesmente a melhor que já vi até agora, e o trabalho de localização, captura e identificação dos vários asteróides é algo fantástico.

Muitos parabéns, Paulo! São imagens como as tuas que ajudam a começar bem o dia, com uma pontinha de inveja...  :lol:

5
Astrofotografia: Digital / Re: C/2007 N3 (Lulin)
« em: Fevereiro 25, 2009, 11:22:35 pm »
Citação de: "whitehat"
Consegues encontrar registos do cometa que apresentem este efeito ? eu não estou a duvidar de ti muito pelo contrario , eu apenas quero compreender :p . Eu vejo ali algo estranho na imagem que não sei explicar que não pode ser o cometa a causar.
(...)

Vê por exemplo a APOD de hoje. É precisamente uma foto do Lulin, com cauda e anticauda...

Quanto às fotos sem star trails, são sobreposições de fotos guiadas pelo cometa com outras guiadas pelas estrelas de fundo. É impossível capturar este cometa com tanto detalhe sem arrasto de estrelas...

6
Astrofotografia: Digital / Re: C/2007 N3 (Lulin)
« em: Fevereiro 25, 2009, 01:55:05 pm »
Grande foto, ricardex!

Apenas um comentário, sobre a natureza da cauda:

Este cometa é um pouco diferente porque apresenta cauda e anticauda. Não sei quando tiraste as fotos, mas desde a noite de segunda que a cauda se tornou muito ténue, em relação à anticauda. Isto justifica-se pelo facto de nos estarmos a aproximar da oposição do cometa (já amanhã). A partir daí, a cauda aparenta mudar de direcção e devemos ver a cauda alinhada com a anticauda. O que se vê nas tuas fotos é a anticauda, constituida pelos detritos deixados pelo cometa no seu plano orbital. A cauda, constituida pelo gás ionizado pelos ventos solares, aponta sempre na direcção oposta à do Sol.

Talvez o facto de se tratar de uma anticauda justifique as manchas que se vêm nas fotos...

Para mais informações, vejam este artigo da S&T sobre o Lulin, incluindo mapas de localização, fotos e uma descrição da sua evolução. Experimentem o diagrama 3D para perceberem a disposição relativa dos planetas, do sol e do cometa!

7
O tema do Intelliscope já foi aqui discutido, há 2 anos.

Pelos vistos ainda tenho uma boa memória, porque fui procurar o tópico e encontrei-o aqui!

O Paulo Santos (que infelizmente já não se encontra entre nós :( ) deu, na altura, uma ajuda preciosa...

Espero que ajude...

8
Astrofotografia: Digital / Re: Espreitando entre nuvens
« em: Setembro 22, 2008, 11:12:18 am »
Nada melhor para ilustrar a natureza fractal do universo... 8)

9
Astrofotografia: Digital / Re: A minha primeira foto da LUA
« em: Setembro 21, 2008, 10:07:37 am »
Ora essa!
Tenho percebido muitas vezes aqui no fórum que se aprende muito a tentar explicar o que se sabe. Por isso, sempre que posso, tento dar uma ajudinha...

10
Astrofotografia: Digital / Re: A minha primeira foto da LUA
« em: Setembro 20, 2008, 03:28:51 pm »
A Barlow utilizada em astronomia não é mais que uma lente divergente, aumentando realmente a distância focal, sem mexer na abertura. As aberrações que esta Barlow pode trazer provêm da qualidade da lente (ou falta dela). Por esse motivo, as melhores Barlow são apocromáticas, com vidro de muito baixa dispersão (ED).

No entanto, como diz que o problema se mantém sem o conversor, essa possível causa está afastada.

Experimente então usar o conversor, mas limitando a distância focal da lente zoom. Use uma focal média entre os 80 e os 400 mm, que é a zona onde as lentes melhor trabalham, normalmente. Se mesmo assim o efeito se mantiver, não tenho mais ideias para resolver o problema... 8)

11
Astrofotografia: Digital / Re: A minha primeira foto da LUA
« em: Setembro 19, 2008, 10:17:16 am »
Bem, se me permitirem meter a colherada (ainda por cima a mim, que pouco percebo de fotografia), parece-me que esses efeitos nas zonas de maior contraste se devem precisamente a aberração cromática. Não duvido que as lentes sejam de boa qualidade, mas esses conversores de 2x, se funcionarem como as barlows nos telescópios, podem ser grandes fontes de aberração. Ainda por cima, está a trabalhar com uma distância focal de 800 mm (o meu telescópio tem 900 mm), pelo que as aberrações, por mínimas que sejam, tornam-se mais visíveis.

