Boas!
Isto já começou há tanto tempo que já quase me esquecia qual o motivo que tive (como se eu precisasse) para desmontar a minha "nova" montagem equatorial.
Agora que me recordo, a montagem precisava de uma limpeza exterior, os circulos graduados estavam quase colados, havia um som periodico que vinha do eixo de declinação que se ouvia quando a alta velocidade, tinha alguns toques na pintura causados pelo uso (mas rectificados pelo antigo proprietário com tinta de uma côr
quase igual à original) e claro!... a rosca do parafuso que bloqueava a embraiagem do eixo de declinação resolveu ceder e este já não cumpria a sua função.
Acho que este foi o factor decisivo...
Lá resolvi meter mãos à obra, e rapidamente descobri que até foi bom aquela rosca ter cedido obrigando-me assim a ter que desmontar a montagem. Logo vão ver o que quero dizer... Nas duas fotos abaixo já se podem ver a maioria das peças do eixo de declinação à esquerda, e as do eixo de ascenção recta, à direita.
Assim que a comecei a desmontá-la, vi algo que me deixou
horrorizado! Algo que é praticamente impensável para alguem que tenha o bom minimo de bom senso! Os rolamentos estavam literalmente tomando banho numa mistura de massa consistente e limalha de ferro de todos os comprimentos e feitios como se vê na foto abaixo. Na rodas dentadas redutoras do motor de declinação penso ter descoberto o motivo do ruido periódico - uma limalha estava presa nos dentes.
Continuei a desmontar tudo e iniciei o processo de limpeza de
todas as peças. Os rolamentos ficaram como novos e totalmente inspeccionados para problemas que felizmente não detectei. As rodas dentadas que ligam aos respectivos "parafusos" sem-fim dos eixos estavam em bom estado e não aparentavam ter limalhas. Depois de "lavadinhos", os rolamentos parecem novos... o fundo do alguidar é que ficou coberto de limalhas... que espectáculo medonho!
Aproveitando a desmontagem total, porque não dar uma pintura na montagem usando a tinta que o proprietário anterior gentilmente me cedeu? E assim foi! Abaixo estão as peças do eixo de declinação a secar à janela
, as do eixo de ascenção recta já sequinhas, e o improviso a funcionar, mantendo a estrutura principal do eixo de ascenção recta suspensa enquanto esta secava...
Aqui já está o eixo de declinação todo lubrificado, montado, pintado... enfim.. como novo (e a cheirar a novo! :lol: )..ah... e com nova rosca para a embraiagem! (O novo parafuso ainda é temporário, mas vai dar para desenrascar). À direita já o eixo de ascenção recta tambem já prontinho e o eixo de declinação já acoplado. Só falta mesmo terminar a limpeza do motor de A.R. e a montagem deste.
Actualmente já está tudo montado e procedo ao ajuste da pressão do sem-fim na roda dentada para o melhor desempenho. Esta extensa operação eliminou todos os problemas que tinha anteriormente. O que me surpreendeu foi ter encontrado muita limalha de ferro espalhada por dentro da montagem. Não acredito que tenha vindo assim de origem. A única ideia que tenho que me parece plausível é a instalação do sistema Go-To que exigiu abrir novos buracos para suportar os novos motores. Penso que quem fez isto não tomou o devido cuidado e não desmontou a montagem para realizar esta operação. A dimensão das limalhas encontradas é consistente com as limalhas produzidas por uma broca de um diametro considerável e não por qualquer desgaste interno na montagem. Ainda bem que resolvi fazer isto! É incrivel como o erro periódico conseguia-se manter relativamente baixo com todo este lixo que tinha dentro, mas fiquei apreensivo quando vi em algumas vezes um comportamento estranho do eixo de A.R. no qual havia uma desvio de cerca de 20" em 2 ou 3 segundos que era reposto pouco tempo depois (movimento de -20"). Afinal era a limalha que estava presa num dos dentes que causava isto.
Valeu bem o trabalhão que isto deu! Agora posso dizer sem problemas que tenho uma montagem
nova! :lol:
P.S.: Não liguem ao "ambiente" de trabalho... pois é... isto de não se ter condições de trabalho é cá uma chatice... tira metade da vontade de se fazer qualquer coisa, mas como não outra hipótese... lá teve que ser... :roll:
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA