Autor Tópico: Adaptador para Canon 300D para focador 1.25" e focador 2"  (Lida 1718 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Adaptador para Canon 300D para focador 1.25" e focador 2"
« em: Janeiro 26, 2007, 11:02:20 pm »
Olá,

alguém me sabe ajudar que tipo de adaptador devo comprar para utilizar a canon 300D no telescópio?

O que eu queria mesmo era um adaptador que podesse ser usado tanto em focador de 1.25" quer num focador de 2".

Ainda não tenho nenhum T-Ring.

o Astrolupa já me deu uma solução mas gostava de saber de outras e onde comprar...

Obrigado,

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 27, 2007, 06:46:44 pm »
Canon 300D e 1,25" não soam muito bem juntos na mesma frase, a menos que a palavra vinhateio também lá apareça.. ;) Se mesmo com escurecimento agravado dos cantos da foto, quiseres usar a máquina lá, então acho que o que vou dizer é muito semelhante ao que o Astrolupa te terá dito:
- comprando:
 > adaptador T para barril de 2"  + anel T para a canon (e com cuidado enfiar uma fita isolante ou desbastar o anel para que não toque nos contactos da lente na máquina, para a máquina não dar erro ao tentar comunicar com a objectiva)
 > com um adaptador de 2" para 1,25", podes usar o anterior num focador de 1,25".
(em princípio estes adaptadores já vêm roscados para aceitar filtros, que pode vir a ser útil)

- fazendo:
 > compra-se um anel T, que dê para sacar a parte da rosca T para fora, Saca-se a parte da rosca T para fora :mrgreen:, e faz-se uma adaptação em "tubo" do buraco onde a "parte da rosca T" estava, para o focador de 2".  Isto só teria vantagem se tivesses uma fullframe como a Canon 1Ds, ou uma máquina de filme 35mm, porque o menor diâmetro interno seria maior do que no caso da rosca-T, não causando vinhateio. A forma mais simples de fazer isto, requer um torno mecânico, alarga-se (desbastando) o anel T na parte onde estaria a "parte da rosta T" até ficar com o diâmetro de 2", e a seguir é só meter lá o barril de 2" que se pode desenroscar de alguma ocular qualquer..

Um aspecto importante, para evitar o que me acontece, é que o barril de 2" ou de 1,25" tenha mais que 2 cm de comprimento, para dar estabilidade e a máquina não mexer.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 27, 2007, 06:46:44 pm »