Autor Tópico: Calibração  (Lida 3895 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Calibração
« em: Janeiro 21, 2007, 12:17:42 pm »
Bem, comprei recentemente uma montagem equatorial, uma Cg 5, e depois de a usar algumas vezes, tenho a impressão que ainda não sei calibrar correctamente a montagem :oops: ! As informações dadas pela Celestron não são más, mas sempre que a uso não fica bem, percebem? Tenho a impressão que não faço bem algum passo! Alguém ajuda? :roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 21, 2007, 12:53:30 pm »
Bom, eu não te posso ajudar pq não conheço essa montagem. Eu recentemente tb tive q equilibrar a minha recente aquisição, mas tive a vantagem de ter marcações previamente feitas pelo antigo proprietário 8)
Como essa é uma montagem usada por alguns membros deste forum, não tarda terás preciosas coloaborações.
Boa sorte :wink:

Edit: Vi agora q a montagem tb é alemã pelo q não me parece mt diferente da minha :)
De qq forma acho q seria importante nos dizeres em q aspectos achas q ela precisa de uma melhor calibração... Já viste o equilibrio do tubo? Já regulaste os pesos e soltaste ambos os eixos p ver se a montagem não cede em qq posição?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 21, 2007, 12:53:30 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 21, 2007, 01:59:39 pm »
Alinho na sugestão do Paulo.. :) O que é que te parece que fica "menos bem"? E já agora, por "calibração" o que queres dizer? Queres dizer "deixar a montagem de maneira a que o GoTo funcione na perfeição", ou para "uma estrela não sair do campo de visão durante 15 minutos"?

O equilíbrio da montagem, não creio que seja uma coisa que afecte a precisão.. Mas pode fazer com que a montagem ande com dificuldade ou pare a dada altura, se estiver mesmo muito desequilibrada, e fica a esforçar o motor..
O que mais costuma estragar a pontaria do GoTo, é o alinhamento com o Polo.
Outras coisas que podem entrar ao barulho são flexões do suporte do telescópio, ou do suporte do espelho primário.

Se for do alinhamento, para quanto mais longe forem feitos os GoTos, maior vai ser a distância a que o alvo fica do centro da ocular.
Se forem flexões, a relação já não é tão óbvia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 21, 2007, 03:05:07 pm »
Eu tenho uma CG5. Acho que percebo as tuas questões. Por exemplo acontece-me no alinhamento inicial a montagem apontar o tubo para baixo, outras vezes o tracking defeituoso....
São várias questões, cada uma com solução diferente, embora ainda não tenha resposta a tudo. Além das indicações genéricas mas mutissimo importantes do Paulo Santos e do Fil, posso-te acrescentar as seguintes:
1) Faz um upgrade ao firmware do controlador. A última versão corrige alguns problemas de alinhamento inicial, tipo o tubo ficar apontado para o centro da terra  :shock:
2) Por vezes o motor DEC não pára onde devia, segue SEMPRE até nós o mandarmos parar. Isso pode indicar mau contacto no péssimo cabo de ligação DEC incluido.  :shock:  :shock:
3) se ouves um pequeno estalido e alguma resistência quando mudas de direcção, equilibra melhor o peso da montagem.
4) Calibrar Backlash
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 21, 2007, 03:21:38 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Eu tenho uma CG5. Acho que percebo as tuas questões. Por exemplo acontece-me no alinhamento inicial a montagem apontar o tubo para baixo, outras vezes o tracking defeituoso....
São várias questões, cada uma com solução diferente, embora ainda não tenha resposta a tudo. Além das indicações genéricas mas mutissimo importantes do Paulo Santos e do Fil, posso-te acrescentar as seguintes:
1) Faz um upgrade ao firmware do controlador. A última versão corrige alguns problemas de alinhamento inicial, tipo o tubo ficar apontado para o centro da terra  :shock:
2) Por vezes o motor DEC não pára onde devia, segue SEMPRE até nós o mandarmos parar. Isso pode indicar mau contacto no péssimo cabo de ligação DEC incluido.  :shock:  :shock:
3) se ouves um pequeno estalido e alguma resistência quando mudas de direcção, equilibra melhor o peso da montagem.
4) Calibrar Backlash


Uau!

Nunca me aconteceu o que referes...  :lol:

Mas realmente o Emanuel deve especificar melhor o que quer dizer com calibração.

Na minha montagem, não tenho tido problemas com o GOTO, o alinhamento inicial por vezes passa a estrela 1, mas isso raramente tem implicações no alinhamento final.

