Autor Tópico: Qual o melhor Atlas de bolso?  (Lida 2538 vezes)

Offline joao marum

• Astro-Principiante
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Fevereiro 19, 2007, 11:46:52 am »
A nível de atlas celestes, este foi o meu "percurso" para uso com o dob:

"Observar o céu profundo"- Fundamental desde que adquiri o telescópio, tendo-o usado durante 4 anos. A escala dos mapas é muito boa. Após 4 anos de uso no exterior ainda está em razoáveis condições. Penso que para quem tenha um telescópio talvez até 150mm e um céu não muito bom é suficiente, se se quizer fazer apenas observação visual. No meu caso, comecei-me a aperceber que existem muitos objectos acessíveis a 250mm não listados nas cartas.

A seguir passei para isto que me durou 1 ano:

http://www.cloudynights.com/item.php?item_id=1052

Tem bastantes mais objectos, bastante bom para telescópios talvez até 300mm. Os inconvenientes são a escala menor dos mapas em comparação com o livro "observar o céu profundo" e também usar a mesma simbologia para todos os objectos ( uma bolinha). Mas também não reclamem. À borla não é nada mau mesmo.  8)

Há cerca de 1 mês chegou a minha mais recente aquisição depois de uma longa espera: O Skyatlas 2000 desk edition laminado. ( estrelas a preto e fundo branco).
É o altas mais completo que podes querer. Tem muitos objectos mesmo. Demais se não tiveres um telescópio grande e um céu razoavelmente escuro ( mag limite 5.5) Desvantagens? É um "calhamaço" um bocado grande ( mas isso é tb uma vantagem, sou mesmo difícil de contentar :P )  e por enquanto ainda estou a ponderar se lhe desenho as constelações ou não. Por ser laminado, posso escrever nele com marcadores de acetado à vontade. Ainda ontem à noite, estive a planear em casa uma lista de objectos na constelação dos gémeos retirados do seguinte artigo: http://www.cloudynights.com/item.php?item_id=1615  e a assinalá-los no atlas e depois fui pra rua observar. ( Como já esperava, falhei o IC 443).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA