Autor Tópico: [SESSÃO] EB23 Mira de Aire {23 de Fevereiro de 2007}  (Lida 9006 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Fevereiro 23, 2007, 09:33:01 am »
Boas,

se puderes liga para a loja e deixa o teu móbil que depois telefonamos-te.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Fevereiro 24, 2007, 12:42:40 pm »
Olá a todos,

excelente este dia. Obrigado a todos os amigo que puderam aparecer, especialmente ao S.Pedro, que nos proporcionou uma noite limpa de nuvens!

Seguem as primeiras imagens:


« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

(sem assunto)
« Responder #16 em: Fevereiro 24, 2007, 12:42:40 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Fevereiro 24, 2007, 12:57:00 pm »
Olá a todos.

Conforme estava programado, fomos ontem à Escola Sec. de Mira d'Aire, para uma sessão de divulgação da Astronomia e de Observação nocturna.

Além da sessão dentro da sala, foram ainda postos à disposição dos alunos 1 telescópio e 1 projector solar para obervação do Sol.
Apesar das nuvens que apenas nos davam tréguas de breves segundos, :shock:  a excitação foi enorme.






Dentro da sala, os alunos passearam pelo Cosmos, levados pela nave do Carlos Reis, que inclusivamente "tocou" em 4 estrelas para se perceber como as estrelas reais não têm relação uma com as outras no desenho das constelações...  :P





Se todos pensávamos que a noite estava estragada... "make no mistake", a noite ficou limpa e límpida, tendo sido visitados por grande número de pessoas que vieram observar a Lua, Saturno e os inexoráveis aneis, M42, etc...

Até a ocultação das Pleíades foi possível observar.
Conclusão: UM ESPECTÁCULO!!! 8)

Algumas fotos já foram entretanto "postadas", onde podem ficar com uma ideia do que por lá se passou.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
imagens
« Responder #18 em: Fevereiro 24, 2007, 11:15:02 pm »
Posso colocar algumas no blog, creditadas aos autores?

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: imagens
« Responder #19 em: Fevereiro 24, 2007, 11:47:15 pm »
Citação de: "meteoropt"
Posso colocar algumas no blog, creditadas aos autores?

Céus Limpos


Claro que sim.
Todas elas são crédito da Astroliz. :D  8)

Na realidade, foram todas feitas por mim, mas o crédito deve ser dado também ao Jac e ao Carlos Reis.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #20 em: Fevereiro 25, 2007, 03:33:07 pm »
Citação de: "xumaxer"
Olá a todos.

Conforme estava programado, fomos ontem à Escola Sec. de Mira d'Aire, para uma sessão de divulgação da Astronomia e de Observação nocturna.

Além da sessão dentro da sala, foram ainda postos à disposição dos alunos 1 telescópio e 1 projector solar para obervação do Sol.
Apesar das nuvens que apenas nos davam tréguas de breves segundos, :shock:  a excitação foi enorme.


Dentro da sala, os alunos passearam pelo Cosmos, levados pela nave do Carlos Reis, que inclusivamente "tocou" em 4 estrelas para se perceber como as estrelas reais não têm relação uma com as outras no desenho das constelações...  :P


Se todos pensávamos que a noite estava estragada... "make no mistake", a noite ficou limpa e límpida, tendo sido visitados por grande número de pessoas que vieram observar a Lua, Saturno e os inexoráveis aneis, M42, etc...

Até a ocultação das Pleíades foi possível observar.
Conclusão: UM ESPECTÁCULO!!! 8)

Cumps  :wink:


Esperamos agora é que desses alunos ( e professores também...), apareça aquela luzinha ou bichinho para o hobby para que Mira de Aire se torne um centro de Astronomos Amadores e juntamente com o António e se calhar outros colegas que já por lá há, contribuam para engrandecer a Astronomia Amadora em Portugal.
A todos os colegas que participaram, os meus parabéns.