Nestas condições, acho até que a aberração podia ser bem maior.

Soluções possíveis:
- pós-processamento? Não sei se se pode corrigir estas aberrações no PhotoShop...
- tentar diminuir a distância focal e fazer um crop de 100% (não acredito que com 800 mm de focal não consiga uma imagem maior...)

12
Discussão Geral / Re: Sky-watcher lança telescopios schmidt-cassegrain
« em: Setembro 09, 2008, 12:59:47 pm »
Não sei porquê, mas estas soluções "engenhocas", meio truss meio dob original, fazem-me lembrar os tipos da JMI.

Aqui sim, inova-se e muito. Vê-se a preocupação deles em procurar eliminar ou pelo menos atenuar os problemas mais comuns com os telescópios de grande porte, que muitas vezes impedem que sejam usados mais frequentemente.

O binóculo invertido, então, parace-me ser o ovo de colombo da observação visual: dois dob's, um para cada olho, com ajustes automáticos motorizados. Se funcionar bem, com um céu adequado, vai dar grandes imagens em stereo...

13
Construir e montar telescópios (ATM) / Re: Modificação de Tubo Óptico
« em: Setembro 04, 2008, 06:33:47 pm »
Fil, estás a ficar cansado.  Já nem consegues ler bem o tópico... :D

O nunomac já tem uma lente frontal de 80 mm com 400 mm de focal que ele quer colocar no telescópio guia, não do principal, que é um Newton de 130/900 mm, igual ao meu!

Eu já tinha escrito uma resposta mas arrependi-me porque não tinha a certeza do que estava a dizer. Mas de qq forma cá vai:

Segundo me disse o Carlos Reis no último sábado em Vila Nova, o telescópio guia deve ter uma focal de 1/5 da focal do telescópio principal. Isto facilita o processo de encontrar uma estrela guia nas proximidades do DSO a fotografar e origina um erro de guiagem ainda aceitável (5 pixeis por cada pixel do CCD de guiagem). No entanto, na Net já vi regras de 1/3... (?)

Ora 400/900 dá 0,44 que parece ser bem melhor que 1 (que é o que ele tem agora). Realmente ele vai ter mais aberração. Não sei se será problemático para o programa de guiagem, pois já li que este quer estrelas muito pontuais. Mas parece-me que pior que isso vai ser a colimação. Como é que se garante que o focador fica perfeitamente alinhado com o eixo e que a lente nova fica perpendicular ao focador? Se calhar sou eu que nunca construí um refractor, mas parece-me uma operação arriscada...

14
Estava a pensar em sugestões para a 2ª Starparty e lembrei-me que fins de Março é a altura ideal para se fazer uma maratona de Messier. Que acham?

Nunca achei grande piada à ideia de observar à pressa, mas é como um daqueles rituais de passagem para a idade adulta. Astrónomo que se preze tem que  ter feito pelo menos uma maratona de Messier uma vez na vida.  :D

Não sei se alguém aqui já fez, se aconselham ou se, pelo contrário, depois de ver uns 10 ou 20 objectos já se torna um sacrifício...

É apenas uma sugestão. Nem sequer sei se me apetece muito passar a noite nisto, mas fica à consideração...

15
Actividades e Eventos / Re: StarParty Galáctica - 2008
« em: Setembro 03, 2008, 01:36:58 pm »
É isso mesmo, dubeni. Um ano de treino pode ser muito e pode ser pouco, tudo depende do número de vezes que se pega no bicho e da nossa persistência.

Eu tenho o telescópio desde 2006 e até conheço as principais constelações razoavelmente bem. O problema é mesmo meter os DSO's na ocular. Às vezes parece que não querem entrar por nada. Depois, quase os encontramos sem querer...  :(|

Páginas: [1] 2 3 ... 10