Autor Tópico: Aluminizar o Espelho Primário  (Lida 4085 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Aluminizar o Espelho Primário
« em: Fevereiro 01, 2007, 01:46:47 pm »
Olá,

na semana passada reparei que tinha cerca de 8 pontinhos no meu espelho... :( retirei-o do tubo e confirmei que não era sujidade.  :cry:
Não sei bem o que terá causado isto. Talvez o local onde está. Ou poderá ser mesmo defeito de fabrico.

Estou a pensar em "restaura-lo" ao aplicar-lhe um coating...

Alguém tem experiência nisto nestas andanças? Já estive a ver alguns locais em Inglaterra...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 01, 2007, 01:54:48 pm »
Ui... Bad news :?
Um tele novo já com, o quê, fungos?
A garantia não cobre isso? Sinceramente não sei como te ajudar se optares por fazer um coating. Por cá não é fácil.
Boa sorte.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 01, 2007, 01:54:48 pm »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 01, 2007, 01:59:55 pm »
Pontinhos tipo pontinhos mesmo? inferiores a 1mm? No espelho primário? Não te preocupes com isso. Não vais notar diferença alguma. É preciso um espelho estar com a "coating" bem degradada para que se comece a notar. O meu também tem uma pequena falha (>1mm) no "coating" e não é por isso que funciona pior.
Alem disso, ás vezes já vêm assim... por vezes a deposição de aluminio não se faz nas melhores condições. Não te preocupes.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 01, 2007, 03:18:26 pm »
Pois. Eu ja tinha falado com o Roger sobre isso. É a tal coisa. Desde que o problema não esteja a evoluir, não afectará as vistas. Mas compreendo perfeitamente o transtorno. O telescópio é algo que nós todos gostamos muito. Ter um telescópio novo e de repente descobrir defeitos no espelho que não deviam lá estar, é desmoralizante. Eu diria que a garantia deve cobrir isso. Mas pronto. Tambem nao sei.
Acho muito improvável isso não ser mesmo defeito de fabrico. As coatings se tiverem sido bem feitas não devem apresentar quaisquer sinais de degradação num telescópio que nem tem um ano. ( Ok, no caso do Nelson é apenas um pequeno defeito localizado. É diferente)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 01, 2007, 03:46:55 pm »
Olá,

tehno 8 pontos ou mais de 1mm e tenho um de 2mm todos na mesma zona do espelho... Tou à espera de mais. Quanto à garantia não me parece que cubra este tipo de coisas...

Quando os vi quase que caí para o lado...  :shock:  Grande decepção.   :cry:

Depois de tirar o espelho voltei a coloca-lo e não o consegui colimar direito. Fiz 30.000 tentativas e nada. Com collimating cap, cheshire, laser e nada! Uma estrela fica numa bola na melhor focagem possível... Não sei que se passa. Desconfio que tenho o espelho "gorduroso" ou algo do genero e esteja a estragar a imagem ... Sei que não tem nada a haver com os pontos mas é mais uma chatice.  :x

De qualquer forma já estou a estabelecer contactos para um possível coating. Quanto mais perto e mais barato melhor.

Não é este contratempo que me vai esmorecer!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 01, 2007, 04:03:03 pm »
Quanto à colimação, podes necessitar de noites de menor turbulencia. Eu, desde que comprei o telescópio, ainda não consegui uma dessas noites. Por isso tenho o meu +- colimado por um método indirecto meio maluco:
Olho a cerca de metro e meio para a frente do telescópio, apenas com um olho, alinhado pelo eixo óptico.
O reflexo do primário, a sombra do secundário e o próprio secundário têm de estar concêntricos. Fiz isto durante o dia e embora não esteja perfeito, ficou bem melhor do que com as tentativas frustradas com estrelas, por causa da turbulencia extrema que tenho todas as noites :S
Isto foi num SC, não sei se funciona num newtoniano.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 03, 2007, 01:52:11 pm »
olá,

uma solução possível é enviar o espelho para a Orion Optics. Acho até que é a melhor e talvez a mais cara.
Fica cerca de 128£ com Hilux coatings(97% Refelctivity). Ou então 75£ com Standard coatings(85% Refelctivity).

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 26, 2007, 09:32:32 pm »
Por falar nisso alguém sabe, afinal, no que consiste a técnica de aluminização StarBright, da Celestron, que revolucionou a qualidade dos espelhamentos e até existe uma querela sobre patentes entre eles e a Meade?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 26, 2007, 10:12:25 pm »
A Starbright já foi substituída pela Starbright XLT.
Acho que existem no mercado tratamentos com resultados semelhantes.
Mas não sei pormenor nenhum do processo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 27, 2007, 04:42:29 pm »
Miguel, esta  não é minha área, desde que por aqui, nestes últimos tempos, está fácil terceirizar este serviço. Por outro lado, vi um artigo, há muitos anos, na Scientific American, em que um amador construiu um aluminizador usando dois compressores de geladeira (refrigerador) e funcionava bem..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Anonymous

  • Visitante
Re: Aluminizar o Espelho Primário
« Responder #10 em: Abril 10, 2008, 03:57:00 pm »
olha so carlos viana a uma firma em frança que trata de aluminizar os espelos o nome da firma est astrotelescope
ja la comprei dois libros sobre o thema et nao tenho queixa eles tambem fabrico espelhos a medida para qualquer typo de telescopios que seja de newton o cassegrain
ps o preço d uma aluminaçao  justifica o restore do esphelo ce e um de boa qualidade
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Aluminizar o Espelho Primário
« Responder #10 em: Abril 10, 2008, 03:57:00 pm »