Este desvio inicial pode estar relacionado com um alinhamento deficiente das INDEX MARKS nos eixos Polar e DEC. Por vezes não vêm bem colocadas de fábrica, o que provoca este desfasamento na busca da 1ª estrela, ou então, não o fazemos com precisão no momento em que o HC o pede ...  :(
Mas depois do alinhamento feito com 2 estrelas + 3 estrelas de calibração, 99% das vezes o GOTO põe o objecto muito perto do centro da ocular  :D  :D  :D

Se depois de tudo feito, o objecto sai do FOV ao fim de algum tempo, bem, parece ser devido a um deficiente alinhamento polar. Experimenta a função POLAR ALIGN no HC.

Cuidado com os upgrades de firmware, pois já li posts de utilizadores que ficaram com a montagem a funcionar pior... :?  :?

Por fim, não me parece que o backlash traga problemas de "calibração". Não há um "setting" universal, pois cada montagem é diferente de outra, pelo que copiar os valores de uma para outra pode não resultar. Mas para observação, não me parece que seja imprescindível de definir...

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 22, 2007, 01:10:35 am »
OOOPS :roll: Vocês desculpem-me! Acho que não me esclareci bem! A montagem não é go-to, é motorizada em ambos os eixos, mas durante o procedimento de a alinhar pela estrela polar, não fica lá muito correcta! Tenho a impressão que, por exemplo , a marca indicadora do meridiano não está na posição certa! Através do buscador polar funciona mais ou menos bem, mas com as escalas...... O mais certo é eu não saber fazer o procedimento bem! :? É como refere o Xumaxer, acho que as marcas não estão bem de fábrica! Podem ter sofrido algum desvio durante a viagem, uma vez que são ajustadas e apertadas nesse ponto( O meridiano pelo menos) :? Aproveito para dizer que estou um bocado desapontado com a qualidade do controlador, compartimento das baterias e cabos de Dec e R.A.! Os motores não parecem maus, mas esperava mais da Celestron, já que a montagem me parece bastante boa e sóbria! :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 22, 2007, 09:18:39 am »
Citação de: "Emanuel"
Tenho a impressão que, por exemplo , a marca indicadora do meridiano não está na posição certa!
Hmm, "marca indicadora do meridiano", não sei o que isso é :) Não estou a par dos retículos da Celestron. Mas deve ser alguma coisa que se quer vertical.. Se for esse o caso aconselho o seguinte: De dia, com a montagem num sítio bem horizontal (um nível de bolha de pedreiro compra-se barato) pendura-se um fio de prumo e espreita-se pelo buscador e ajusta-se a marca até ficar paralela com a marca.  À falta de nível de bolha de ar ou com chão torto, pode-se apontar a montagem para um ponto de referência qualquer e variar o ajuste de altitude da montagem vendo o percurso que esse ponto de referência faz no buscador, e alinhar a marca com isso.

O buscador da minha EQ-5 é uma circunferência e dois eixos perpendiculares, e há uma bolinha na intersecção de um dos eixos com a circunferência. Supostamente, é nesta bolinha que se deve meter a estrela polar, tendo o cuidado de rodar o eixo de AR para a posição conveniente, bla bla bla. Resumindo, às vezes é uma chatice evitar que o telescópio não bata no tripé. Por isso costumo só colocar a estrela polar em cima da circunferência, estimando a posição dela lá olhando para a posição da Ursa Menor.  Os ajustes finais, faço-os com 20-30 minutos de "drift align".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 22, 2007, 09:10:07 pm »
Pois...! Agradeço desde já as vossas respostas! Vou ver se me consigo desenrascar! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #8 em: Janeiro 23, 2007, 12:42:40 am »
Caro amigo Emanuel,

Por acaso esse buscador polar já foi colimado? Sim... é preciso alinhá-lo com o eixo de A.R.. Se este não estiver paralelo com o eixo de A.R., os apontamentos tentados usando os circulos graduados nunca vão dar no sitio certo por mais que se tente. Colimar o buscador polar é coisa não muito demorada mas deve ser feito de dia e com o telescópio montado (e partindo do principio que o tubo óptico está relativamente paralelo com o eixo de AR). Deve-se ter algum cuidado porque normalmente esta operação exige que se desiquilibre muito a montagem já que o buscador polar vai ter que apontar para um objecto terrestre bem longe. Basicamente a operação consiste em colocar o objecto bem no centro da ocular, rodar o telescópio 90º para a esquerda e olhar pelo buscador polar a ver se o objecto alvo mantem-se no centro. Se este estiver afastado, deve haver 3 parafusos que ajustam o buscador polar. A ideia é ajustá-los para reduzir este erro (distancia do objecto ao centro onde deveria estar) pela metade. Depois, rodar o telescópio 180º para a direita, de modo que fique do lado oposto onde se encontra agora. Proceder da mesma maneira. De notar que agora o próximo deslocamente para a esquerda não será de 90º mas sim de 180º de modo a que o telescópio e os contrapesos fiquem sempre na horizontal - Os 90º iniciais foi só porque é mais cómodo colocar a ocular no buscador quando este está na posição "normal".  :)  Repetir este esquerda-direita e reduzindo sempre o erro do buscador pela metade até que o telescópio e o buscador mantenham sempre o objecto no centro mesmo após uma rotação de 180º. Esta operação envolve somente rotação em A.R.. O eixo de DEC. fica quieto. Depois disto, fica com a certeza que o buscador e o telescópio apontam ambos para o mesmo sitio.
Penso não me ter enganado... já fiz isto à um bom bocado de tempo...  :oops:

Se porventura não é a nada disto que se refere, mas sim aos circulos graduados que a montagem possuí em ambos os eixos, então esses não precisam de qualquer calibração. Para os usar efectivamente, há que ter à mão umas quantas coordenadas de estrelas de fácil identificação e mais as coordenadas dos objectos que queremos observar. Penso que este é o modo fácil de fazer isto:
Um determinado objecto no ceú terá sempre (não é verdade absoluta, mas fazemos de conta que assim o é  :D) as mesmas coordenadas equatoriais. Vamos por exemplo usar a estrela "Rigel" do Orion, facilmente reconhecível nos ceús de Inverno. Esta estrela tem as coordenadas AR=5h14m52s e DEC=-8º11'29". Apontamos o telescópio para esta estrela e centramo-la na ocular. Melhor ligar os motores entretanto pra que nao fuja muito. Vamos aos circulos graduados e rodamo-los até que coincidam com as coordenadas da Estrela. Depois, é escolher o objecto que queremos observar... por exemplo, M1, a Nebulosa do Caranguejo com as coordenadas AR=5h34m56s e DEC=22º01'15". Agora basta desembraiar os motores, pegar no tubo e rodá-lo um eixo de cada vez (ou os dois quando já houver prática) até que os circulos coincidam com as coordenadas do objecto - Não se toca nos circulos graduados nesta altura! Embraiam-se os motores e olha-se pela ocular... e voilá! M1 na ocular (espero eu!)  :D  De vez em quando é só ir visitar um objecto que tenhamos as coordenadas à mão e ajustar alguns desvios que eventualmente vão ficando acumulados nos circulos.

Isto é tudo muito bonito e funciona!... e foi o que me safou uma vez numa sessão de Astronomia no Verão no qual em que o sistema Go-To resolveu falhar completamente. Foi nessa altura que resolvi pôr o velho cerebro a funcionar, experimentei ali mesmo e fiquei surpreendido com a facilidade e precisão do sistema. Não é à toa que estes circulos continuam a existir mesmo nas montagens com Go-To's que teoricamente não necessitam de tais coisas.

Quem discordar deste método... paciência!  8)

P.S.: Espero que alguma destas duas coisas seja a que procura!!

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Janeiro 23, 2007, 01:41:35 am »
Olá,

WOW!! este tipo de posts deveriam de ir para uma secção "HOW TO". Sempre tive dúvidas em alinhar o buscador polar mas com a explicação do Astrolupa tudo ficou explicado! Não é que não tenha tentado ler antes mas nunca tinha entendido tudo, mas agora percebi! Ainda por cima com o bónus da explicação do alinhamento/funcionamento dos circulos graduados(embora já soubesse esta parte).

Aqui fica o meu muito obrigado por estes tutoriais e pela disponibilidade!

Venham mais!!   :lol:

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 23, 2007, 09:19:35 pm »
Bem , o amigo Astrolupa acertou na mouche! O problema é mesmo o buscador polar! Acontece que o buscador polar desta montagem ( cg 5 ) não é muito fácil de centrar, é um bocado instável! O próprio buscador é bom, tem um retículo que nos permite localizar com precisão o verdadeiro pólo celeste, mas o suporte dele na montagem é que não é grande coisa!Como diz o Astrolupa, tenho que o alinhar com o eixo de A.R., mas não vai ser fácil! :?  Se calhar sou eu que não percebo muito bem como o fixar correctamente!! :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 23, 2007, 09:19:35 pm »