Autor Tópico: Neptuno, o mais longínquo dos planetas gasosos.  (Lida 5521 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Neptuno, o mais longínquo dos planetas gasosos.
« em: Maio 17, 2006, 08:45:02 pm »


Neptuno é o menor e mais longínquo dos planetas gasosos gigantes. A sua "meteorologia" é surpreendentemente intensa e tem um satélite com escapes vulcânicos q expulsam nitrogénio.
As temperaturas nas camadas exteriores são frias o bastante p congelar o metano. Ao contrário de Urano, Neptuno irradia mais do dobro da energia q recebo do Sol, um vestígio q aponta p a existência de alguma fonte interna de calor. Esta energia é o q alimenta com violência os ventos e tempestades deste planeta. Apesar de ser o mais pequeno dos planetas gasosos, tem uma massa 17 vezes maior do q a terrestre. O seu disco azulado aparece atravessado permanentemente por uma procissão mutante de bandas atmosféricas, nuvens brancas de amoníaco e regiões tempestuosas escuras.
Neptuno conta com um sistema anelar mt ténue q contém alguns aglomerados repartidos ao longo do arco dos anéis. Só se conhecem 4 anéis e devido à sua debilidade e distância conhece-se mt pouco sobre eles.
Tritão é o maior de 8 satélites com um diâmetro de 2.700 Kms, dois terços do tamanho da Lua e um pouco maior do q Plutão. Com -240ºC à superfície, é tão frio como Plutão e o satélite é composto de uma mistura de gelo e rocha q se considera similar à do 9º planeta. Os traços superficiais de Tritão incluem desde crateras de impacto correntes, até inusuais extensões onduladas repletas de fossas e depressões. Há lugares q expelem hidrogénio gasoso na forma de geisers, q se projectam a 8 kms na ténue atmosfera composta de nitrogénio, antes de se curvar e deixar sobre o solo marcas em forma de raios.

Caracteristicas:

Origem do nome: (nome grego Poseidon), irmão de Júpiter, deus dos mares. A coloração azulada do planeta foi definidora deste seu nome.
Diâmetro: 49.500 Kms
Massa: 17,2 massas terrestres
Periodo de rotação: 0,67 dias terrestres
Obliquidade do equador: 29,6 graus
Velocidade média orbital: 5,4 Km/s
Distância média do Sol: 4.500 milhões de Kms
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Neptuno, o mais longínquo dos planetas gasosos.
« em: Maio 17, 2006, 08:45:02 pm »