Autor Tópico: Alterações Climatericas pela "Visão"  (Lida 3431 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Alterações Climatericas pela "Visão"
« em: Fevereiro 03, 2007, 01:16:53 am »
Alterações Climáticas
Planeta vai aquecer entre 1,8 e 4 graus
O aquecimento global é «inequívoco» e continuará durante séculos. A temperatura da Terra pode aumentar 4 graus celsius até 2100, o que fará subir o nível dos mares até 58 centímetros. Secas e vagas de calor são fenémenos que se adivinham cada vez mais frequentes. As conclusões são dos especialistas que estiveram reunidos durante toda a semana em Paris
VISAOONLINE    2 Fev. 2007
O do relatório dos 500 delegados do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) foi divulgado esta sexta-feira e aponta para «uma probabilidade muito alta» de que o aquecimento global se deva à actividade humana. As concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, sublinham os especialistas, nunca foi tão elevada desde há 650 mil anos.

O aumento da temperatura global previsto até ao fim do século XXI é entendido pelos peritos como «uma temperatura média» e será muito diferenciada segundo as regiões, podendo ser multiplicada por dois nos pólos, por exemplo.

A subida dos termómetros ocasionará a dos oceanos e múltiplos fenómenos extremos, como vagas de calor, episódios de seca e precipitações intensas que poderão provocar a deslocação de cerca de 200 milhões de refugiados climáticos daqui até ao fim do século.

Este relatório do IPCC tem por objectivo ajudar a fundamentar a resposta dos dirigentes do planeta ao aquecimento global, nomeadamente no quadro do Protocolo de Quioto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline SECO

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2007, 12:15:07 pm »
De facto é lamentável que o aquecimento global se esteja a acentuar, uma vez que, pelos conhecimentos que tenho já há tecnologia que permite reduzir substancialmente o efeito de estufa,tais como veículos eléctricos e a possibilidade de produzir de energia limpa como a energia solar e eólica.

Contudo, parece que ainda há um grande lobbie que está interessado em que os combustíveis fósseis continuem a ser utilizados em massa.
Fiquei bastante sensibilizado depois de ver o documentário "Uma verdade inconveniente" de Al Gore, em que dizia que o problema não é a falta de meios para diminuir o aquecimento global e os efeitos nefastos que este provoca, mas sim a falta de vontade de por parte dos políticos de por em marcha um plano para reduzir as emissões de CO2.

Apesar de estar alarmado não consigo perceber o que é que eu, cidadão comum poderei fazer para diminuir as emissões de CO2.
Enfim...Tenho 20 anos e se não tiver nenhum acidente, e da maneira que a medicina tem evoluído, em 2050 cá estarei, mas tenho medo pelo que posso vir a presenciar nessa altura se o clima continuar tão "estranho" como anda agora.

Cumprimentos
Diogo Lucas
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por SECO »
Diogo Lucas

(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2007, 12:15:07 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 03, 2007, 03:33:33 pm »
Citação de: "SECO"
Apesar de estar alarmado não consigo perceber o que é que eu, cidadão comum poderei fazer para diminuir as emissões de CO2.


- comprar equipamentos de máxima eficiência energética
- desengatar o carro nas descidas ou em rectas sem inclinação (30% de poupança)
- andar em transportes públicos
- não comprar coisas feitas na Austrália (maiores poluidores per capita)
- usar o mínimo possível de água
- usar tarifa bi horária com electrodomésticos com temporizador
- colocar um corrector de factor de potência no contador (a EDP anda com umas promoções)
- isolar bem a casa
- usar aquecimento próximo. Eu uso uma escalfeta para aquecer os pés, de 70W. Um aquecedor normal é de 1000-2000W.
- ...........

E se queres MESMO reduzir as emissões de CO2, faz voz da energia nuclear.
A energia solar e eólica são até 5x mais caras do que as dos combustíveis fósseis.
Economicamente são um desastre, principalmente na solar, em que os parques que estão a ser feitos são prematuros, a tecnologia vai dar um salto nos próximos 10 anos mas investir agora é deitar dinheiro fora.

O nuclear é:
- mais limpo
- mais barato do que qualquer um dos outros
- mais estável a nível de output do que a eólica ou solar. Perde para o petroleo
- não precisamos de importar matérias primas
- mais seguro do que as energias fosseis

Claro que o típico ambientalista desinformado consegue sempre deturpar os dados contra o nuclear.