Valdemar
http://ct1esq.web.simplesnet.pt
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Fevereiro 25, 2007, 07:00:20 pm »
Já vi que não perderam tempo, :P  que não foi o meu caso. Ontem tirei o dia para descansar e passear com a familia e só hoje fui ver as fotos e tirei algum tempo para o balanço do evento.

Olá a todos.
Como todos tiveram o conhecimento e também foram convidados a participar, realizou-se o Encontro de Divulgação de Astronomia Amadora em Mira de Aire. Todos tiveram acesso à programação que foi aqui divulgada no Forum, por isso não é necessário descrevê-la, mas acho que devo fazer um pequeno balanço do que foi o encontro.
Apesar de eu ser suspeito, descrevo o encontro no seu total como um sucesso.
Apesar do tempo não se apresentar do melhor, tivemos a oportunidade de ir espreitando o Sol e à noite, foi possível realizar o programa.
Resumindo: tivemos sorte com o tempo. À tarde a sala onde decorreram as palestras e vídeos esteve completamente cheia até à porta, não havendo mais lugares. Alguns grupos de 10 a 15 saíam da dita sala para observar o Sol, quando era possível fazê-lo. Só Vénus é que não foi possível observar por estarem quase sempre nuvens junto ao horizonte Oeste, mas mesmo com o céu azul observou-se a Lua e quem via ficava fascinado, e, cada vez mais à medida que o céu ia escurecendo e a luz reflectida pela Lua se ia destacando no céu por sua vez cada vez mais escuro. Assim mesmo antes do intervalo para jantar foram sempre chegando pessoas para observar Vénus e a Lua.
Ainda estávamos sentados à mesa a acabar de jantar, já pessoas esperavam para observar a Lua e Saturno. Foram estes objectos que fizeram as delícias da noite, prendendo sempre adultos e jovens durante o resto do programa.
Também foi mostrada a Nebulosa-de-Orionte (M-42), o Enxame-aberto M-37 e ainda o Globular M-3. Como disse a atmosfera não estava completamente transparente, mas mesmo assim deu para observar estes objectos com nitidez.
A certa altura fomos alertados pelo sempre atento Sr. Carlos Reis, para as ocultações de algumas estrelas bem brilhantes do Enxame-das-Pleiades (M-45) por parte da Lua. Sem qualquer preparação, limitei-me a agarrar na máquina e a aproxima-la da ocular do meu telescópio e tentei alguns registos de pelo menos duas ocultações. Ai segue em anexo duas fotos das ditas ocultações.
Resumindo: Mesmo o céu apresentando-se por vezes muito tapado e fresco, foi muito boa a participação da população, o que gerou por vezes algum amontoado de gente à nossa volta. Por um lado foi bom o tempo estar assim, porque se calha a estar uma noite limpa e agradável, faço ideia o pessoal que ali se juntava e “confusão”.
Mais uma vez agradeço ao bom-nome da “Galáctica”. Como sempre o Sr. Carlos Reis e o João Clérigo foram esplêndidos, também a funcionaria (a qual não sei o nome) que os acompanhou, foi espectacular. Também desde o início contamos com a presença e ajuda do Xumaxer de Leiria, que também foi um espectáculo. Resto eu a juntar-me à equipa, que penso que estive à altura e assim fizemos um belíssimo trabalho.
Também de salientar o sempre presente e apoiante Presidente do Conselho Executivo das Escolas de Mira de Aire e Alvados, o Professor João José, o qual também fez o gosto de se juntar a nós no jantar.
A todos os que estiveram presentes o meu muito obrigado e um abraço especial.
Já se falou num próximo encontro de divulgação ainda em 2007 e no final do ano lectivo.
Aos restantes, que por qualquer motivo não vieram ou não puderam vir, também para eles um abraço.



« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Fevereiro 25, 2007, 07:11:32 pm »
uei-lá!.. Essas fotos estão muito fixe!
Se em vez da Lua fosse uma galáxia ou nebulosa eu dizia que faltava o símbolo ESO, ou do hubble!.. Masmo assim ainda se nota ali uma ligeira claridade do brilho da Lua, depois do processamento.. (estou a pensar que a Lua estaria bem mais clara que a nebulosidade azul da M45.. estarei errado?)
« Última modificação: Fevereiro 25, 2007, 07:15:04 pm por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Fevereiro 25, 2007, 07:12:42 pm »
Quase tudo já foi dito e mostrado, mas ainda ai ficam mais umas fotos tiradas desta vez por mim.

Aspecto da Sala completamente cheia


Grupo a aproveitar uma trégua das nuvens para conseguir observar o Sol


Grupo de pessoas na observação nocturna


A famosa equipa
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #24 em: Fevereiro 27, 2007, 09:37:22 pm »
Adorei as fotos da conjunção!! Excelentes! Até parece sobreposição. E a frame branca em torno da foto, embora simples, deu-lhe um bom aspecto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #25 em: Fevereiro 27, 2007, 09:42:55 pm »
Citação de: "Fil"
uei-lá!.. Essas fotos estão muito fixe!
Se em vez da Lua fosse uma galáxia ou nebulosa eu dizia que faltava o símbolo ESO, ou do hubble!.. Masmo assim ainda se nota ali uma ligeira claridade do brilho da Lua, depois do processamento.. (estou a pensar que a Lua estaria bem mais clara que a nebulosidade azul da M45.. estarei errado?)


É isso mesmo. Para fazer uma correcta exposição à Lua não ia aparecer as estrelas na foto, para ter as estrelas fica a Lua queimada.

Quanto à Astroliz, não estou a perceber muito bem. Parece-me que a informação que está a passar não é a mais correcta, pode-se ler no Blog do Rastos de luz.
Também vou enviar um mail ao meu amigo Paulo Heleno a chamar a atenção para o facto.
Grupo Astroliz?
Grupo de observação que agora inicia as suas actividades na zona de Leiria?
Que grupo?
Divulgação em Leiria?
Parece-me que o que se faz em Portugal neste campo deve ser do conhecimento de todos, mas dar sim a informação correcta do que se passou e de quem organizou.

Mas a informação pode ser lida aqui:

Divulgação de Astronomia em Leiria
Estas são algumas das imagens da actividade de divulgação realizada pelo Grupo AstroLiz na Escola EB 2,3 de Mira D’Aire. Também faço parte deste projecto e era para ter lá estado, mas um exame de Investigação Operacional impediu-me de ir. A actividade correu muito bem, sendo um início auspicioso para este grupo de observação que agora inicia as suas actividades na zona de Leiria. Brevemente falarei mais sobre este grupo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
(sem assunto)
« Responder #26 em: Fevereiro 27, 2007, 11:20:13 pm »
Citação de: "Antonio Lopes"
Quanto à Astroliz, não estou a perceber muito bem. Parece-me que a informação que está a passar não é a mais correcta, pode-se ler no Blog do Rastos de luz.
Também vou enviar um mail ao meu amigo Paulo Heleno a chamar a atenção para o facto.
Grupo Astroliz?
Grupo de observação que agora inicia as suas actividades na zona de Leiria?
Que grupo?
Divulgação em Leiria?
Parece-me que o que se faz em Portugal neste campo deve ser do conhecimento de todos, mas dar sim a informação correcta do que se passou e de quem organizou.

Mas a informação pode ser lida aqui:

Divulgação de Astronomia em Leiria
Estas são algumas das imagens da actividade de divulgação realizada pelo Grupo AstroLiz na Escola EB 2,3 de Mira D’Aire. Também faço parte deste projecto e era para ter lá estado, mas um exame de Investigação Operacional impediu-me de ir. A actividade correu muito bem, sendo um início auspicioso para este grupo de observação que agora inicia as suas actividades na zona de Leiria. Brevemente falarei mais sobre este grupo.


