Autor Tópico: plataforma equatorial  (Lida 2105 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sousa

  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
plataforma equatorial
« em: Fevereiro 02, 2007, 02:44:02 pm »
ola a todos,
gostava de aqui colocar uma questao,
serÀ que uma plataforma equatorial È uma boa suluçao para converter um dbson em uma maquina para astrofotografia,e o seguimento em a.r `È sufeciente para manter os objectos no campo de visao? nao vai perder na decl? È sempre uma soluçao mais barata do que uma eq-6 ou uma atlas,que me dizem...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por sousa »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 02, 2007, 03:13:03 pm »
Queres construir uma plataforma equatorial para um DOB?
a vantagem de ser equatorial, é que se estiver bem alinhada com a terra, para seguir uma estrela, não mexe nada em declinação!
Mas para ir seguindo é necessário um motor. A forma mais prática de passar o movimento do motor para a montagem é com uma correia! Assim não é preciso fabricar ou comprar rodas dentadas grandes.. É preciso ver qual os tamanhos das rodas envolvidas para saber a que velocidade o motor tem que rodar, ou o inverso.

Mas fazer uma coisa destas, ainda é uma rica ocupação :) É um bom projecto para fazer nuns meses de verão :) Isso feito em metal fica pesado, mas robusto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 02, 2007, 03:13:03 pm »

Offline sousa

  • Mensagens: 22
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
resposta
« Responder #2 em: Fevereiro 03, 2007, 11:37:40 am »
ola fil,
eu comprendo bem o que dizes,mas a minha intençao nao È construir mas sim comprar ja que vi no site da galactica umas para esse efeito da jmi,nao sei È ate que ponto serao fiaveis ou nao....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por sousa »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 03, 2007, 12:34:44 pm »
Err, pois isso já não sei.. Eu antes de comprar costumo olhar para as coisas e tentar perceber como funcionam.. às vezes é coisa fácil, mas realmente no caso dessas plataformas JMI, não faço mesmo ideia como é que aquilo funciona olhando para a foto. :? Acho que falta "apoio", para ser usado na nossa latitude.. Se calhar o melhor mesmo é perguntar à loja ou ao fabricante. Mas neste momento estou céptico quanto ao uso dela para astrofotografia.  :roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 03, 2007, 12:34:44 pm »