Pois, a Sphinx da Vixen, tem o motor do lado de baixo, e eles até argumentam isso como vantagem.. Mas sejamos realistas..
Quanto pesa o motor?
- Vou admitir que é o metade de um contrapeso!
Onde é que o motor tem que ser colocado?
- Perto do eixo de AR, para ter um ponto de apoio para rodar. Ora a esta distância do eixo de AR, vou imaginar 10cm, 1/2 contrapeso, "pesa" (para efeitos de equilíbrio) 1/8 do "peso" que 1 contrapeso normalmente colocado na ponta do veio, a uns 40cm.
Ou seja, um motor é tão leve, e tem que ser colocado tão perto do eixo de AR, que não tem muita diferença para cargas pesadas. Se o telescópio for leve, a coisa já pode ser mais significativa.
Basicamente, isto tem a ver com o momento linear, onde a distância a que o peso está do centro multiplicada pelo peso, tem que ser igual dos dois lados do eixo para a montagem estar equilibrada.
Acaba por ser mais "cost effective" adicionar um novo contrapeso, do que mudar o motor de sítio ...
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Olá, FilDuas notas informativas, apenas:
1. Sem querem ser desagradável devo chamar a atenção para o seguinte: onde o Fil diz "momento linear" deve ler-se "momento polar". De facto, o conceito que descreve é o de momento polar (que se mede em Nxm ou em kgfxm. O momento linear, pelo contrário, é o produto da massa pela velocidade e mede-se em kms^-2, constituindo um conceito totalmente diferente o que descreve e do que está em causa no equilíbrio de uma montagem.
2. Aproveito para informar que a massa de um motor Vixen MT1 é de 0,350 kg, cada motor, segundo dados do fabricante. No entanto, convém referir que o cálculo do equilíbrio será um pouco diferente. De facto, não se trata(apenas) de colocar o motor do lado dos contrapesos. Trata-se de
mudar o motor de um lado para o outro. Ora, se apenas por tirar o motor de onde ele está já seria preciso menos contrapeso, passar o motor para o lado dos contrapesos produzirá o dobro do efeito de a distância ao eixo (após a mudança) for a mesma que era antes, mas do lado contrário. Por outro lado, as montagens Vixen Sphinx e a EQ6, por exemplo, têm os dois motores (não apenas 1) do lado dos contrapesos. Em conclusão, supondo distâncias iguais e sabendo-se que o motor de ascensão recta não veio de um lado onde contrariava o efeito dos contrapesos, segue-se que o efeito global é aproximadamente o triplo do momento polar criado por um único motor. Para motores de 0,35 kg, a cerca de 0,15 m do eixo polar, dará um momento polar global de cerca de 3x0,35x0,15=0,158 kgfxm, equivalente ao momento produzido por uma massa de 1,9 kg (contrapeso Vixen menor) a uma distância do eixo (polar) tal que:
1,9xd=0,158, ou seja, d=0,083 m.
Vamos ver seguidamenteo que é que isto pode significar em termos de redução de massa do contrapeso, para o equilíbrio de um determinado telescópio. Consideremos que um determinado telescópio ficava equilibrado com um contrapeso de 1,9 kg, situado a 0,25 m do eixo polar (
com os motores situados nos seus lugares iniciais); então, o (módulo do) momento polar produzido por este contrapeso será 1,9x0,25=0,475 kgf. Passando os contrapesos para a situação anteriormente refeirda (para o lado do contrapeso), onde eles produzem um momento polar de 0,158 kgfxm, então, para manter o equilíbrio nesta nova posição, bastará que o contrapeso passe a produzir um momento polar apenas de:
0,475-0,158=0,317 kgfxm. Continuando o dito contrapeso a estar a 0,25 m do eixo polar, a
nova massa ( m' )que esse contrapeso deveria ter (para manter o telescópio equilibrado e relação ao eixo polar)seria tal que:
0,25xm' = 0,317, ou seja, m'= 1,27 kg, ou seja, poupámos 1,90 kg -1,27 kg=0,63 kg.
(em geral os varões não são assim tão compridos; não permitem geralmente a colocação de contrapesos a 0,40 m do eixo)
Abraço
Guilherme de Almeida