Autor Tópico: O Sol desvendado  (Lida 1068 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
O Sol desvendado
« em: Março 27, 2007, 12:57:01 pm »
A sonda Hinode, o termo japonês que significa "nascer do sol", foi lançada a 23 de Setembro de 2006 para estudar o campo magnético do Sol e como a energia no seu interior se propaga através das diferentes camadas da sua atmosfera.

As imagens de alta-resolução ininterruptas terão um impacto sobre a a Física Solar que apenas pode ser comparada à que o Telescópio Espacial Hubble teve na Astronomia em geral.

"Pela primeira vez estamos em condições de ver minúsculos grânulos de gás muito quente que se elevam e caem na atmosfera solar magnetizada.," disse Dick Fisher, director do Divisão Heliográfica da NASA..


Imagem na banda espectral Ca II H durante a erupção de protões de alta energia.
Crédito: Hinode JAXA/NASA


"Estas imagens abrem uma nova era de estudos sobre alguns dos processos que afectam a Terra, os astronautas, os satélites em órbita e o Sistema Solar".

Os três instrumentos principais do Hinode, O Telescópio Óptico Solar, o Telescópio de raios-X e o Espectrómetro de Imagens no Ultravioleta Extremo estão a observar camadas diferentes do Sol. Os estudos feitos sobre a atmosfera solar desde a sua região visível (fotosfera) até à sua coroa, a atmosfera mais externa que se estende para fora para o Sistema Solar.

"Ao conjugar as medidas dos três instrumentos, a Hinode está a apresentar alterações na estrutura dos campos magnéticos e a libertação de energia associada a esses campos na baixa atmosfera que se propaga através da coroa até ao espaço interplanetário condicionando a meteorologia espacial," disse John Davis, cientista do Marshall Space Flight Center da NASA.

O clima espacial é condicionado pela produção de partículas de alta energia e pelas emissões de radiação electromagnética. As erupções solares podem ser tão energéticas que podem cortar as transmissões de longo alcance entre continentes e desligar por exemplo o sistema de posicionamento global (GPS).

As imagens do Hinode estão a revelar evidências irrefutáveis de que, de facto, os processos de turbulência solar são determinados pelos campos magnéticos do Sol ao interactuarem com distintas regiões da sua superfície.

"Seguindo a evolução das estruturas solares que definem o campo magnético antes, durante e depois dos eventos explosivos, esperamos encontrar evidências definitivas que estabeleçam que a recombinação magnética é a causa que está na base de toda a actividade explosiva que gera as erupções solares," disse Leon Golub do Smithsonian Astrophysical Observatory.

Fonte: Centro de Ciência Viva do Algarve
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

O Sol desvendado
« em: Março 27, 2007, 12:57:01 pm »