- diz que polui porque também é produzido CO2 na extração do minério. DE ONDE JULGAM QUE VEM O SILÍCIO para os paineis solares?? das àrvores???

- dizem que não é assim tão barato porque temos que considerar os custos de desmantelamento, etc. Depois esquecem-se dos custos para a economia por termos de importar petróleo.

Já agora, em relação aos carros eléctricos que falou, sabe porque não os vê? Porque a nossa electricidade é CARA porque estamos a subsidiar eólicas e painéis solares.

- melhor controlo de output. Se um dia tem pouco vento ou pouca energia solar, há falha de abastecimento. Além disso o substracto energético nunca poderá ser fornecido por energias solar ou eólicas.

- segurança, a grande questão. Quantas pessoas morreram em chernobyl? 5.000. Quantas morrem pelo petróleo e carvão, pelo transporte, guerras, libertação de CO2? Milhões.
Andar de avião parece perigoso, mas é o meio de transporte mais seguro do planeta. Porquê? Porque sendo perigoso, tem todas e mais algumas medidas de segurança para prevenir acidentes.

Claro que isto é tudo provisório até 2040-2050 quando chegarem as centrais de fusão nuclear e todos estes estudos têm de ser refeitos. Quando vejo um estudo que aponta consequências para daqui a 100 anos, não o posso levar a sério porque estão a levar em conta o sistema actual e a tecnologia actual.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 03, 2007, 04:24:22 pm »
Ui.. Epá, há aí umas que não acho que seja de seguir tão fervorosamente.. Essa da Austrália é um bocado rebuscada.. Acho preferível "não comprar coisas cujo fabrico polua", em vez de "não comprar Kiwis e carne de canguru a um país que polua para atmosfera a transportar cerveja de um lado para o outro naquela ilha" ;)

Cuidado com o "carro desembraiado" nas descidas :? Pode reduzir 30% das emissões, mas também pode aumentar em 30% o tempo de travagem em caso de necessidade..

Bom, eu pessoalmente vou fazendo uma separação de resíduos (cartão para um lado, plásticos e latas para o outro) nem mesmo que isso depois chegue à mesma lixeira tudo junto, mas ao menos vou-me habituando e treinando.. Vou também andando a pé de vez em quando em vez de ir de carro..
A poupança de electricidade, água etc.. muito indirectamente também contribui..

Idilicamente, plantar árvores também era bom, mas faltam-me sementes e terreno onde as plantar...
Já agora, imparcialidade à parte, não fumar também reduz a emissão de agente poluentes na atmosfera :)

Acho que o problema de "o que fazer" em alguma medida está também nas mãos dos governos.. Nós pouco mais conseguimos fazer do que usar bom senso, enquanto que eles embora nem sempre usem isso, são capazes de tomar medidas com um impacto maior. Claro que não defendo que se passe a andar 2Km/h mais de vagar nas autoestradas nem que se pague portagem à entrada de uma cidade como formas prioritárias para resolver o problema.. De qualquer maneira, conduzir com suavidade e com menos pressa também é bom para o ambiente e para a carteira..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 03, 2007, 05:18:06 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
(...)- colocar um corrector de factor de potência no contador (a EDP anda com umas promoções)(...)


Para que serve isto? faz poupar euros na nossa carteira, ou mais uma medida para inglês ver?

Quanto ao nuclear, bom, fonte limpa não é.
Se continuarmos com combustiveis fósseis, teremos alterações climatéricas que ameaçarão a vida no planeta.

Mas o lixo radioactivo também pode (e certamente fará) causar graves problemas ambientais por alguns largos milhares de anos...

Em Chernobyl meorreram 5.000 pessoas, mas quantas mais terão sido afectadas e durante quantas gerações se farão sentir os seus efeitos?

Este é mais um dos problemas das nossas sociedades que não pode ser resolvido de uma forma simplista, pois envolve imensas variáveis...

Todos nós gostamos do leitão à Bairrada, mas quando pensamos que a poluição que causam as suiniculturas, será que estamos dispostos a deixar de o comer e a pôr 2.000 pessoas no desemprego?

Até se parece com a astronomia: qual o melhor telescópio? Compromissos!
Até a Poluição Luminosa (pode ser que venhamos a ter sorte) poderá ser afectada com toda esta problemática.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 03, 2007, 10:27:31 pm »
Bem, a parte da austrália é fundamentalismo :D Acho que aqui nem temos bens de consumo feitos lá...

