Autor Tópico: Ejecção de matéria por uma estrela hipergigante  (Lida 1030 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Ejecção de matéria por uma estrela hipergigante
« em: Fevereiro 02, 2007, 01:51:13 pm »
Uma equipa de astrónomos estudou detalhadamente a ejecção de matéria de uma das estrelas mais brilhantes e de maior diâmetro da nossa vizinhança, VY Canis Majoris. Esta é uma estrela supergigante vermelha, também classificada como hipergigante devido a sua luminosidade muito elevada. VY Canis Majoris encontra-se a 5000 anos-luz, é 500 000 vezes mais brilhante que o Sol, e tem uma massa entre 30 a 40 massas solares. Se colocássemos VY Canis Majoris no centro do Sistema Solar, a sua superfície chegaria a Saturno.

Imagens obtidas com o Hubble e com o Keck permitiram medir o movimento do material ejectado pela estrela e mapear a distribuição de luz polarizada. A luz polarizada mostra-nos a distribuição da poeira, pois são os grãos de poeira que reflectem a luz com uma orientação específica. Combinando a informação dos dois telescópios, os astrónomos construíram uma imagem tridimensional da matéria emitida por VY Canis Majoris.




VY Canis Majoris, estando a aproximar-se do fim da sua vida, está a ejectar grandes quantidades de gás, a uma taxa elevada, com episódios de ejecção de matéria que lhe fazem perder cerca de 10 vezes mais massa do que no seu estado normal. As observações mostraram arcos e grumos de material à volta da estrela que se movem a diferentes velocidades e em diferentes direcções. Isto é consequência dos surtos de ejecção de matéria terem acontecido em eventos separados, a partir de locais diferentes da estrela. Os astrónomos concluíram ainda que o material mais distante da estrela foi ejectado há cerca de 1000 anos, e o material mais próximo da estrela foi ejectado há aproximadamente 50 anos.

As observações permitiram capturar uma fase curta da vida de uma estrela de massa elevada. Na evolução estelar, o estágio de supergigante vermelha tem uma duração típica de 500 000 anos. Uma estrela de massa elevada torna-se uma supergigante vermelha perto do fim da sua vida, quando esgota o hidrogénio do seu núcleo. À medida que o seu núcleo contrai devido à gravidade, as camadas mais externas expandem e a estrela torna-se cerca de 100 vezes maior e começa a perder massa a uma taxa mais elevada. VY Canis Majoris já perdeu cerca de metade da sua massa e o seu fim será, provavelmente, uma explosão de supernova.

Noticia original: http://hubblesite.org/newscenter/archiv ... 7/03/full/

Fonte: Portal do Astrónomo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Ejecção de matéria por uma estrela hipergigante
« em: Fevereiro 02, 2007, 01:51:13 pm »