Autor Tópico: Fonte de alimentação para Autostar  (Lida 2873 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Fonte de alimentação para Autostar
« em: Janeiro 13, 2007, 10:13:43 pm »
Olá pessoal.
Hoje chegou o meu bicho novo 8)
Entretanto reparei q a unica fonte de alimentação disponivel é o carregador de isqueiro... Contudo, queria começar a pensar num sistema alternativo a investir a médio prazo (assim q a minha carteira recupere da "coça" q acabou de levar). Já vi estações de energia à venda:

http://gem51.com/verproduto.php?id=1234&fam1=1
http://gem51.com/verproduto.php?id=1235&fam1=1

Estas estações não me desagradam de todo. Alguém as usa, ou existe outro método alternativo? Das 2, qual a mais aconselhada? Percebo pouco de "electricidades"... :)  mas penso q compensa mais a estação mais potente.
Obrigado desde já.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 13, 2007, 11:25:20 pm »
Do pouco que sei acho que o segundo é melhor!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 13, 2007, 11:25:20 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 14, 2007, 02:36:14 pm »
A segunda tem várias vantagens:
- lanterna embutida.
- maior autonomia
- mais saídas
- penso que tem uma saída alternada de 230V. Não tenho a certeza. Encomendei uma à Galáctica e estou à espera.

Desvantagens:
- peso
- preço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 14, 2007, 05:57:40 pm »
A segunda é superior, mas no meu caso (e penso que no seu tambem), será melhor comprar uma extensão+ficha tripla de isqueiro. A minha estação de energia tem duas saidas de 12v tipo isqueiro que mesmo assim não sao suficientes. A segunda peca pelo facto de só ter uma saida de 12v. O peso tambem é superior, mas a autonomia extra compensa.
A lanterna  nunca uso - não é prática.
Isto são mesmo só fontes de corrente contínua. Não tem saidas de corrente alterna. Para isso, é necessário comprar um inversor que este sim se ligará à saida de 12v ou nos terminais tipo "crocodilo" situados atrás, caso se necessite mais corrente.
Apesar de tudo, penso que o segundo modelo será mais útil mas menos cómodo.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 14, 2007, 09:24:07 pm »
Obrigado pessoal.

Citação de: "Miguel Lopes"
A segunda tem várias vantagens:
- lanterna embutida.
- maior autonomia
- mais saídas
- penso que tem uma saída alternada de 230V. Não tenho a certeza. Encomendei uma à Galáctica e estou à espera.

Desvantagens:
- peso
- preço


Miguel, assim q a estação chegar, dá-nos a tua apreciação :wink:
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 15, 2007, 09:03:54 am »
Lá mais para o verão também vou querer um acumulador. Ainda estou um pouco na dúvida, mas a "força bruta" do 2º parece tentadora, para as noites de inverno, com telescópio, portátil, fitas aquecedoras.. Mas para mim a desvantagem maior pode ser o tempo de carga.. Depois de descarregar uma coisa destas, pode ter-se que esperar umas 48 horas até estar totalmente carregada outra vez.. Portanto, é melhor que a coisa dure para mais que 2 noites. Ainda preciso de re-calcular as minhas necessidades energéticas, e o número de noites consecutivas que eu quero ir para a rua..
Por enquanto, comprei uma fonte de alimentação regulada de 12V 5A, que dá para ter em casa, num "observatório de janela" :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 09, 2007, 01:39:43 pm »
Miguel, já chegou a tua estação de energia? Qual a tua apreciação global?
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 09, 2007, 02:25:51 pm »
Chegou à uns dias, mas ainda não tive hipótese de a testar por falta de céus limpos. Além disso, vou precisar de acessórios. Vem com uma saída tipo isqueiro, mas preciso de uma derivação. Além disso se quiser ligar usar as outras saída (3, 6, 9) preciso de cabos extra, femea-femea, se não estou errado.
As saídas 3, 6 e 9 V devem usar um circuito fraquinho, porque a corrente máxima destas 3 saídas não pode exceder 1A, pelo que tem até um fusível de rosca ao lado. Portanto se pretenderem, por exemplo, usar com câmaras com peltier, se calhar o melhor era se a câmara fosse alimentada a 12V.

É pesadota, mas a pega que tem em cima é muito larga e não magoa a mão.
Outro pormenor: vem com 2 cabos para ajudar no arranque de carros com bateria em baixo, embora o manual diga que só pode constituir ajuda, não pode ser usado se a bateria do carro estiver mesmo em baixo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 09, 2007, 06:08:06 pm »
A propósito de fichas de isqueiro de carro e formas de aumentar o número de saídas de 12 V disponíveis nas baterias portáteis que usamos para alimentar o "setup".

Olá

Existem à venda "duplas" e "triplas" de tomada de isqueiro nas lojas NORAUTO, que são uma espécie de supermercado de acessórios para automóveis.
Há uma NORAUTO junto ao Jumbo de Alfragide, mas creio que haverá lojas Norauto em outros pontos do país.
O Website da NORAUTO é

http://www.norauto.pt/

Cada uma destas peças tem uma ficha macho do tipo "isqueiro de carro", um fio de alguns metros e depois um bloco com 2 ou com 3 fêmeas de "ficha isqueiro de carro".
Têm fusível incorporado para a globalidade do bloco (ou seja, não é um fusível independente para cada uma das fêmeas)..

A vantagem está na conveniência de uso e têm fusível incorporado. Mas é claro que é só pela vantagem de ligação, muito prática.

Não se deve exceder as capacidades da bateria ligando-lhe vários dispositivos de alto consumo. Mas se nem todos os dipositivos ligados forem de alto consumo, está bem. Se a potência total absorvida não for excessiva, a coisa funciona...

Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 09, 2007, 06:08:06 pm »