Desembraiar reduz imenso o consumo. em viagens longas e com muita montanha mas pouca curva, nem é preciso travar. A dificuldade é reengatar o carro outra vez à rotação correcta, senão lá se vai a poupança. Mas consigo 1-1,5 litros a menos de consumo e já faço isto à muitos anos.

Concordo com o não fumar :D

Xumaxer, o corrector de factor de potência é um monte de condensadores que compensa o desfasamento entre tensão e corrente. Uma carga indutiva, como um motor de rega, cria um desfasamento entre a tensão e a corrente, o que diminui a rentabilidade.
Os condensadores compensam isso, além de melhorarem a qualidade da alimentação.
As grandes indústrias já são obrigadas a usar isso à anos.
Vi na newsletter da EDP que eles vão financiar parte da instalação. A preços actuais, fica em média pago em 6 anos, pela redução da factura. Se tiveres muitos motores, etc ainda mais rápido fica pago.

Lixo nuclear? Faz menos mal que o petróleo nos oceanos e tem a vantagem de podermos mandá-lo para a sibéria ou qq outro lugar que nunca vá ter população (-30 graus brrrr).

A pequena aldeia de chernobyl tem ainda dezenas de habitantes que lá vivem diariamente desde à 20 anos. É preciso lembrar que a radioactividade está em todo o lado, o organismo tem as suas defesas contra ela. Por exemplo os habitantes de Braga e arredores têm exposição a grande raidoactividade natural.

O nuclear não é a solução definitiva. É a transitória até a chegada da fusão nuclear, dentro de 30 a 40 anos. E na verdade já temos nuclear. Em espanha e principalmente em frança.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 03, 2007, 10:55:20 pm »
Gostei dessa da EDP financiar qualquer coisa...
Esses senhores já deviam ter investido muito e à muito tempo... As Sub-Estações a Nível Nacional estão a dar o berro, um perigo eminente...
Então o fornecimento de energia, nem se fala...
Eu aqui a 10 Km de Coimbra, por vezes parece um presépio, fluorescentes, é coisa que não funciona, ou melhor, irritam, apagam e acendem... Só duas armações melhorzitas que tenho na copa e cozinha se mantem acesas... Tinham um PT que quando andava na primária já lá estava, à cerca de 36-40 anos. Fiz uma carta fundamentada com várias assinaturas pelo menos do pessoal da rua... Acusram a recepção, meia dúzia de tretas e tudo ficou na mesma, e a Tensão na casa dos 175 V... Só mexeram naquilo quando o transformador ardeu... Deitaram a cabina abaixo, fizeram um PT novo aéreo, parece que não melhorou. Agora de inverno, e principalmente ao fim de semana, 185, 190V... é uma festa...
Quanto a lixo, já se recicla por aqui à uns anos, mas também verifico que a CMC não investe em contentores para esse fim, a aldeia tem cerca de 400 fogos, e só há um local com um contentor de cada cor...
Casa é nova, 7 anos, paredes duplas com isolamento, vidro duplo, aquecimento central misto, Lenha e gasoleo. No ano passado foram 1000 Lts, este ano... ZERO. Só lenha ( $$$ ). Instalei também em Agosto passado, sitema de 2 Colectores Solares de 2 m2 cada para águas sanitárias... Vejo isto como um investimento que a curto prazo estará pago. Gaz, no inicio era uma garrafa de 45 Kg de Butano de 5 em 5 semanas, agora??? penso que é uma por ano...
Também uso essa tecnica de desembraiar o pópó em descidas... como tem computador de bordo ( C3 ), chega aos 0,5 Lts aos cem...
Além de se ajudar o ambiente... ajuda-se a carteira que o dinheiro está caro...
Para terminar, também instalei logo de inicio um Contador Bi-Horário e educou-se as pessoas de casa para aquelas tarefas de máquinas de lavar roupa, etc, a trabalhar antes de deitar, e tira-se a roupa ao levantar...