Caro António:

1) O artigo realmente tinha erros decorrentes da maneira como interpretei a situação. Interpretei-a como a actividade tivesse passado para as actividades do grupo. Tal não aconteceu, e como tal, dando provimento a um email seu, a situação foi corrigida alguns minutos depois, foi enviado um post neste fórum na secção devida a explicar a situação, bem como para um grupo do Google, onde também referi o evento.

2) Termos como "a informação que se está a passar", e, como me enviou no seu email, "E o resto você deve estar consciente do que lá escreveu", são termos que, no meio volúvel da astronomia de amadores em Portugal, podem ser por vezes muito mal interpretados...por eu já ter visto muitas tricas devido a expressões deste estilo, é bom que se fique atento ao seguinte. O blog tem uma visão editorial muito bem definida, e que nestes casos, advoga a correcção do erro no mais curto tempo possível (neste caso foram apenas alguns minutos, volto a notar), e o pedido de desculpas pelo lapso, que também foi efectuado. É esta a visão editorial do blog para estes casos, porque é esta a minha forma de estar. Sei que já pode ter ouvido muitas histórias de tricas em Astronomia Amadora, mas o Rastos é o Rastos, tem a sua forma de estar e informar, e se calhar por isso vai fechar o segundo ano ultrapassando as 40.000 visitas. No universo dos blogs não é muito, mas no sub-universo dos blogs de Astronomia em Língua Portuguesa, já é um bocadinho, e se calhar tal facto tem as suas causas.

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #27 em: Fevereiro 28, 2007, 09:46:58 am »
Olá Paulo.
Nunca pus em causa o Rastos, pelo contrario, já não é a primeira vez que lhe dou os parabéns pelo seu trabalho. :) Isso não está em causa, nem nunca pus em duvida o seu exelente trabalho no Blog. :)
Só alertei para o facto da informação não me parecer estar correcta e como deve compreender para quem tem trabalho a organizar estas coisas também não gosta de ver os creditos em mãos alheias. :)
Errar todos erramos, sem a minima duvida. :wink:
E para mim isto não tem importancia, mas como deve compreender não podia deixar de reparar nesse facto. :)

Ao amigo Valdemar.
Obrigado pelas suas simpaticas palavras. Pois com certeza que tinha sido um prazer tê-lo cá entre nós neste evento.
Mas sei como é, por vezes estes eventos não são às melhores horas, aos melhores dias e nem nos locais mais acessiveis. Por vezes é também com bastanta pena que falto a alguns eventos. Mas a vida de Astronomo Amador (se é que me posso considerar como tal) é assim.
Com certeza que nos havemos de encontrar em outros eventos.
Obrigado.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #28 em: Fevereiro 28, 2007, 10:28:08 am »
Paulo e António,

efectivamente deve estar a haver aqui alguma confusão (que no meu entender não é grave de todo) sobre "quem" esteve ou "organizou" a sessão na EB23 Mira de Aire.

Efectivamente, das pessoas que lá estiveram eu, o João Cruz e o Carlos Reis, somos parte integrante do novo e recentemente grupo criado chamado de Astroliz.

Não assumimos formalmente como que essa sessão tenha sido feita pelo Astroliz na altura porque o grupo tinha ainda dias e ainda está em fase de estruturação, mas também não está incorrecto dizer que o foi porque usamos a nossa informalidade e voluntariado que pretendemos afirmar no grupo.

Assim, acho que não precisamos de fazer deste assunto um "cavalo de batalha" sobre se quem esteve na sessão, se foi o Grupo Astroliz ou as pessoas desse grupo. O que importa é que a sessão aconteceu e tudo correu pelo melhor.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #29 em: Fevereiro 28, 2007, 10:34:07 am »
António, as fotos estão um espectáculo!

Grande ocultação  8)

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #29 em: Fevereiro 28, 2007, 10:34:07 am »