Cumprimentos,

valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 03, 2007, 11:22:28 pm »
175V ? De certeza? Que tensão está a medir?
Deveria ter qualquer coisa como 215-225 V
Atenção que a EDP é obrigada a valor mínimos e máximos de tensão. Tinha um cliente a 213V e conseguimos obrigar a EDP a subir para 218-219V.
Também tinha um cliente a 234V, era o escritório de uma fábrica de betão e por exemplo as impressoras laser enrugavam o papel porque o fusor sobreaquecia. A EDP baixou um pouco a tensão no PT mais próximo...
Não é uma questão de abaixo assinado, é obrigação contratual.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 04, 2007, 12:15:18 pm »
Não estou a brincar Miguel.
Cheguei a reclamar e exigir o piquete ( prevenção ), que vieram cá a casa, eu tinha o Multimetro ligado  junto ao quadro geral, numa tomada, era o multímetro do trabalho, pois é calibrado, anualmente por uma firma credenciada, os meus não são, claro. O piquete chegou, mediu, pedi para medirem sem carga, portanto só a entrada, sem eu ter nada ligado cá em casa, tinha 183V no aparelho deles, eles vereficaram e no meu estava 185 ( um pouco mais generoso...).
Não apertei mais com eles depois da carta pois quem assinou a mesma foi um Engº aqui da terra, mas afinal nada foi feito até aquilo arder tudo. Pensando que iam meter uma coisa mais potente, mas nada. Está melhor mas nada que satisfaça a 100%.
Só fiz uma coisa, pedi alteração da Potência fornecida, eu estava com uma baixada de 6,9 KVA ( 30 Amp ), mudei para 3,45 KVA ( 15 AMp ), e fiz bem, só tenho poupado, eles nem para esta potência estão aptos a fornecer, porque andava eu a dar dinheiro à toa??? Só tive de utilizar metodologia a partir dessa altura. Se está a Máquina de Lavar ligada, não liga o ferro de engomar, e assim coisas do género. No principio era um pouco confuso, a mulher ficava toda revoltada quando o sistema ia abaixo, mas com calma fiz-lhe ver a razão porque as coisas se desligavam, e tudo começou a funcionar bem. Agora já não acontece tanto.
Na altura em conversa com um amigo que mora em frente do PT, ele referiu que em casa dele estava quase sempre a 250V... eles puxavam o PT ao máximo, foi até não dar mais, isto em tensão, talvez a pensar que havia lá dentro uma galinha de ovos de ouro a dar corrente cá para fora...
Vou fazer uma carta para lá para alterarem a alimentação da rua. Estou no fim do troço pois sou alimentado pelo caminho mais longo ( cerca de 800 m ) mas há a hipótese de alimentar por outro caminho mais curto que são cerca de 300 m da cabine, dantes não havia o seguimento desta rua, a rua acabava aqui à porta, vamos lá a ver.
Nós é que somos culpados, vamos tolerando estas situações.
Mas há situações bem piores por esse país fora, à anos que eles fazem de conta que investem... É preciso é Acções na Bolsa, o resto é cantiga.
Vamos aguardar.
Quanto a tolerãnçias, penso que são 5%, na altura informei-me, portanto 11,5 abixo e máximo 11,5V acima...
E a casa como disse é recente, tudo muito bem feito, Um quadro Priincipal, 5 parciais, Diferenciais em todos os quadros nos circuitos de Tomadas e Iluminação e... diferencial 30 mA para os WCs, também exagerei nas protecções, mas não tem nada a ver para o caso das tensões baixas. O que queria dizer é que é uma instalação Certificada, tem Certificado de Exploração.
Mas volto a dizer, há situações bem piores...

Saudações,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
ligeiro off-topic
« Responder #9 em: Fevereiro 04, 2007, 02:39:18 pm »
Ui, eu não percebo nada disso, mas também tive uma quota parte de pormenores eléctricos na casa dos meus pais no Algarve. Durante uns anos também fomos a última casa na linha eléctrica, agora já somos a ante-penúltima :) Mas pronto, instabilidade de corrente é coisa do dia-a-dia.
Tivemos um qui-pro-quo com a instalação eléctrica depois de umas obras que fizémos, (o dijuntar fartava-se de saltar quando os candeeiros de iluminação de uma saída da Via-do-Infante (A22) acendiam, sem termos nada de especial ligado em casa; mas ligando a terra directamente ao neutro no quadro, aquilo não disparava).. Foram lá os tipos da EDP, que ainda se puseram a acender os candeeiros da auto-estrada e redondezas de propósito para ver o que acontecia.. Não conseguiram perceber o que se passava, mas como viram que não era problema deles foram-se embora sem partilhar muita experiência connosco sobre possíveis causas.. Depois de um "debug" exaustivo lá em casa, lá viemos a desconfiar de um fio partido algures entre duas tomadas na sala, que deixava passar alguma, mas não muita, corrente entre a terra e o neutro.. O disjuntor não topava que isso estava a acontecer, nem conseguia distinguir entre isso e quando se ligava directamente a terra e o neutro. Só que quando havia uma baixa de tensão significativa na rede, o disjuntor ressentia-se e saltava. Enfim.. Uma peripécia off-topic, mas com piada para contar aqui :)
Já viram? Conseguimos fazer com que a EDP ligasse a iluminação da auto estrada! Somos gente importante! :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 04, 2007, 05:21:05 pm »
Valdemar, esses valores são extremamente baixos. Para equipamentos sensíveis como os computadores fazem muito mal caso estes não tenham uma boa fonte de alimentação.
Se o seu amigo tem 250V perto do PT, quer dizer que existem perdas enormes entre o PT e a sua casa. Nem deve ser uma questão de distância. Existe aí alguma fuga e a EDP também deve estar a perder dinheiro com isso. Tenho um amigo engº na EDP. Vou-lhe perguntar o que se pode fazer.

Fil, alguns electrecistas (muito poucos) têm aparelhos de medição de qualidade da terra e possíveis fugas. Esse equipamento é muito caro e é raro encontrar electrecista que o tenha. Mas vale bem o dinheiro que se paga por uma avaliação dessas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #11 em: Fevereiro 04, 2007, 09:10:06 pm »
Estes valores mais baixos verificavam-se com o outro PT, o que ardeu. Agora normalmente está perto da normalidade. Quando enviei o Post anterior medi e estava a 229. Agora medi outra vez, está a 213 ( um luxo, comparado com outros tempos...), com o mesmo aparelho. Claro que à pouco ainda era de dia, poucos aquecedores ligados, etc e tal. O que se verifica mesmo é falta de capacidade do PT, deviam montar outro noutro local para equilibrar a situação. À uns anos, talvez uns 20, montaram um aéreo na parte baixa do lugar, dai para cá tudo evoluiu, os consumos são outros, mas ninguém liga a isso. No ano passado eu nem queria acreditar no que se estava a passar. Fui chamado por um vizinho que o Diferencial dele disparava frequentemente. Tinha chamado o pessoal da EDP, trocaram o diferencial ( regulador de Potencia ), mas avisaram-no logo que o problema não era dali... Começei a medir novamente e a tensão estava bem e de repente ia para os 180, 170, etc... de repente voltava aos valores normais... Fui a casa do vizinho e começei por fazer testes com a terra de alguns electrodomésticos, podia ser alguma passagem esquisita que estivesse a provocar a situação. Nada resolvido. A situação piorava dia a dia até que se queimou qualquer coisa...Chamá-mos a EDP e explicá-mos a situação, que os valores não eram constantes e verificava-se quebras bruscas. Foram dar com um mau contacto no terminal do Neutro na Cx de derivação aqui para a rua. Fizemos a reclamação, a mim foi só um Router com Modem ADSL, ao meu vizinho foram imensos electrodomésticos. Pagaram tudo, ou melhor, pagou o seguro. Mas o que se passa aqui é mesmo má distribuição e falta de potência para as situações de alto coeficiente de simultaniaedade. Eu passo por muita terra e vejo que nalgumas, do PT saiem várias linhas de Cabo torçado em paralelo, umas vão alimentando logo a seguir ao PT, outras seguem até um local mais longe para alimentar essas zonas, aqui não se verifica nada disso, sai uma linha para um lado, dá a volta a quase o lugar todo, sai outra para outro lado e vai alimentar o resto da rua e o lugar a seguir...
 O que se passa é mesmo queda de tensão, não há buracos negros... Vejamos, a f´rmula da queda de tensão é:
v= 2Il/ys onde I é a corrente, l o comprimento, y a condutabilidade  ( cobre melhor que o aluminio ) e s a secção em milimetros quadrados.
Portanto temos a Intensidade da corrente e o comprimento directamente proporcional à queda de tensão, a secção dos condutores e a condutabilidade não altera, o comprimento também é fixo, quando se verifica um aumento de consumo, aumenta a corrente logo irá aumentar a queda de tensão.
Podemos Substituir ainda esta formula por outra. Como P=VI, logo I=P/V, logo a formula aparece, substituindo o I por esta ultima formula, v=2Pl/ysV. Assim justifica os homens terem aumentado a tensão à saida do PT para os 250V, como a tensão é inversamente proporcional à queda de tensão, baseavam-se nisto para tentar fazer chegar mais qualquer coisa ao fim de linha, ou seja aos consumidores que se encontravam mais longe do PT. Deviam era mexer na secção dos cabos, na boa distribuição, etc. Mas hoje em dia, Engº Electrotecnico dentro da EDP não é levado bem em conta, tem mais valor os Homens dos nºs, gestores é que são precisos, o negócio é números. Se um Engº apresentar alguma solução para melhorar a situação dos consumidores, corre o risco de ser corrido... Despesas não, lucro!!!

Desculpem lá o alongar do Post e a má explicação ou esplanação do assunto, mas não sou Engº, desisti no 11º ano.

Saudações.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Fevereiro 04, 2007, 09:54:50 pm »
Essas flutuações são inaceitáveis. É como diz, mau dimensionamento do PT. Podia ter uma fuga, mas se diz que varia, e que varia previsivelmente com aumentos/diminuições de consumos durante o dia, depende do coeficiente de simultaneadade, como muito bem apontou.

Mas sabe que pode nem ser culpa completa da EDP?
A EDP dimensiona os PTs em função da potência estimada para a zona. E muita gente "pede" ao tipo da EDP que altere o quadro de modo a terem potência máxima instalada, sendo tarifados à mínima.
Agora imagine que muitos dos seus vizinhos têm esse esquema. Ou basta um deles ter, sendo grande consumidor (fábrica, vacaria, armazém...). Do lado da EDP, pela potência contratada na zona, o PT parece bem dimensionado.

Em relação ao comprimento dos cabos, lembre-se também que se o fio estiver mal dimensionado (pequeno), o aumento de corrente vai aquecê-lo bastante, o que vai aumentar a resistência do mesmo, diminuindo a condutividade e aumentando a queda de tensão.
Portanto o aumento de corrente tem 2 efeitos que vão aumentar a queda de tensão, embora já não me lembro nada de projectos eléctricos para ter sensibilidade para valores de distância e àrea de secção de cabo (normalizadas) que possam ser significativos ao ponto de cair 40V.

E novamente o cabo pode estar mal dimensionado (fino) porque a potência contratada pode não corresponder à consumida.

Ou então, como disse, foi uma àrea que cresceu muito e os cálculos estão desactualizados.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Fevereiro 05, 2007, 02:52:08 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
- comprar equipamentos de máxima eficiência energética
- Concordo... mas onde estão os incentivos fiscais para comprar os electrodomésticos de categoria A que por norma são os mais caros?

Citação de: "Miguel Lopes"
- desengatar o carro nas descidas ou em rectas sem inclinação (30% de poupança)
- Concordo... no entanto não sinto tanta segurança no carro a conduzir assim, e normalmente não opto por esta solução.

Citação de: "Miguel Lopes"
- andar em transportes públicos
- Corcordo..., nas só nas grandes cidades... isso é totalmente impraticável, por ex. na M.Grande.

Citação de: "Miguel Lopes"
- não comprar coisas feitas na Austrália (maiores poluidores per capita)
- ui... se for a pensar assim...

Citação de: "Miguel Lopes"
- usar o mínimo possível de água
- Eu diria.. usar racionalmente a água.

Citação de: "Miguel Lopes"
- usar tarifa bi horária com electrodomésticos com temporizador
- Concordo, esta é fácil. Mas não serve para poupar energia, serve apenas para poupar euros.

Citação de: "Miguel Lopes"
- colocar um corrector de factor de potência no contador (a EDP anda com umas promoções)
- Ora aí está uma medida que desconhecia...

Citação de: "Miguel Lopes"
- isolar bem a casa
- Devia de ser obrigatorio em qualquer casa, no entanto pode nao estar acessível a todos.

Citação de: "Miguel Lopes"
- usar aquecimento próximo. Eu uso uma escalfeta para aquecer os pés, de 70W. Um aquecedor normal é de 1000-2000W.
- Também uso estes "sistemas", mas em locais onde está mesmo muito frio só mesmo os pés é que estão quentes, do tornozelo para cima fica tudo gelado na mesma.

Citação de: "Miguel Lopes"
- ...........
E se queres MESMO reduzir as emissões de CO2, faz voz da energia nuclear.
A energia solar e eólica são até 5x mais caras do que as dos combustíveis fósseis.
Economicamente são um desastre, principalmente na solar, em que os parques que estão a ser feitos são prematuros, a tecnologia vai dar um salto nos próximos 10 anos mas investir agora é deitar dinheiro fora.

Pois... eu estou a construir casa e estou a contar por os "novos" painéis termodinâmicos para aquecimento da casa e águas sanitárias e estou a contar gastar entre 10.000 e 15.000 Euros. No entanto, não acho que o nosso governo concordasse em construir no fundo do quintal uma estação nuclear ;)

Citação de: "Miguel Lopes"
- melhor controlo de output. Se um dia tem pouco vento ou pouca energia solar, há falha de abastecimento. Além disso o substracto energético nunca poderá ser fornecido por energias solar ou eólicas.


Hum... por isso estou a investir nos painéis termodinâmicos. Os sistemas solares termodinâmicos utilizam uma tecnologia solar térmica de alta eficiência energética, baseada no princípio do físico Francês Nicolas Carnot que descobriu a termodinâmica no ano 1840. Graças a ela os painéis solares termodinâmicos são capazes de captar o calor do sol, da chuva e do vento, 24 horas por dias 365 dias por ano. O líquido ecológico que circula num circuito fechado, a temperaturas negativas, capta o calor nos painéis solares e em seguida liberta-o na água através de um permutador de calor. Mais aqui: http://energie.pt/principio.php
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 05, 2007, 03:55:31 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Citação de: "Miguel Lopes"
- comprar equipamentos de máxima eficiência energética
- Concordo... mas onde estão os incentivos fiscais para comprar os electrodomésticos de categoria A que por norma são os mais caros?
Bem, a diferença entre um equipamento de class A e um de classe C fica paga em cerca de um ano. Já é incentivo que chegue!!
Citação de: "jaclerigo"
Citação de: "Miguel Lopes"
- usar tarifa bi horária com electrodomésticos com temporizador
- Concordo, esta é fácil. Mas não serve para poupar energia, serve apenas para poupar euros.
Não é bem assim. Se o consumo energético nocturno fosse igual ao diurno, a eficiência energética era muito maior, porque o output era mais ou menos constante. O que acontece agora é que temos de queimar petróleo, etc para as horas de pico. E a rede tem de estar dimensionada para as horas de pico. Além disso grande parte da produção é reduzida durante a noite para níveis muito pouco eficientes.

Citação de: "jaclerigo"
Pois... eu estou a construir casa e estou a contar por os "novos" painéis termodinâmicos para aquecimento da casa e águas sanitárias e estou a contar gastar entre 10.000 e 15.000 Euros. No entanto, não acho que o nosso governo concordasse em construir no fundo do quintal uma estação nuclear ;)

Citação de: "Miguel Lopes"
- melhor controlo de output. Se um dia tem pouco vento ou pouca energia solar, há falha de abastecimento. Além disso o substracto energético nunca poderá ser fornecido por energias solar ou eólicas.

Hum... por isso estou a investir nos painéis termodinâmicos. Os sistemas solares termodinâmicos utilizam uma tecnologia solar térmica de alta eficiência energética, baseada no princípio do físico Francês Nicolas Carnot que descobriu a termodinâmica no ano 1840. Graças a ela os painéis solares termodinâmicos são capazes de captar o calor do sol, da chuva e do vento, 24 horas por dias 365 dias por ano. O líquido ecológico que circula num circuito fechado, a temperaturas negativas, capta o calor nos painéis solares e em seguida liberta-o na água através de um permutador de calor. Mais aqui: http://energie.pt/principio.php


Quando falo de energia solar, estou a falar de painéis fotovoltaicos, não térmicos. Os térmicos funcionam muito bem a nível particular. Claro que só aquecem água, não produzem electr.
A eficiência de um fotovoltaico é de 2%-5% sendo possível atingir os 10%-15% em painéis como a nasa usa (caríssimos).
Está a chegar uma nova geração com eficiência superior a 30%, o que vai INUTILIZAR completamente os parques solares que estão a ser construídos. Aproveitam-se os motores de orientação e mais nada. É por isso que disse que é prematuro investir em energia solar (fotovoltaica)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 05, 2007, 03:55:31 pm »